Toyota domina Rali de Monte Carlo com 1-2-3 histórico de Solberg, Evans e Ogier
Oliver Solberg conquistou uma vitória impressionante no Rali de Monte Carlo, suplantando Elfyn Evans e Sébastien Ogier num histórico 1-2-3 da Toyota Gazoo Racing World Rally Team, numa das edições mais exigentes da mítica prova. O sueco de 24 anos assumiu a liderança desde a segunda especial de quinta-feira e tornou-se o mais jovem vencedor da era moderna do Monte Carlo, ultrapassando o recorde de Ogier em 2009, e o primeiro da sua prestigiada família a vencer o evento.
Segunda vitória consecutiva em apenas duas provas Rally1
Solberg e o navegador Elliott Edmondson iniciaram a sua primeira época completa na formação Rally1 da TGR-WRT da forma mais espectacular possível, somando a segunda vitória em apenas duas presenças no GR Yaris Rally1 após o triunfo na estreia no Rali da Estónia do ano passado. O resultado marca a primeira ‘limpeza total’ de pódio no Rali de Monte Carlo, por um único construtor desde 2015 (Volkswagen MotorSport) e o primeiro feito desta natureza para a Toyota (nesta prova), que soma já sete triunfos no Rali de Monte Carlo com os seus carros.
Condições extremas testam até ao limite
O Rali de Monte Carlo 2026 destacou-se pelas condições invernais mais severas dos últimos anos nas estradas dos Alpes franceses, com neve, gelo, chuva e lama a alternarem frequentemente na mesma especial e muito pouco asfalto seco. Apesar de nunca ter terminado acima do 14.º lugar em seis participações anteriores, Solberg mostrou confiança e relaxamento ao volante do GR Yaris Rally1. No sábado saiu de estrada dramaticamente mas regressou de um campo para ainda vencer a especial, enquanto no domingo enfrentou gelo e neve sobre o icónico Col de Turini com alguns momentos largos, assegurando a vitória com 51,8 segundos de margem.
Evans bis no pódio e Ogier soma 15º pódio em 17 provas
Evans e Scott Martin terminaram em segundo lugar, somando o quinto pódio em sete participações com a TGR-WRT e vencendo a Power Stage final por 6,5s sobre Solberg, além do segundo lugar no Super Domingo entre os Rally1. Ogier e Vincent Landais disputaram intensamente com Evans mas aceitaram o terceiro lugar, o 15º pódio em 17 presenças, com o terceiro melhor tempo na Power Stage.
Takamoto Katsuta recuperou bem de danos nos pneus e perda de direcção assistida na sexta-feira para sétimo lugar com tempos fortes em especiais. O carro de Sami Pajari abandonou devido a danos de um acidente no sábado em condições escorregadias.
Latvala elogia “incrível” performance de Solberg
Jari-Matti Latvala, director de equipa, afirmou: “Ter três dos nossos pilotos a ocupar o pódio no Rali de Monte Carlo é algo muito especial. É o rali mais difícil do campeonato e esta edição foi extremamente dura.
As condições foram horríveis em alguns sítios, e estou contente por uma vez não ter sido eu a conduzir. Considerando a dificuldade, acho que a equipa fez um trabalho incrível para tornar este resultado possível.
É óptimo ter um novo vencedor desta prova em Oliver Solberg, cuja prestação foi incrível contra pilotos mais experientes. Ele teve alguns momentos, como a maioria dos pilotos, mas vencer este rali exige sempre sorte além da habilidade, e este é um início incrível para ele connosco.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






[email protected]
26 Janeiro, 2026 at 12:58
Apesar deste rally ter sido um “one-off”… o facto do Evans ter terminado á frente do Ogier será importante para Evans encarar o resto de campeonato com um pouco mais de confiança relativo ao rival da equipa Toyota… que parece ser um piloto mais “completo”.