Sébastien Ogier vence Rali da Sardenha, ‘dobradinha’ Toyota

Por a 6 Junho 2021 12:20

Três vitórias em cinco ralis para Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Toyota Yaris WRC), que asseguraram o triunfo no Rali da Sardenha, uma prova em que tiveram alguma sorte, já que Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai I20 Coupé WRC) dominaram o rali até que uma pedra no caminho os parou. Os estónios foram melhores, mas voltaram a ter azar, e Ogier teve o mérito de estar no sítio certo à hora certa e mesmo abrindo a estrada no primeiro dia, fizeram um excelente trabalho, que os colocou em posição para aproveitar azares alheios, o que fizeram com todo o mérito. Não podendo ser Tanak a vencer, o triunfo fica muito bem a Ogier.

Depois de um primeiro dia em que conseguiram chegar no terceiro lugar a 36.2s de Tanak, e a 16.8s de Sordo, entraram muito bem no segundo, depressa passando Sordo na luta pelo segundo lugar na PE10, e quando estavam a 40.5s de Tanak, viram-no ficar pelo caminho assumindo a liderança do rali na PE12, 17.5s na frente de Sordo. A partir daí a margem foi crescendo, era 24.6s na PE14, quando a dupla espanhola ficou pelo caminho, e asseguraram facilmente o triunfo.

Segundo lugar para Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Yaris WRC). O segundo dia de prova foi quase perfeito para a Toyota, tal como tinha sido sexta-feira um dia quase perfeito para a Hyundai.

Não tiveram um bom primeiro dia de prova, sempre com dificuldades em encontrar o ritmo certo. Mas tudo mudou no sábado quando assumiram o segundo lugar, 22.7s na frente de Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai I20 Coupé WRC), depois de terem começado o dia apenas 1.2s na frente dos belgas, que na sexta-feira fizeram um forcing final para se aproximar.

Apanharam um susto na PowerStage quando o motor do Yaris se calou, mas salvaram o segundo lugar. Não estiveram tão bem quanto em Portugal, mas quando o rali corre menos bem e se termina em segundo, não é nada mau…

Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai I20 Coupé WRC) terminaram no terceiro lugar um rali difícil. Tiveram muitas dificuldades na sexta-feira, falta de confiança no carro para atacar. Foram melhorando e terminaram o dia em cima de Evans, mas era o máximo que poderiam conseguir.

Contudo, o galês esteve melhor no sábado, e Neuville nunca teve a velocidade necessária para conseguir chegar-se.

Depois do quarto lugar em Portugal, Takamoto Katsuta/Daniel Barritt (Toyota Yaris WRC) igualaram o seu melhor resultado, conseguido no nosso país, sendo que desta feita chegaram aí muito mais devido a um processo de eliminação alheio, do que bom andamento como sucedeu em Portugal.

Dani Sordo/Borja Rozada (Hyundai I20 Coupé WRC) foram dos grandes azarados desta prova. Depois de terem estado na luta pelo triunfo no Rali de Portugal, na Sardenha não conseguiram fazê-lo com tanto ênfase, ainda que tenham feito um rali de bom nível.

Terminaram o primeiro dia de prova a 19.4s de Tanak, um dia positivo, com pequenos problemas pelo meio, inclusivamente com notas, teve fases com menos confiança, onde perdeu tempo que não se esperava, talvez pelo facto de vários troços serem novos, o desconhecimentos dos pneus também não os ajudou, pelo que nunca pode forçar o ritmo como fez nos últimos anos, e com isso foi-se atrasando.

No sábado, estiveram na luta pelo segundo lugar, mas desistiram no penúltimo troço de sábado, depois de um capotanço, resultante de um toque numa pedra. Foi demasiado azar para a Hyundai. O andamento da equipa não merecia ter somente o derradeiro lugar do pódio.

Pela segunda vez em 15 dias Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai I20 Coupé WRC) perderam uma vitória que era bem mais do que provável, na sequência de um contratempo mecânico decorrente duma falha na suspensão traseira do i20 WRC. No primeiro caso, Tanak revelou não ter acertado em nada que justificasse a quebra da suspensão, mas desta feita as imagens do WRC TV mostraram bem a enorme pedra na trajetória do Hyundai e o forte impacto logo sentido pela equipa, que demorou poucos segundos a reduzir o andamento e a parar.

Tanak entrou para o segundo dia de prova com 19.4s de avanço para Dani Sordo/Borja Rozada (Hyundai I20 Coupé WRC), e ficou pelo caminho mas os seus colegas de equipa espanhóis não tiveram melhor sorte, pois quando eram segundos classificados, a mesma posição em que estavam de manhã, capotaram na PE15, abandonando.

Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota Yaris WRC) continuam em maré de azar. Depois do abandono no asfalto da Croácia, logo na PE1 devido a uma saída de estrada, a dupla desistiu no Rali de Portugal em Amarante devido a um problema mecânico e voltou a abandonar em Itália, com um problema na suspensão do Yaris WRC.

Jari Huttunen/Mikko Lukka (Hyundai) foram quintos e venceram o WRC2, na frente de Mads Østberg/Torstein Eriksen (Citroën). O norueguês começou o dia 2.7s atrás do finlandês, passou para a sua frente na PE17, Huttunen reagiu na seguinte e recuperou a liderança devido a um furo de Ostberg, que o deixou possesso com os pneus Pirelli pois disse que não tocou em nada. De ‘raiva’, Ostberg reagiu mas Huttunen foi mais forte e venceu, até porque Ostberg teve problemas com os travões.

Gus Greensmith/Elliott Edmondson (Ford Fiesta WRC) desistiram na PE com problemas de transmissão no Ford e Pierre-Louis Loubet/Vincent Landais (Hyundai I20 Coupé WRC) também ficou pelo caminho com problemas mecânicos.

Teemu Suninen/Mikko Markula (Ford Fiesta WRC) sairam de estrada na PE1 do rali, regressaram no sábado, mas sendo o primeiro carro na estrada, a varrer a terra para os carros seguintes, não fizeram nada de especial, sendo por vezes até mais lento que os principais Rally2 em alguns troços. Com tantos abandonos, há mais Rally2 no top 10 do que WRC.

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Homem_do_Leme
Homem_do_Leme
2 anos atrás

Mais uma grande vitória de Ogier. Tanak mais uma vez rapidíssimo mas como tem acontecido com alguma frequência, problemas mecânicos e/ou pequenos toques a afastarem-no de prováveis vitórias. Outro grande vencedor deste fim de semana para além de Ogier, foi a Bayer que produz as famosas pastilhas Rennie que por esta altura e à conta do “clube anti-Ogier” já deve ter esgotado todo o stock existente nas farmácias portuguesas. Estou curioso para saber qual será a teoria da conspiração desta vez do dito “clube”: será que o carro do Ogier tinha mais 200 cavalos que todos os outros? ou terá… Ler mais »

KRF
KRF
2 anos atrás

Ogier é um piloto fantástico mas não se pode queixar da sorte.. Tanak é muito rapido mas tem que ser mais calculista para chegar ao fim e ganhar rallies

Last edited 2 anos atrás by [email protected]
c_s_amaral
c_s_amaral
Reply to  KRF
2 anos atrás

O Tanak também não se pode queixar de abrir a estrada num rali como este

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