Porque o novo sistema de pontos pode ser bom para o WRC?

Por a 2 Abril 2024 14:46

Thierry Neuville lidera o Mundial de Ralis com 67 pontos, mais seis que Elfyn Evans, e apesar de ter sido quinto classificado no Rali Safari somou somente menos um ponto que o vencedor da prova, Kalle Rovanpera. Este é o espelho atual do novo sistema de pontos do WRC, positivo para muitos, negativo para outros tantos.

Do ponto de vista de um jornalista, confessamos que temos bastante mais pontos de interesse assim.

É verdade que há o vencedor da prova, tanto na Suécia (Esapekka Lappi) e no Quénia (Kalle Rovanpera) ‘marimbaram-se’ totalmente para o super-domingo e também para a Power Stage e apenas concluíram as respetivas provas para garantir que as venciam. É lícito que o tenham feito…

Como é lícito ‘jogar’ com o que oferece o novo sistema de pontos.

No Rali de Monte Carlo, Thierry Neuville fez ‘jackpot’ e somou 30 pontos o máximo que o sistema dá em 2024, tal como já sucedia em 2023, 25+5 da Power Stage.

Este ano a diferença é que no domingo começa um mini-rali ‘novo’, que na Suécia foi ganho por Elfyn Evans e no Safari, por Ott Tanak.

Os azares que tiveram na 6ª/sábado, no caso de Tanak, foram atenuados com a sua prestação de domingo. A mim parece-me positivo que alguém que tem azar na 6ª/Sábado, possa remediar de alguma forma a sua perda com o dia de domingo, incluindo a Power Stage.

O que fica claro é que os pilotos se estão a adaptar ao sistema e a começar a tirar o máximo proveito dele.

É também óbvio que quem correr mais riscos, pode beneficiar com isso, mas não é isso que se viu em duas das três provas. Especialmente no Safari foi claro, os dois Toyota da frente nada atacaram no domingo para garantir as duas melhores posições do rali.

Numa prova como o Safari, compreende-se perfeitamente.

Portanto, isto ao longo do ano será sempre um ‘trade off’ e o que irá fazer é protelar muito mais a decisão do título, pois quando alguém se apanha na frente, pode preferir gerir.

No Rali da Suécia, Lappi somou 19 pontos, Evans que foi segundo no rali, somou 24 pontos, e no Safari, Rovanpera, que triunfou, somou 20 pontos, enquanto Neuville somou 19 pontos e foi quinto classificado na prova.

Para a próxima prova, sendo o primeiro na estrada, é bom para Thierry Neuville, mas depois disso seguem-se sete provas de terra, o que costuma ser mau, muito mau em alguns casos, ser dos primeiros dois na estrada. Especialmente quem sai na frente.

Portanto, há também que jogar muito com a estratégia para os ralis de terra mas com este sistema pode ir subindo ao longo da prova e atacar no domingo para somar o máximo de pontos possível.

Sem dúvida que o novo sistema de pontos alarga muito a questão estratégica e isso será sempre bom para a competição.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Billy Bob
Billy Bob
13 dias atrás

Pensava-o algo de positivo mas…
Promove em demasia o…. nivelamento.

Este rali há um piloto com:
20 pontos, outro com 19, outro com 18, outro com 17, outro com 16 e por fim outro com 12….

A melhorar sff.

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis