Skoda mantém-se nos Rally2: uma decisão estratégica face aos WRC27
Skoda optou pela continuidade: Fabia RS Rally2 continua a ser prioridade face aos WRC27
A Skoda Motorsport reafirma o seu foco na categoria Rally2, descartando o desenvolvimento de um carro WRC27 para a classe principal (Rally1). Esta é a posição oficial da marca checa.
Michal Hrabánek, diretor de motorsport da Skoda, revelou ao DirtFish que a marca continuará a investir na melhoria e evolução do Skoda Fabia RS Rally2, em vez de desenvolver um carro de chassis tubular para as regras WRC27: “Vamos tentar melhorar o nosso Fabia RS Rally2. Trouxemos melhorias significativas no ano passado com o ‘Package 25’, e nunca parámos o desenvolvimento”, afirmou.
Várias razões sustentam esta decisão estratégica. Primeiramente, a incerteza regulamentar em torno dos carros WRC27, com Hrabánek a considerar difícil prever o desempenho comparativo entre as novas máquinas e os Rally2 melhorados.
Adicionalmente, a categoria Rally2 permanece extremamente lucrativa para a Skoda, que detém uma posição dominante no mercado. Colocar este domínio em risco seria arriscado, apesar da crescente concorrência.
Os custos de desenvolvimento de um carro WRC27, embora inferiores aos dos atuais Rally1, representam um investimento significativo. Considerando a competitividade do Fabia RS Rally2, a Skoda considera que a despesa num novo desenvolvimento não se justifica.
Apesar de, em novembro de 2025, ter surgido informação de que a Skoda estaria a desenvolver um WRC27, as recentes declarações de Hrabánek contrariam essa notícia. A decisão poderá ser recente, mas os argumentos para não desenvolver um WRC27 fazem sentido para a Skoda MotorSport, especialmente com a FIA a pretender que os WRC27 e os Rally2 de 2027 sejam semelhantes em termos de desempenho.
Em conclusão, a Skoda optou pela continuidade nos Rally2, visando manter o domínio numa categoria consolidada e rentável, enquanto observa a evolução dos novos regulamentos. Esta abordagem alinha-se com a da Hyundai, também focada nos Rally2, enquanto apenas a Toyota confirmou um projeto WRC27 como fabricante principal, embora a sua concretização permaneça incerta.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI





