Há 30 anos: A ‘primeira vez’ de Colin McRae no Rali de Portugal (1993)

Por a 15 Setembro 2023 16:45

Rali de Portugal, algures a meio da Serra do Açor, 6 de março de 1993, dois fotógrafos procuravam o melhor ‘spot’ dum novo troço, Malhada Chã, que ficava perto do Piódão, algures. Para quem conhecia mal a Serra na altura, qualquer pista era boa, e ao depararmos com uma carrinha de assistência da Subaru a subir a estrada, sabíamos que estávamos no bom caminho.

Faltavam ainda cerca de cinco horas para o troço, e por isso, durante um ou dois quilómetros seguimos, serra acima, quem nos havia de levar ao sítio certo, mas para nosso espanto, os ingleses da carrinha de assistência já desconfiavam o porquê de, aquela hora, luzes de um carro os seguirem há algum tempo.

A estrada era estreita – era basicamente a parte final do troço do Piódão de asfalto, que era feito a descer,  e terminava em Vida, passando por aquela maravilha de Foz d’Égua, e nós subíamos –  mas pararam, e uma mão de fora fazia-nos sinal para passarmos.

Mas o que nós queríamos era um guia e por isso parámos ao lado deles. Abrimos a janela, e pedimos que abrissem a deles. Nada feito. Pelas caras via-se que tinham receio de estar a ser assaltados, mas não estavam. Num caderno, letras grandes, escrevi: “where is the stage Malhada Chã?”.

Mostrei. Riram-se, abriram a janela, “follow us”. Era exatamente isso que queríamos. Meia hora depois, muitos quilómetros e muitas curvas, estávamos nos Penedos Altos – antes passámos pela aldeia do Piódão, que ‘dormia’ –  onde dias antes tinham passado os concorrentes no troço de asfalto.

Eram aí as assistências, já lá estava a Ford, a Lancia (Aghini, Sainz já se tinha espatifado em Montim) a Mitsubishi, e aí pudemos falar um pouco com os mecânicos e rir do que se tinha passado cerca de uma hora antes.

O plano era, fotografar as assistências e ir por um acesso que alguém nos indicou, para o o início da especial.

As horas passaram-se até que se começam a ouvir motores. Era François Delecour que vinha alegre de Alvôco das Várzeas, a divertir-se à grande nos ganchos dos Penedos Altos e a preparar-se para se estrear a vencer no WRC e no Rali de Portugal.

Após algumas fotografias dos que foram chegando, fomos para a Subaru, onde os semblantes eram de preocupação pois Colin McRae tinha saído de estrada em Alvôco das Várzeas, e os ouvidos estavam todos colados ao rádio que havia de trazer as notícias.

Afinal ele e o navegador estavam bem: “Thank God, disse-nos o mecânico, he’s a great guy and a fantastic driver…” (Graças a Deus, ele é um tipo porreiro e um grande piloto).

Nos dias anteriores tínhamos visto como o jovem Colin McRae divertia os espetadores, e já andava bem, e naquele momento percebi o que aquele piloto já significava na equipa oficial da Subaru, mesmo tendo a seu lado um “monstro” como Markku Alen. Um pouco depois, parecia que alguém aí vinha em ritmo de troço, era Colin McRae, já quase a penalizar e com muitos danos no seu Subaru Legacy RS. A equipa fez o que pôde, e foi com o carro todo “torcido” que Colin McRae seguiu para o início de Malhada Chã. Fomos atrás dele, e ainda o fotografámos a iniciar o troço, ainda escuro como breu no alto da Serra do Açor. A foto que ilustra este artigo é do troço da Lousã, lá no alto, onde a RTP fazia os diretos, quando terminavam a subida e iniciavam a descida para as piscinas do Dr. Bacalhau, rumo ao fim do troço em Relvas, onde se faziam aquelas fotos com a água em primeiro plano.

Tínhamos testemunhado os dramáticos momentos que se viveram na assistência da 555 Subaru Rally Team, depois daquele que foi o primeiro grande acidente de Colin McRae no Mundial de Ralis. Muitos se seguiriam, e que pena hoje em dia não o termos por aí, nem que fosse ainda a “aviar” uns belos capotanços. A foto com que ilustramos este artigo, foi tirada poucas horas depois, no alto da Serra da Lousã, e mostra bem as mazelas do carro, e a forma como McRae ainda continuava a andar…

últimas AutoSport Histórico
últimas Autosport
autosport-historico
últimas Automais
autosport-historico
Ativar notificações? Sim Não, obrigado