Que WRC é este que não consegue mais e melhores pilotos de topo?

Por a 7 Setembro 2022 12:22

Com a saída de Sébastien Ogier a tempo inteiro do WRC, perdemos não só um piloto que iria lutar por vitórias e certamente pelo título, mas também um dos melhores pilotos de sempre da história de 50 anos do WRC, e é no mínimo irónico que neste momento o principal problema de uma das equipas, a M-Sport, seja o facto de não conseguir ter no seu plantel um piloto de ponta para guiar o seu carro e ‘entregar’ resultados à equipa.

Este é só um dos sinais do estado atual do Mundial de Ralis, que sendo verdade ‘perdeu’ Ogier mas ‘ganhou’ Kalle Rovanpera, o finlandês ainda está longe de ter o estatuto de herói que Ogier já tinha há muito.

Os outros grandes (atuais) pilotos do WRC são Ott Tanak, dois patamares mais abaixo que Ogier, Thierry Neuville, um pouco mais abaixo que Tanak, e Elfyn Evans.

Todos os outros são pilotos perfeitamente banais. Bons pilotos, sim, mas tão bons quanto muitos outros que fariam igual se tivessem as mesmas oportunidades.

É ‘isto’ que oferece hoje em dia o WRC.

Recuemos 20 anos, à temporada de 2002, para fazer uma comparação: Richard Burns, Marcus Grönholm, Gilles Panizzi, Harri Rovanperä, Carlos Sainz, Colin McRae, Markko Märtin, François Duval, François Delecour,Tommi Mäkinen, Kenneth Eriksson, Armin Schwarz, Juha Kankkunen, Sébastien Loeb. E nem sequer estamos a referir todos. É verdade que parte da explicação se encontra no número de equipas, na altura eram Peugeot, Ford, Mitsubishi, Subaru, Skoda, Hyundai e Citroen, mais do dobro das atuais, ‘duas e meia’ e isto faz toda a diferença.

E não é fácil fugir disto…

Voltando à M-Sport, a equipa de Malcolm Wilson precisa desesperadamente de um novo piloto número um, mas não vai ter tarefa fácil para o conseguir. Tem-se falado insistentemente em Ott Tanak, mas com contrato para 2023 com a equipa de Alzenau, só uma transferência com muito dinheiro envolvido poderia fazer acontecer.

Não temos a mínima dúvida que, se estivesse a guiar o Ford Puma Rally1, Ott Tanak estaria a lutar pelo título. É provavelmente o único piloto hoje em dia capaz de bater Kalle Rovanpera. Achamos até que ainda é melhor piloto que Rovanpera.

Para o ano logo se vê.

Não acreditamos que Malcolm Wilson consiga ir buscar um piloto de topo, a sua melhor hipótese é convencer Sébastien Loeb a fazer metade do campeonato de 2023.

Mesmo que conseguisse um patrocínio louco, por exemplo para ir buscar Kalle Rovanpera, como reagiria o jovem finlandês a uma mudança de equipa deste calibre.

É que Rovanpera ainda não tem a estaleca de um Ogier ou Loeb. Só com o tempo.

Malcolm Wilson diz que vai gastar todos os seus ‘cartuchos’

Craig Breen tem sido uma enorme desilusão, e tem contrato até ao final de 2023.

A M-Sport não se pode dar ao luxo de lhe pagar o contrato e mandá-lo embora.

Gus Greensmith é piloto pagante e Adrien Fourmaux prometia, mas o tempo passa e ‘Loebs’ e ‘Ogiers’ não aparecem sempre. Fourmaux parece cada vez mais o novo Stéphane Lefebvre ou Eric Camilli.

Sabendo que o Ford Puma Rally1 da M-Sport não é pior que nenhum dos outros dois Rally1, da Toyota e Hyundai, os pilotos não conseguem melhor do que ‘dizem’ os resultados.

“Durante os próximos meses, meu desafio é encontrar uma maneira de colocar um piloto de ponta na equipa”, disse Wilson à revista alemã Motorsport Aktuell.

Malcolm Wilson entende que um piloto de topo na equipa ‘desbloquearia’ os outros. É bem capaz de ter razão. Veja-se o que fez Sébastien Ogier na M-Sport em 2017 e 2028.

Ott Tanak e Elfyn Evans cresceram muito: “Elfyn e Ott se beneficiaram enormemente de Seb e na temporada de 2017 eles deram os maiores passos em suas carreiras. Estou convencido de que no automobilismo o sucesso da equipa está fortemente ligado ao piloto número um2, diz Wilson. O problema é consegui-lo…

Sébastien Ogier e Sébastien Loeb, resolviam os problemas.

Muito mal anda o WRC quando não se fabricam pilotos de topo suficientes para substituir os que vão chegando ao fim das suas carreiras. Este é só mais um (mau) sinal do estado atual do WRC…

Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lusoventus
Lusoventus
1 ano atrás

Com o custo atual dos carros de topo do WRC, é impossível haver pilotos privados a correrem frequentemente, como existiam num passado recente. Sem oportunidades, os novos valores que vão aparecendo vão ficando cada vez mais limitados a encontrar um lugar num WRC1. Ou muito me engano, ou brevemente os atuais WRC2 vão passar a ser a categoria de topo.

Scb
Scb
Reply to  Lusoventus
1 ano atrás

Não só o WRC mas todas as restantes categorias. Olhando para o WRC2 é dominado por veteranos. O ERC está morto desde que a Eurosport deixou de estar envolvida, e assim há muito menos oportunidades para os talentos mostrarem o seu talento

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado