WRC, Ott Tanak relembrou o acidente do Monte Carlo 2020: “Doeu, posso dizer…”

Por a 11 Abril 2024 12:59

Tinha acabado de ser campeão em 2019 com a Toyota, fazia a sua primeira prova com a Hyundai no Rali de Monte Carlo de 2020, onde as coisas poderiam ter corrido muito mal a Ott Tänak/Martin Järveoja, mas felizmente a dupla pôde contar com um Hyundai i20 Coupe WRC à prova de bala. O acidente foi muito feio, mas não teve grandes consequências físicas para os seus ocupantes.

Não era esta a estreia que a dupla pretendia com a Hyundai Uma pequena lomba a 180 km/h foi decisiva para o assustador acidente que tiveram no Rali de Monte Carlo.

Estávamos na PE4, e ao km 9.2, numa zona muito rápida, os homens da Hyundai passaram num irregularidade da estrada, aquela velocidade o carro desequilibrou-se e o estónio nunca mais o ‘agarrou’, saindo violentamente de estrada, continuando a capotar e a descer uma ravina de 25 metros por 14 longos segundos, até se imobilizarem. Muito ‘chocalhados’, mas sem maior necessidade do que passar uma noite no hospital por precaução ,”estamos bem”, foi o que disse Ott Tänak já no parque de assistência: “Batemos numa lomba que eu não identifiquei nos reconhecimentos, chegámos ali um pouco depressa demais, e depois da lomba entrámos numa linha de trajetória errada e a partir daí tivemos o acidente a alta velocidade. Todo o equipamento de segurança fez o seu trabalho, estou contente por estarmos aqui sem lesões”, disse Ott Tänak na altura.

Agora, disse mais: “Doeu, posso dizer. Foi um dos acidentes mais espectaculares que já tive, mas felizmente correu tudo bem. era um troço rápido, lembro-me que basicamente a curva era bastante fácil, simples, mas havia apenas um solavanco, que provavelmente não senti durante os reconhecimentos. Apanhou-nos de surpresa. Foi um acidente a alta velocidade. Batemos em três pedras várias vezes, doeu bastante, no final era difícil respirar. E depois, tínhamos algumas partes do corpo para recuperar.

O chassis estava provavelmente acabado. Não sei se alguma vez voltou à vida.

Os médicos aconselharam-me a não participar no Rali da Suécia, mas o rali era muito diferente, com velocidade, mas sem neve, era sobretudo terra molhada.

Na verdade, sentimos a necessidade de tirar da cabeça o acidente grave. Para mim, foi muito necessário voltar a entrar no carro e tentar encontrar o ritmo de novo. E sim, acho que fazer o rali foi uma decisão acertada”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
christopher-shean
christopher-shean
20 dias atrás

Foi preciso ter muita alma p’ra voltar no rali seguinte contrariando os médicos!

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado