WRC: Andreas Mikkelsen vence Rali da Austrália na despedida da Volkswagen

Por a 20 Novembro 2016 05:55

O norueguês Andreas Mikkelsen segurou os ataques de Sébastien Ogier para celebrar uma merecida e emocional vitória no Rali da Austrália, última prova da temporada do Campeonato do Mundo de Ralis e também da Volkswagen na modalidade.

A prova decidiu-se na PE20, quando o colega de equipa e tetracampeão do mundo não evitou um pião na passagem por Bucca, a maior classificativa deste derradeiro dia de competição.

Mikkelsen acabaria por celebrar a terceira vitória da sua carreira com 14,9s de vantagem sobre Ogier, resultado que ainda assim foi insuficiente para garantir o vice-campeonato, já que Thierry Neuville terminou no lugar mais baixo do pódio, a 57,7s, e ainda marcou dois pontos na Power Stage que mesmo que não tivessem sido obtidos na verdade não alterariam o resultado. No entanto, são também um elogio à estratégia do piloto da Hyundai, cuja escolha mista de pneus e gestão da prova tinham como intento ter o melhor carro possível para marcar pontos de bónus.

Ainda assim, é justo referir que Neuville apenas termina no pódio porque Hayden Paddon sofreu um furo que o atirou de terceiro para quinto, igualmente em Bucca, perdendo com isso mais de um minuto. Acabaria por terminar em quarto, depois de superar o também colega de equipa Dani Sordo por 1,6s. Ott Tanak terminou em sétimo, à frente do novo campeão do WRC2 Esapekka Lappi e de um rápido Jari-Matti Latvala, que neste último dia voltou a demonstrar a velocidade que sempre lhe foi reconhecida. Lorenzo Bertelli fechou o top 10, apesar do diferencial traseiro ter cedido, obrigando-o a concluir a prova com apenas duas rodas motrizes no seu Ford Fiesta WRC.

A vitória de Mikkelsen significa que a Volkswagen se despede do Mundial de Ralis com 43 vitórias em 52 ralis e com todos os títulos em disputa nestes últimos quatro anos no ‘bolso’.  Ogier contribuiu para a festa terminando em segundo e vencendo mais uma Power Stage, à frente de Neuville e de Sordo.

“Esta é a forma perfeita de encerrar a temporada”, disse o norueguês. “Durante todo o ano, a consistência e rapidez foram o nosso objetivo com o campeonato em mente, mas vim aqui sem nada a perder. Pude ir a fundo e ver o que podíamos fazer. Desafiámos o campeão do mundo e superámos-lo de forma justa nas mesmas condições de terreno. É o meu melhor triunfo, mas é triste ver esta equipa e este carro chegarem ao fim”.

pe23

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado