WRC, Hannu Mikkola: “Hat trick” nacional no Rali de Portugal

Por a 3 Fevereiro 2022 13:44

O nome de Hannu Mikkola está estreitamente ligado ao Rallye de Portugal/Vinho do Porto, prova do WRC que venceu por três vezes. Além disso, foi em solo nacional, mais precisamente no Rali Urbibel/Algarve que teve lugar de 30 de Outubro a 2 de Novembro de 1980, que estreou oficialmente o Audi Quattro, o primeiro carro de ralis a ter tração às quatro rodas em permanência. Na ocasião, fez de carro “0” mas, rezam as crónicas, se fosse a valer, teria ganho a prova com uma vantagem de… meia hora! E duas das vezes em que ganhou o nosso principal rali estava exatamente ao volante de um Audi Quattro, nas versões A1 e A2.

13º Rallye de Portugal/Vinho do Porto (6-11/03/1979)

Depois de várias tentativas, a mais memorável delas quando lutou arduamente com Markku Alen, até à última curva do último troço, no ano anterior, finalmente Hannu Mikkola chegou à vitória em Portugal. Neste ano, a prova acabou por ser o oposto do ano anterior, um calmo passeio pelas florestais, na companhia do seu colega de equipa Björn Waldegaard, que o acompanhou no pódio de chegada, no 2º lugar.

17º Rallye de Portugal/Vinho do Porto (2-5/03/1983)

O primeiro grande triunfo dos Grupo B em Portugal foi com Hannu Mikkola. Depois do domínio inicial dos Lancia, durante a fase de asfalto, as classificativas minhotas deram o mote para o Audi Quattro impor toda a sua força, com Mikkola a ganhar tempo a Walter Röhrl. Arganil, com os seus 56,5 km, quase fez das suas, quando o Audi de Mikkola teve um furo, atrasando-se – mas não o suficiente para ser passado pelo alemão que, também ele, estava a lutar com um prematuro desgaste dos pneus do seu carro.

18º Rallye de Portugal/Vinho do Porto (6-11/03/1984)

Mais uma vez, Hannu Mikkola teve que lutar com todas as suas forças para bater o seu velho rival Markku Alen, que estava com um Lancia. À chegada à última Etapa apenas 43 segundos os separavam. Na primeira passagem pela célebre classificativa de Arganil, Alen ganhou 33 segundos mas, a partir daí, Mikkola aproveitou a maior capacidade de tração para levar a melhor sobre o finlandês mais latino que correu em Portugal.

HANNU MIKKOLA (FIN)

Nome: HANNU Olavi MIKKOLA

Nascimento: Joensuu, 27 de Maio de 1942 (71 anos)

Estreia na competição: 1963 (Volvo PV544)

WRC: 1973-1993

Ralis WRC: 123

1º Rali WRC: Monte Carlo 1973

Último Rali WRC: Mil Lagos 1993

Vitórias: 18

1º Vitória WRC: Mil Lagos 1974

Última Vitória WRC: Safari 1987

2º lugares: 17

3º lugares: 9

Pódios: 44

Pontos: 655

Classificativas ganhas: 654

Títulos: 1 (1983)

Marcas: Audi (1981/1982/1983/1984/1985/1986/1987); FIAT (1975); Ford (1973/1974/1978/1979/1980); Mazda (1988/1989/1990/1991); Mercedes-Benz (1979/1980); Opel (1976/1988); Peugeot (1974/1975/1976/1977); Porsche (1980); Subaru (1993); Toyota (1975/1976/1977/1980/1993); Volvo (1973)

1968 – Campeão de Ralis da Finlândia

1974 – Campeão de Ralis da Finlândia

PALMARÉS WRC

1973 – Ford Escort RS 1600: 4 ralis; Volvo 142: 1 rali.

1974 – Ford Escort RS 1600: 2 ralis (1 vitória); Peugeot 504: 1 rali

1975 – FIAT 124 Abarth Rallye: 3 ralis; Peugeot 504: 2 ralis; Toyota Celica: 1 ralis; Toyota Corolla: 1 rali (1 vitória)

1976 – Opel Kadett GT/E: 1 rali; Toyota Corolla: 1 rali; Peugeot 504 V6 Coupé: 2 ralis; Toyota Corolla TE 27: 1 rali; Toyota Celica 2000 GT: 2 ralis; Peugeot 104 ZS: 1 rali

1977 – Toyota Corolla: 1 rali; Toyota Celica 2000 GT: 4 ralis; Peugeot 504: 1 rali

1978 – Ford Escort RS 1800: 4 ralis (1 vitória). 3º WRC, 30 pontos

1979 – Ford Escort RS 1800: 7 ralis (3 vitórias); Mercedes-Benz 450 SLC: 2 ralis (1 vitória). 2º WRC, 111 pontos

1980 – Porsche 911 SC: 1 rali; Ford Escort RS/RS 1800: 5 ralis; Mercedes-Benz 450 SLC: 1 rali; Toyota Celica 2000 GT: 1 rali; Mercedes-Benz 500 SLC: 3 ralis. 2º WRC, 64 pontos

1981 – Audi Quattro: 8 ralis (2 vitórias). 3º WRC, 62 pontos

1982 – Audi Quattro: 11 ralis (2 vitórias). 3º WRC, 70 pontos

1983 – Audi Quattro A1: 4 ralis (2 vitórias); Audi Quattro A2: 8 ralis (2 vitórias). Campeão, 135 pontos

1984 – Audi Quattro A2: 8 ralis (1 vitória); Audi Quattro Sport: 1 rali. 2º WRC, 116 pontos

1985 – Audi Quattro Sport: 2 ralis; Audi Quattro Sport E2: 2 ralis. 22º WRC, 10 pontos

1986 – Audi Quattro Sport E2: 1 rali. 18º WRC, 12 pontos

1987 – Audi 200 Quattro: 3 ralis (1 vitória). 8º WRC, 32 pontos

1988 – Mazda 323 4WD: 6 ralis: Opel Kadett GSI: 1 rali. 30º WRC, 10 pontos

1989 – Mazda 323 4WD: 3 ralis. 27º WRC 12 pontos

1990 – Mazda 323 4WD: 3 ralis; Mazda 323 GTX: 1 rali. 34º WRC, 6 pontos

1991 – Mazda 323 GTX: 6 ralis. 25º WRC, 11 pontos

1993 – Subaru Legacy RS: 1 rali; Toyota Celica Turbo 4WD: 1 rali. 38º WRC, 4 pontos

As 18 vitórias

1974 -Mil Lagos (c./John Davenport, Ford Escort RS 1600)

1975 -Rali de Marrocos (c./Jean Todt, Peugeot 504); Mil Lagos (c./Atso Aho, Toyota Corolla)

1978 – RAC (Ford Escort RS 1800) () 1979 – Rali de Portugal/Vinho do Porto (Ford Escort RS 1800); Nova Zelândia (Ford Escort RS 1800); RAC (Ford Escort RS 1800); Costa do Marfim (Mercedes-Benz 450 SLC 5.0) 1981 – Suécia (Audi Quattro); RAC (Audi Quattro) 1982 – Mil Lagos (Audi Quattro); RAC (Audi Quattro) 1983 – Suécia (Audi Quattro A1); Rali de Portugal/Vinho do Porto (Audi Quattro A1); Argentina (Audi Quattro A2); Mil Lagos (Audi Quattro A2) 1984 – Rali de Portugal/Vinho do Porto (Audi Quattro A2) 1987 – Safari (Audi 200 Quattro) () A partir deste ano, em todos os ralis do WRC ganhos foi acompanhado por Arne Hertz

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas AutoSport Histórico
últimas Autosport
autosport-historico
últimas Automais
autosport-historico
Ativar notificações? Sim Não, obrigado