WRC, Kalle Rovanpera: “Para mim, é muito desconfortável acordar cedo”

Por a 3 Dezembro 2022 18:07

Em declarações à imprensa finlandesa, Kalle Rovanpera revelou algumas situações interessantes, num contexto que foi muito falado, não tanto publicamente, mas nos bastidores do WRC: as organizações, para potenciar as suas provas a todos os níveis, inclusive mediáticos estão a deixar pouco tempo de descanso aos pilotos e às equipas e o AutoSport sabe que este ano esse foi um tema muito discutido. O único piloto que falou disso em termos públicos foi Dani Sordo, que se insurgiu fortemente contra o que são os ralis hoje em dia.

É verdade que no passado, havia ralis, como o Safari com 5.000 quilómetros, mas esses tempos mudaram, na viagem do século os ralis tornaram-se muito diferentes, com uma ‘base’ e realizados em ‘trevo’. Isso trouxe coisas boas e más. O que não parou de subir foi a velocidade dos carros, e comparar a velocidade de um Rally1 face a um Grupo B a diferença no cronómetro é abismal, por causa de tudo o que evoluiu, nem tanto pela potência dos motores, mas nos ralis hoje em dia anda-se muito mais depressa.

E Kalle Rovanperä , numa entrevista que deu a Arto Nyberg para a Unibet, diz que os ralis do WRC: “foram bastante na direção de termos noites muito curtas. Os dias são longos e começam muito cedo. Pode ser que a assistência noturna seja às vezes às oito ou nove da noite. Quando se acrescenta as entrevistas na imprensa, a refeição, o hotel e os vídeos do dia seguinte, são onze horas ou meia-noite quando se pode ir dormir. O despertar pode ser depois das quatro ou cinco da manhã em alguns ralis. Eu tenho um ‘smart watch’ que monitoriza, entre outras coisas, a qualidade do sono, e eu durmo tão mal que a escala nunca está boa. Para além disso, não sou mesmo uma pessoa matinal, não sou bom ao acordar de manhã. Estou de péssimo humor na primeira hora, por assim dizer. Isso não afeta a competição e o desempenho porque a concentração vem da adrenalina, é dessa forma que acordamos para a performance certa. Para mim, é muito desconfortável acordar cedo”, diz Rovanperä.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
amrnascimento2021_sapo_pt
amrnascimento2021_sapo_pt
1 ano atrás

Para mim,que tenho 65 anos e vi pela primeira vez um carro de rally em troço cronometrado em Março de 1972,o Alpine A 110 do J.P.Nicolas,esta conversa até me dá vontade de rir.Não tem mesmo noção do que passaram os pilotos e assistências do passado…

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado