WRC: Híbridos em 2022, mas com os custos atuais…

Por a 9 Junho 2019 16:49

A FIA continua a sua luta na procura das melhores regras para o Mundial de Ralis em 2022. Há muito se sabe que a atual geração de carros, que nasceu em 2017, terminará em 2020, mas nessa altura os construtores já terão que estar a trabalhar nos novos carros há quase dois anos e para que isso suceda o calendário já se está a tornar apertado…

As regras só agora estão a ser finalizadas, seguem depois para o Conselho Mundial da FIA, que dará a sua chancela, mas isto não deverá suceder antes de outubro, e só a partir daí as equipas/construtores sabem com o que contam em 2022.

É ‘obrigatório’ para a FIA introduzir tecnologia híbrida, mas tal como nos disse há dias, Carlos Tavares, presidente do Grupo PSA: “O WRC tem de acompanhar a evolução da sociedade, a nível de segurança, redução de emissões. Tem que se adaptar às mudanças, mas tem de ter muito cuidado em manter um equilíbrio difícil entre o nível de espetáculo, nível de tecnologia e custos. É um equilíbrio muito frágil que uma vez perdido é muito difícil de retomar, como acontece agora com o WEC. O WRC não pode perder esse equilíbrio, que está a encontrar neste momento com sucesso. Os carros são espetaculares, as provas são renhidas, a tecnologia é de ponta e os orçamentos ainda são razoáveis, mas devemos manter a cautela para não acabarmos com este equilíbrio.”

Significa isto dizer que às marcas os desportos motorizados interessa fundamentalmente como ferramenta de Marketing, e por isso a tecnologia dos ralis, a disciplina que está mais perto das pessoas, que vai à sua porta, tem que ser adequada para o Marketing das marcas, mas ao mesmo tempo estas não podem deixar crescer os custos, pois os atuais já são muito sensíveis, e complicados para os construtores lidarem.

Neste contexto, o diretor dos Ralis na FIA, Yves Matton, pretende dar sequência ao nível atual da competição, quando se chegar a 2022: “O objetivo é manter os mesmos custos atuais, vamos tentar poupar alguma coisas, aqui e ali, estudar formas de fazer com que o investimento seja o mais rentável possível para os construtores, e nesse contexto a intenção é tentar ter uma solução híbrida que não seja cara, pois precisamos manter os custos ao nível atual”, disse.

Fala-se num fornecedor único para motor e bateria, mas isso só depois da próxima reunião ficará decidido, pois há quem pense que cada um construir o seu sistema é diferenciador. Isto é verdade, mas é precisamente essa corrida que faz disparar os custos. Por isso, talvez seja mais inteligente não se preocuparem tanto com essa diferenciação, e trabalhem para que a disciplina continue como está, equilibrada, pois isso suscita cada vez mais interesse e faz crescer o número de adeptos…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado