WRC Arábia Saudita/PEC10: Sesks e Tanak chegam-se à frente, Fourmaux pressionado
Martins Sesks (Ford Puma Rally1) volta a confirmar o seu bom momento com mais uma exibição sólida na PEC10, um troço de 30 km. O letão, da M-Sport, foi o único a desafiar diretamente Ott Tänak (Hyundai i20 N Rally1), que venceu o troço, ultrapassando Sami Pajari na classificação geral.
Apesar de chegar à meta com duas jantes danificadas por toques nas bermas, Sesks limitou as perdas, ficando a apenas 4,2 segundos de Adrien Fourmaux (Hyundai i20 N Rally1), que mantém a liderança mas cedendo 5,7 segundos a Tänak e 5,6 a Sesks, só nesta especial.
Tänak, por sua vez, capitalizou muito sobre a vantagem inicial de 1,2 segundos sobre o companheiro de equipa Thierry Neuville (Hyundai i20 N Rally1), ganhando terreno significativo nos dois primeiros troços do dia e deixando o belga a 20,3 segundos.
Agora, os quatro da frente – Fourmaux, Tänak, Sesks e Pajari – estão separados por apenas 12,3 segundos, prometendo uma luta intensa. “Há realmente muito varrimento, por isso é normal ficarmos mais rápidos a cada carro que passa”, comentou Tänak, destacando as condições em evolução. Já Sesks admitiu preocupações: “Não é bom para as jantes, pois resta ainda uma especial para disputar”.
Enquanto isso, os veteranos Sébastien Ogier e Elfyn Evans (ambos Toyota GR Yaris Rally1) adotaram uma estratégia conservadora, com Ogier a perder apenas 0,3 segundos para o galês.
Nenhum dos dois arriscou, aguardando potenciais problemas à frente e adiando as decisões para o dia seguinte, onde a diferença de um ponto virtual no Mundial pode transformar o rali num confronto direto.
Evans, líder do campeonato, descreveu o troço como “não incrível, especialmente no início”, enquanto Ogier notou que “esta especial foi mais divertida de pilotar, pois era menos agressiva”. Não houve outras alterações no top 10 da geral, mantendo a estabilidade no pelotão intermédio.
Entre os restantes, Nasser Al-Attiyah elogiou o percurso: “É uma especial muito bonita. Tentei aprender o máximo, tendo cuidado com Candido, que ainda sente dores nas costas do salto de ontem”.
Problemas mecânicos afetaram vários pilotos, como Josh McErlean, que sofreu uma “furo lento nos últimos cinco quilómetros, o que complicou o final”, e Grégoire Munster, com “um problema no amortecedor traseiro-direito, o que nos faz deslizar muito”.
Kalle Rovanperä (Toyota) alertou para as dificuldades: “Uma especial muito dura, com muitos saltos em curvas cegas. Ataquei sempre, mas não foi fácil; a estrada vai degradar-se mais com cada carro”. Takamoto Katsuta considerou “uma bonita especial, apesar das mudanças constantes de aderência”, e Neuville relatou avarias graves: “Já não tenho amortecedores atrás; partiram-se logo no início. Tentámos sobreviver”.
Pajari, agora quarto, sentiu-se aquém: “Não me senti bem nesta especial. As condições são complicadas, com grandes pedras; tive sorte em evitar problemas, mas devia ter forçado mais”. Fourmaux, pressionado, completou o troço sem grandes incidentes, mas consciente da proximidade dos rivais. A prova prossegue com expectativa, num terreno que testa a resistência de pilotos e máquinas no deserto saudita.

O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






