WRC 2023: dois regressos, duas novidades absolutas, Rali de Portugal mais cedo
Já não é a primeira vez que sucede, mas os quenianos voltaram a trocar as voltas ao Promotor do WRC e tornaram público o que deve ser o calendário do WRC 2023.
O jornal queniano ‘The Star’ publicou com grande detalhe informações sobre a competição, que no entanto ainda não são finais. Só o serão depois do calendário ser ratificado no Conselho Mundial da FIA de 7 de dezembro.
Assim, o calendário do WRC 2023 deverá ter, afinal, cinco provas fora e nove na Europa.
Face ao calendário deste ano ficam de fora o rali da Catalunha e da Bélgica, regressando o Chile, e existindo duas novidades absolutas, como já tínhamos referido anteriormente.
O Rali da Europa Central junta a Alemanha, Áustria e Chéquia, realizando-se muito perto de três grandes cidades: Salzburgo, Munique e Nuremberga, tudo cidades que estão a menos de 200 Km desta zona, portanto, público, especialmente checo, não via faltar…
A outra novidade é o Rali da Arábia Saudita, e Rakan Al-Rashed, piloto que corre com Hugo Magalhães ao lado, já deu a sua visão: “Arábia Saudita será dos mais espantosos ralis do calendário”. Fontes espanholas chegaram a dizer que o calendário do WRC 2023 tinha sido rejeitado pelo Conselho Mundial da FIA devido ao Rali da Arábia Saudita, mas a verdade é que foi a Nova Zelândia, e eventualmente a Austrália que em princípio faria rotação em 2023, que ficaram de fora: “Para mim pessoalmente é um sonho tornado realidade um grande evento como o WRC vir ao meu país é uma coisa fantástica! E para o WRC será uma oportunidade para todos em todo o mundo verem o meu belo país e o que ele pode oferecer, o evento será um dos mais espantosos eventos do calendário, garanto-o”.
Quanto ao Rali de Portugal, deverá ser uma semana mais cedo do que foi este ano, e a ‘culpa’, é dos Coldplay, que tocam em Coimbra a 17 e 18 de maio. Como se percebe, não fazia qualquer sentido ter o Rali de Portugal e o concerto no mesmo dia em Coimbra. Tal como em 2016, Portugal deve ser a 5ª prova do WRC.
Face a este ano, a principal novidade no escalonamento da competição é que já não vai ser Portugal a primeira prova de terra do WRC, mas sim México. Contudo, tendo em conta a altitude e o que isso significa para os motores dos carros, Portugal é a primeira de nove provas em piso de terra.
Quatro são em asfalto, o Monte Carlo, pode (e deve) ter muito gelo lá pelo meio.
A Suécia continua como a segunda prova da época e a única a realizar-se somente em somente em pisos de neve, esperando que o aquecimento global não chegue ao norte da Suécia, claro.
Como se percebe, Espanha fica de fora em 2023, devendo regressar em 2024, Alemanha regressa num ‘esforço conjunto’ com a Áustria e a Chéquia, país que há muito merecia uma prova de asfalto no WRC, tão fantástico que é o Rali Barum Zlin. Agora vamos ver se é desta que o calendário é confirmado. Muito provavelmente, vai sê-lo.
Calendário WRC 2023 que vai ser proposto ao Conselho Mundial:
Rali de Monte Carlo (19-22 de janeiro)
Rali da Suécia (9-12 de fevereiro)
Rali do México (16-19 de março)
Rali da Croácia (20-23 de abril)
Rali de Portugal (11-14 de maio)
Rali de Itália Sardegna (1-4 de junho)
Rali Safari Quénia (29 de Junho-2 de julho)
Rali da Estónia (20-23 de julho)
Rali da Finlândia (3-6 de agosto)
Rali Chile (31 de agosto 1 de setembro)
Rali da Acrópole (28 de setembro, 1 de outubro)
Rali da Europa Central (26-29 de outubro)
Rali do Japão (16-19 de novembro)
Rali da Arábia Saudita (1-3 de dezembro)
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI







José Pereira
10 Novembro, 2022 at 9:09
Qualquer dia, é so pisos de terra, como se fosse um campeonato Mundial de TT
Partindo do princípio que Monte Carlo, vai ter neve, logo nao considerará rally de asfalto, ficando apenas tres ralis de asfalto.
Campeonato que começa, quanto a mim a ter pouco interesse