WRC: “O meu erro estava destinado a acontecer” – Sébastien Ogier

Por a 3 Agosto 2016 10:09

Sebastien Ogier sente que a ordem de partida que atualmente vigora no WRC está a forçá-lo a cometer demasiados riscos, conduzindo ao erro que o retirou da luta pela vitória no último Rali da Finlândia.

O atual campeão acabou por terminar no 24º posto, depois de perder 16 minutos quando o seu Volkswagen Polo R WRC ficou preso numa vala na sexta-feira.

O francês há muito que critica o atual regulamento, que obriga que o líder do campeonato seja forçado a abrir a estrada nos primeiros dois dias de cada evento do campeonato, uma grande desvantagem nas ralis de terra.

Disse assim que o erro “estava destinado a acontecer” como resultado de ter que forçar o andamento para compensar o facto de ser o primeiro a partir para os troços:

“Foi um fim de semana para esquecer, uma vez que não marcámos um único ponto”, disse Ogier, que não vence desde fevereiro, quando subiu ao lugar mais alto do pódio do Rali da Suécia.

“É fácil dizê-lo agora, mas penso que poderíamos ter terminado no terceiro posto sem aquele erro. Cortei a curva mais do que o habitual num gancho muito lento, fizemos um pião e o carro escorregou para a vala. As estadas estavam muito escorregadias e ficámos presos. Um erro estúpido que nos custou muito. Penso que isto estava destinado a acontecer pelo facto de ter que correr tantos riscos para compensar a nossa posição de partida”.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

4 comentários

  1. Mcrae

    3 Agosto, 2016 at 10:57

    Que chatice, mesmo sem pontuar neste rali tem quase 150 pontos, o 2º classificado quase 100, ou seja, mesmo assim ainda tem mais um terço dos pontos em relação ao 2º classificado, por isso não faz muito sentido tantas queixinhas. Se calhar ainda queria mais lastro para ver se fica mais equilibrado. Espero que o próximo ano com a Citroen em força e com o regresso da toyota e com as melhorias que se tem visto nos Hyundai, o campeonato seja mais equilbrado, se o líder do campeonato não for sempre o mesmo a regra não é assim tão prejudicial, além disso, o 2º do campeonato sai logo a seguir..

    • Kankkunenfan

      4 Agosto, 2016 at 3:31

      Que pérola de comentário!! Afinal quantos ralis ganhou Ogier? Se calhar grande parte desses 150 pontos foram ganhos nos degraus mais baixos do pódio ou mesmo fora deles!! Depois diz que o 2º afinal também saem para a estrada em 2º? Lógico, mas não deve ser por acaso que desde que se entrou em terra, o segundo lugar é uma dança de pilotos! Nenhum se segura, tão fácil quanto ganhar um rali com estas regras! Desde o 1º rali de terra que a sair atrás de Ogier já vimos Ostberg, Paddon, Mikkelsen, Sordo, Mikkelsen, que após este seu 7º lugar após dizer que andou sempre a atacar lá manteve a posição na Finlândia. Ora aqui se vê a diferença, uns têm de descer para voltar lugares de destaque, Ogier não limpa nada mas mantém-se porque faz e anda a um ritmo a que ninguém dá valor, embora os que mencionei e mesmo 3º e 4º a sair para a estrada saibam o que ainda é perder para os de trás, mesmo que cada um com a sua diferença. Depois caro, Ogier não é de queixinhas, aliás se o é então são vários os pilotos!! Porque vários estão em desacordo com esta regra que nunca foi aplicada antes na história do WRC e a vêem como anti desportiva, que realmente é. E TODOS pilotos têm a opinião que há algo a mudar neste sentido. Logo a sua perda é maior do que qualquer lastro e enorme terá de ser para conseguir ir somando pontos, visto que até à Finlândia era o unico piloto a pontuar em todas as provas. Se gosta de ver mais teatro do que de ralis (não é o unico porque, no fundo, só vêem as tabelas de classificação e julgam os andamentos por aí) continue a tapar os olhos, pois nem o piloto que tem como nick aceitaria esta ordem de tão branda forma! Sim, Colin jamais compactuaria com algo do género, pena a quem ajudou na iniciação (engraçado que lhe chamem mentor) não tenha a mesma visão. Se ninguem se consegue manter em 2º como pode criticar quem sai em 1º? Tente saber as opiniões dos outros pilotos e directores de equipa, embora pode excluir um Frances, claro. Enfim, cada um vê o desporto como quer, mas queixinhas e eras monótonas (onde apenas vía 2 equipas) vi eu durante anos e ninguém da FIA ou promotor mexeu uma palha.

      • Mcrae

        4 Agosto, 2016 at 9:26

        Antes de mais quero começar por agradecer o elogio ao meu comentário. E agora para te responder, posso-te dizer que não me lembro de ver nenhuma vez o o Colin, o Makinen e muitos outros pilotos reclamarem da regra de ser o primeiro na estrada. Poderei até estar errado mas quem começou a abrandar ao final do 2º dia de rali foram precisamente os Sebastiões.. que até estavam na mesma equipa e isso sim, era muito giro.
        Eu por acaso até não sou nada a favor de lastros, grelhas invertidas, etc etc, mas para mim faz mais sentido o mais prejudicado ser o mais rápido e assim sucessivamente do que prejudicar os que por si só já são mais lentos ou têm carros/equipas mais pequenos. A VW que peça à FIA para a deixar colocar 3 WRC bem pilotados a abrir a estrada antes de passar o Ogier que eu até nem importo nada.
        Além disso, é MUITO mais vantajosa esta situação no Rali de Monte Carlo, na Suécia, na França, na Alemanha e em Espanha, além disso, em qualquer rali de terra se estiver a chover, portanto, em 5 ralis em 14, a vantagem é certa, se houver 2 em terra que em que chova, já só é prejudicado em metade dos ralis, na outra metade até é beneficiado.. e esta hein???

        • Kankkunenfan

          4 Agosto, 2016 at 16:47

          Makkinen, Sainz, McRae ou qualquer outro piloto nunca se queixaram porque simplesmente só abriam um dia e não dois!! Aliás, tendo em conta a altura desses pilotos e vendo que tinham ralis com perto de 700km em pec, veja-se o quão teriam de abrir com regra. Penalizar o líder com uma etapa chega muito bem, basta ir ver que Loeb (como outros mesmo na era dos Gr.A), na maioria das vitórias em terra, apenas chegava ao comando na segunda etapa. Depois, há esta sorte em Ogier, em nenhum rali choveu e as regras não podem depender se “ses”!! Depois caro, espero que possa ir ver o rali da Alemanha ao vivo e ver se realmente o 1º a passar tem essa vantagem. A pec de Moselland ou os 40km da zona militar de Panzerplatte têm mais terra sobre o “asfalto” do que algumas pec de ralis especificamente de terra!! Suécia beneficia em quê? Só se for sem neve e quanto à Catalunha, o primeiro dia é-lhe crucial, uma vez que é em terra. França talvez não perca mas ganha em quê? Com a teoria de sujar asfalto? lol Isso deu-se há uma decada atrás e perdiam mais do que ganhavam, para além de que o primeiro a cortar as bermas (que chegam a 1,5m) é o primeiro a encontrar as surpresas escondidas dentro delas. Mas mais uma vez lhe digo, nenhuma regra pode ser dependente de “se´s”, porque se o líder estiver à espera de chuva, pode esperar sentado, como se viu este ano. Aliás, se pensassem um pouco os “adeptos” com a sua visão, veriam que a Ogier este ano até já lhe calhou chover no único dia que sai atrás e foi por cá!! Assim como se viu na Finlândia agora mesmo, que se tiver um azar e descer uns lugares, acaba por não abrir 2 etapas mas sim a totalidade delas, fazendo com que mesmo a Power Stage seja uma miragem. Trata-se de equilíbrio, e o equilíbrio em qualquer desporto jamais passa por penalizar o líder. WTCC? Se olhar com olhos de ver verá que apenas verá que Ogier não tem vantagem em lado algum, excepção a Monte Carlo, apenas não perde tanto tempo! E olhe que não sou adepto de Ogier, mas gosto de ralis e não foi nestes moldes que cresci a ver grandes pilotos a ganhar! E caro.. hoje em dia não poderia ser possível abrandar, simplesmente porque os navegadores não dispões dos split time. Se essa regra poderia funcionar bem, seria neste molde. Verá que tenho alguma razão quando o piloto que você quer ver ganhar as custas deste inédito e anti desportiva regra, abrir um rali nestas circunstâncias. Sou a favor que se penalize o lider, mas como sempre o foi e não de forma a desvirtuar o valor de cada piloto. O sucessor de Capito, terá mais voz de certo, mas Ogier não precisa de 3 carros a abrir na sua frente, apenas precisa de sair para a estrada da mesma forma como todos outros campeões o fizeram. As restantes equipas são assim tão fracas, que realmente precisem disto?! Enfim.

Deixe aqui o seu comentário

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado