WRC, Ott Tanak a braços com Hyundai ‘difícil’: “muitas dificuldades para fazer a afinação funcionar”
Ott Tänak, o campeão mundial de ralis de 2019 e um dos principais candidatos ao título de 2025, espera que o Rali do Chile se adapte melhor ao seu Hyundai i20 N Rally1. O piloto estónio admitiu que as dificuldades de performance no Rali do Paraguai o deixaram “longe do ideal”, num fim de semana marcado por uma luta constante pela afinação do carro e por infortúnios com os pneus.
A sua primeira visita ao Paraguai foi descrita por Tänak como um “fim de semana complicado ao volante”, onde o piloto batalhou pela estabilidade do seu i20 N ao longo de toda a prova. Apesar dos desafios, Tänak conseguiu recuperar posições, alcançando o segundo lugar no final de sexta-feira.
Contudo, os problemas persistiram: danos nos pneus na manhã de sábado fizeram-no cair na classificação.
O campeão mundial ainda conseguiu lutar novamente pela presença no pódio, mas um segundo furo no pneu, no domingo, acabou com as suas esperanças.
Tänak teve de contentar-se com o quinto lugar, terminando a apenas 4,4 segundos do segundo classificado, Elfyn Evans. No entanto, a sua posição foi posteriormente promovida ao quarto lugar, após a decisão tática da Hyundai de retirar o seu colega de equipa, Adrien Fourmaux, para a próxima ronda no Chile.
“Realmente tivemos dificuldades com a nossa performance este fim de semana. Não estávamos perto do que pretendíamos e foi um fim de semana complicado ao volante, com os furos que experienciámos”, afirmou Tänak. “Estávamos a ter muitas dificuldades para fazer a afinação funcionar, mesmo com os ajustes e mudanças que estávamos a fazer. É difícil perder o segundo lugar da forma como aconteceu.”
Rali do Chile: terreno favorável para a recuperação
Apesar do revés, Tänak mantém a esperança de que a sua sorte possa mudar no Chile, um país que se tem revelado um terreno favorável para o piloto. O piloto da Hyundai é o mais bem-sucedido nas classificativas de gravilha chilenas desde que a nação sul-americana fez a sua estreia no calendário do WRC em 2019. Tänak venceu a edição inaugural ao volante de um Toyota e adicionou uma segunda vitória em 2023, pilotando um M-Sport-Ford Puma. No ano passado, terminou em terceiro lugar com a Hyundai.
“Nada mudou muito em termos de campeonato, ainda está bastante renhido, por isso espero que o Chile nos seja mais favorável e que possamos dar a volta por cima”, acrescentou Tänak, que está agora a 18 pontos do líder do campeonato, Elfyn Evans.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






