Porquê a Hyundai pode sair no WRC no final de 2024?

Por a 2 Abril 2024 14:02

Não foi há muito tempo que circulou o rumor que Thierry Neuville poderia sair do WRC no final do ano, o que até ‘obrigou’ o belga a vir esclarecer publicamente o que ‘verdadeiramente’ disse: basicamente, poderia sair no WRC no final de 2024 se não tivesse equipa para correr, e com isso o que quis dizer foi que se a Hyundai saísse do Mundial de Ralis, ele não teria alternativa, e iria despedir-se dos ralis ao mais alto nível.

Mas porque teria dito Thierry Neuville isso? A resposta surgiu agora no Quénia com as palavras de Cyril Abiteboul à AutoHebdo e ao Dirtfish, com o francês a dizer que a Hyundai sabe que tem um atraso competitivo, estava a trabalhar nesse sentido – num novo carro – e agora a FIA interrompeu esse processo ao anunciar que quer mudar os regulamentos. E agora percebe-se que a Hyundai não quer que nada mude até ao final de 2026: “Não nos podemos dar ao luxo de ficar num desporto apenas como figurantes”, disse Abiteboul, que revela ainda que a Hyundai estava “muito avançada neste carro que foi autorizado pela FIA há alguns meses”, mas agora tudo pode mudar.

Recorde-se que a Hyundai tem um handicap competitivo face à Toyota (ndr, em dois anos, 2022 e 2023, a Toyota venceu 16 vezes face às sete da Hyundai) e essa é uma questão para a qual a Hyundai estabeleceu um plano, que foi agora interrompido pela FIA: “O que a FIA fez tem consequências de grande alcance, graves, a começar pelos nossos projetos”.

Portanto, isto significa que o desenvolvimento do novo i20 foi cancelado e basta ver o que se passou no Quénia para perceber que a Hyundai tem muito mais problemas em provas duras do que a Toyota: o i20 N Rally1 atual possui falhas fundamentais de design que simples upgrades não resolvem, só mesmo um carro novo, e tendo em conta que o processo , como já referimos, parou a Hyundai tem um grande problema em mãos e esse problema pode-se tornar também do WRC se a Hyundai decidir sair no fim deste ano.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter