WRC: Hyundai fica em 2026, a dúvida permanece para 2027…

Por a 6 Junho 2025 14:57

O futuro da Hyundai no Mundial de Ralis parece estar garantido para 2026. Após meses de especulações sobre a permanência do construtor sul-coreano no campeonato, reuniões de alto nível recentes indicam uma decisão positiva.

O presidente da Hyundai Motorsport, Cyril Abiteboul, afirmou, já na Sardenha, que ainda não há um anúncio oficial, mas demonstrou otimismo e destacou que a equipa trabalha para garantir a sua continuidade no WRC, reforçando que, embora o setor automóvel enfrente dificuldades, a Hyundai está empenhada em manter o seu compromisso com o WRC. A equipa oficial mantém-se com três carros. Como se percebe, a dúvida permanece face a 2027.

Recuando no tempo para perceber como toda esta situação evolui, em outubro de 2024, o presidente do Hyundai Motor Group, Euisun Chung, dissipou os rumores de que a Hyundai poderia abandonar o WRC a curto prazo, reafirmando o compromisso da marca com os desportos motorizados e a parceria com a Toyota, especialmente através da sua marca de alto desempenho N. A declaração foi feita durante um evento no Japão que celebra os modelos de alto desempenho de ambas as marcas.

Em março de 2025, um jornalista de ralis belga, da AutoTrends.be, Olivier de Wilde, revelou que a Hyundai iria sair do WRC no final de 2025, dedicando-se somente às pistas e ao Mundial de Endurance com a sua marca de luxo, Genesis. Nessa altura, disse ainda que o anúncio será feito em breve. Não era verdade, não houve qualquer anúncio.

Logo a seguir, Thierry Neuville negou que qualquer decisão estivesse tomada, ‘atirando-se’ à publicação que os publicou, o site belga AutoTrends. Em entrevista à emissora belga RTBF, Neuville classificou os rumores como “completamente infundados” e divulgados apenas para “criar burburinho”. O piloto considerou a situação desrespeitosa para toda a equipa e as pessoas que trabalham arduamente no projeto. Embora reconhecesse que o futuro da Hyundai no WRC era incerto e que eventualmente o programa podia terminar, Neuville afirmou estar bem posicionado para garantir que nenhuma decisão definitiva foi tomada até esse momento – março – tornando desnecessária a propagação destes rumores.

Algum tempo depois, ainda em março, Cyril Abiteboul atirava achas para a fogueira. Em declarações à Auto Hebdo, Cyril Abiteboul deixava claro que a decisão não estava tomada – como já tinha dito Neuville – mas das suas declarações era fácil inferir que ou o WRC ruma para a direção que interessava à Hyundai, ou poderiam sair já no final deste ano. O líder da estrutura baseada na Alemanha foi claro ao afirmar que “ainda não tomámos nenhuma decisão. O WRC vive um período de incerteza, especialmente no que diz respeito ao promotor, que deverá mudar de mãos em breve. Sem conhecer a estratégia dos novos responsáveis, é impossível definir planos a longo prazo pelo que aguardamos indicações tanto do promotor como da FIA. Além disso, a regulamentação para 2027, tal como está desenhada, não nos convence” sendo precisamente o caminho para 2027 que pode levar a que a equipa já não permaneça no WRC em 2026. O mais importante de tudo isto é que “a decisão não está tomada”. Embora muita gente achasse que sim.

No fim de abril, foi a vez de François-Xavier Demaison, diretor técnico da Hyundai, afirmar que a marca quer desenvolver um novo carro, mais tecnológico, mas considera inaceitável um modelo que promova apenas combustão, o que colide com os objetivos da marca e dificulta a justificação de investimentos junto da administração sul-coreana. Apesar de a FIA garantir que só em agosto de 2025 revelará os detalhes finais do regulamento de 2027, Demaison deixou claro que a decisão da Hyundai dependerá da orientação técnica que for adotada, defendendo maior diversidade tecnológica e uma equivalência de performance que permita competição entre diferentes soluções. Pressão para a decisão da FIA, a mensagem é clara.

O chefe de equipa da Hyundai, Cyril Abiteboul, reforçou que os regulamentos precisam atrair e manter fabricantes, refletir a tecnologia da indústria automóvel atual e abrir novas oportunidades de negócio. Nada foi disto nesta altura face a 2026.

Entrevistámos Cyril Abiteboul durante o Rali de Portugal e este manteve a incerteza sobre o futuro da Hyundai no WRC em 2027. Abiteboul, expressou preocupações sobre a visão geral do desporto, a indefinição em torno do novo promotor e a falta de diálogo construtivo com a FIA e enfatizou ainda a necessidade de clareza e de uma visão estratégica para o WRC antes de a Hyundai se comprometer com novos investimentos significativos: “Não se trata apenas de um conjunto de regras, penso que se trata, em geral, de uma visão do desporto, que inclui um conjunto de regulamentos, mas não apenas isso. Não acreditamos em carros muito mais simples, em regredir, não acreditamos nisso, pensamos que precisamos de ter alguma forma de tecnologia no automóvel” e garantiu que – pelo menos ainda – “não estamos a desenvolver um carro para 2027″ e conclui com: “se as regras se mantiverem assim para 2027, não estaremos cá”.

Claro que lhe perguntámos como é 2026, e logo aí foi claro: “a decisão para 2026, tal como no ano passado, foi tomada para ficar em 2025, por isso deve ser a mesma coisa este ano, e esperemos que a conclusão também seja a mesma…” Pelos vistos, a decisão já surgiu: a Hyundai fica em 2026, a dúvida permanece para 2027

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

2 comentários

  1. José Pereira

    6 Junho, 2025 at 20:36

    o problema, não é os regulamentos da FIA, o problema é da própria Hyundai,que apostou tudo nos eléctricos,sem deixar outra opção para outros consumidores, que não se revêm nos 100% eléctricos.
    A Hyundai porque não faz híbridos?
    Fica. a pergunta, que deviam fazer.
    Não querem esta solução, vão embora

  2. José Luis Abreu

    7 Junho, 2025 at 9:15

    “A Hyundai porque não faz híbridos?”
    Está enganado, a Hyundai faz híbridos: os HEV são o Santa Fé, Tucson e Kauai, os PHEV, o Tucson e Santa Fé.
    Só não tem híbridos na gama i10/20/30.

Deixe aqui o seu comentário

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado