Rali de Portugal, WRC2: ‘Azar’ de Oliver Solberg, foi ‘sorte de Gus Greensmith

Por a 14 Maio 2023 21:02

O WRC2 teve no Rali de Portugal um final emocionante, já que Gus Greensmith bateu Oliver Solberg por apenas 1.2 segundos. O facto de Solberg ter feito piões no final de Lousada levou a uma penalização de 1 minuto, o que lhe transformou um avanço de 35.4s num atraso de 24.6s. O jovem sueco bem tentou, atacou forte, em três troços reduziu para 8.7s a desvantagem para Gus Greensmith, mas em Fafe, bater o inglês por 7.5s não chegou e este venceu por 1.2s. O melhor concorrente do WRC2 terminou no sexto lugar na frente de Solberg e o regressado Andreas Mikkelsen (Skoda) completou o pódio numa das melhores listas de inscritos de sempre do Mundial dos Rally2, com 43 equipas. O duelo de finlandeses do WRC3 viu Roope Korhonen ficar na frente de Toni Herranen, ambos em Ford.

O britânico tinha ido para a cama no sábado à noite pensando que estava atrás de Solberg por 35,4 segundos, mas quando o sueco foi penalizado com um minuto nas primeiras horas por uma infracção às regras na SS15, a situação inverteu-se. A tarefa de Greensmith – manter uma vantagem de 24,6 segundos intacta nos restantes quatro troços era mais fácil de dizer do que fazer. Uma aterragem pesada no famoso salto da Pedra Sentada, em Fafe, não só danificou o pára-choques dianteiro do seu Škoda Fabia RS, como também provocou uma falha na direcção assistida.

Solberg perseguiu o seu rival, vencendo os três primeiros troços do dia e ficando a 8,7 segundos de Greensmith antes da Power Stage. O jovem do Fabia também foi o mais rápido, mas não o suficiente, com Greensmith a vencer por apenas 1,2 segundos.

Solberg: Tão perto! Eu tentei, dei tudo”, disse Solberg no final. “Mas guiei demasiado devagar no troço de Cabeceiras de Basto. Mas foi um fim-de-semana fantástico – muito consistente e com boa velocidade novamente. É realmente uma pena tudo o que aconteceu, mas é assim que as coisas são”, acrescentou.

Andreas Mikkelsen, que regressou ao campeonato, conseguiu fechar o pódio no seu Fabia, ficando atrás de Solberg por 41,8 segundos, terminando na frente do Citroën C3 de Yohan Rossel por mais de um minuto, com o francês a manter a liderança do campeonato.

Teemu Suninen levou o seu Hyundai i20 N ao quinto lugar, à frente do boliviano Marco Bulacia, que também venceu a categoria Challenger do WRC2. O espanhol Alexander Villanueva venceu a Masters Cup, destinada a pilotos com mais de 50 anos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas WRC
últimas Autosport
wrc
últimas Automais
wrc
Ativar notificações? Sim Não, obrigado