WRC 2026: o que muda nos regulamentos

Por a 16 Janeiro 2026 13:18

Sendo que o Mundial de Ralis de 12026 é uma época de transição para as novas regras de 2027, os regulamentos de 2026 tratam-se apenas de ajustes e não mudanças radicais, seguindo uma lógica de prudência antes da grande revolução prevista para a disciplina.

Aumento do Tempo de Descanso: Esta é a principal novidade regulamentar, visando tornar as provas menos extenuantes para a caravana. O tempo total de repouso (fora do carro) deverá ser, no mínimo, equivalente ao tempo que as duplas pilotos/navegador passam no habitáculo (exceto no primeiro dia). Foi estabelecido um mínimo de 10 horas de descanso a cada 24 horas, sendo que as últimas equipas na estrada deverão ter pelo menos 12 horas.

Redução das assistências: Para encurtar os dias de competição, a assistência de meio do dia foi reduzida de 40 para 30 minutos, regressando aos tempos da era pré-híbrida.

Troca de motor permitida (com condições): As equipas com carros Rally1 que não estejam nomeados para pontuar no Campeonato de Construtores poderão substituir o motor em caso de avaria após o início do rali. No entanto, sofrerão uma penalização de uma hora na classificação e não poderão marcar pontos nessa prova, servindo a continuidade apenas para o espetáculo e/ou ‘limpeza’ de estrada.

Segurança dos espectadores e atrasos: Para evitar riscos com a gestão do público, concorrentes que cheguem com mais de 10 minutos de atraso após a passagem do último carro numa especial poderão ser autorizados a contornar essa classificativa e seguir diretamente para a seguinte. Será atribuído um tempo nominal a esses concorrentes.

Clarificação nas penalizações de chicanes: A penalização de cinco segundos por cortar uma chicane mantém-se, mas os critérios de aplicação mudam para reduzir erros de julgamento. A penalização só será aplicada se houver um movimento completo de um elemento da chicane (como um fardo de palha), permitindo toques ligeiros (raspadelas) sem punição.

Limites no Shakedown: Foram definidos limites de passagens: pilotos P1 (Rally1) mantêm o mínimo de duas passagens; pilotos de WRC2, WRC3 e RC4 devem fazer pelo menos uma. Pilotos não prioritários (participações esporádicas) terão um máximo de duas passagens permitidas.

Novas regras para provas candidatas: A partir de 2026, para integrar o calendário (visando 2027 em diante), as provas candidatas terão de ser organizadas no ano anterior ao da integração e realizar-se, o mais tardar, nove meses antes da edição mundial prevista para o ano seguinte.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado