PEC 13: Sébastien Ogier em modo ‘gestão’

Por a 23 Janeiro 2016 16:17

Thierry Neuville e a Hyundai venceram duas especiais de seguida, novamente com os coreanos a assegurarem as duas primeiras posições, com Sébastien Ogier claramente já em modo ‘gestão’, perdendo 35.0s para o belga, indo para o último dia de prova, que tem apenas três especiais, a mítica zona do Turini, com uma vantagem a rondar os dois minutos, face a Andreas Mikkelsen, que subiu na classificação fruto do duplo abandono de Kris Meeke e Jari-Matti Latvala, o primeiro com a caixa de velocidades partida, e o segundo a já não ter entrado na PEC 12, com a suspensão dianteira esquerda danificada na sequência da saída de estrada na PEC 11.

Assim sendo, Mikkelsen tem um pequeno avanço para Thierry Neuville, que está no terceiro lugar, mas bem perto do segundo, e portanto prestes assegurar o primeiro pódio do novo Hyundai i20 WRC. Esta luta será o único ponto de interesse do último dia do Rali de Monte Carlo, ficando por saber se o homem da Hyundai ataca Mikkelsen ou prefere assegurar o pódio, praticamente garantido sem eventuais problemas.

Quarto lugar para Mads Ostberg, uma posição que pouco fez para merecer nesta prova de adaptação ao novo navegador, que lhe canta as notas em norueguês ao invés de sueco, como estava habituado. Stéphane Lefbvre é quinto, naquel que se poderá tornar no melhor resultado da sua ainda curta carreira no WRC, e logo numa prova tão difícil.

Quanto ao WRC2, Elfyn Evans, apesar dos problemas que foi tendo, foi claramente superior a qualquer dos seus colegas de competição, sendo que Armin Kremer terminou o dia a 2m11.9s, Quentin Gilbert a 2m26.9s , pelo que estes dois ainda vão lutar pelos dois lugares do pódio nos três troços de amanhã. A Skoda entra no WRC2 a partir do Rali da Suécia e aí sim, será um bom duelo a seguir, pois com esta oposição é difícil de perceber onde Evans poderia ir buscar motivação para lutar com pilotos que estão a milhas da sua valia. Mas na Suécia já haverá Esapekka Lappi, que aqui no Monte Carlo não contou para o ‘totobola’, leia-se WRC2, sendo que na classificação geral ficou ‘mketido’ entre o segundo e o terceiro do WRC2.

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PEC 12: Meeke e Latvala de fora

O Rali de Monte Carlo acaba de perder dois dos seus principais protagonistas. Já se esperava que Jari-Matti Latvala não pudesse regressar no dia de hoje, já Kris Meeke poucos esperavam, mas a verdade é que o único piloto que tem conseguido dar alguma luta ao líder Sebastien Ogier, abandonou após a PEC 12 com problemas na caixa de velocidades do seu Citroën DS3 WRC.

O galês saltou do carro no final do troço para examinar a parte debaixo da na zona da frente do Citroën DS3 WRC, saiu sem falar aos jornalistas e abandonou alguns quilómetros à frente com a a caixa de velocidades danificada na entrada para a área de montagem de pneus de Tallard.

Latvala tentou reparar os danos na suspensão decorrentes do seu acidente da PEC 11, quando danificou um braço de suspensão, mas quando isso sucedeu já era tarde demais para iniciar o troço. Tendo em conta que no terceiro dia do Rali de Monte Carlo não há Rally 2, os doisp ilotos já não voltarão a ser vistos nesta prova.

Uma grande machadada numa prova que Sébastien Ogier lidera agora com mais de dois minutos de avanço para Andreas Mikkelsen, pelo que sem a pressão de Meeke, Ogier pode tirar muito o pé nas quatro especiais que faltam para o fim do Rali de Monte Carlo

Thierry Neuville vai ficar registado como o piloto que alcançou a primeira vitória em troços da nova geração do Hyundai i20 WRC, ao ser o mais rápido na especial de St Léger Les Mélèzes – La Bâtie Neuve 2, e logo com um ‘tri’ da Hyundai, já que Hayden Paddon e Dani Sordo foram segundo e terceiro colocados na especial.

Tendo em conta que os pilotos têm que escolher pneus para os três troços, a Hyundai esteve perfeita nesta especial, mas por exemplo, Sébastien Ogier fez apenas quinto, a 46.6s de Neuville.

Tendo em conta que Kris Meeke foi 2.3s mais lento que Ogier, a diferença entre ambos na frente passou para 29.1s, sendo que com a ausência de Jari-Matti Latvala, que até este momento não arrancou para a especial, com problemas na suspensão dianteira esquerda, Mikkelsen é novamente terceiro classificado, mas viu Neuville aproximar-se 3..9s, o que significa que estão ambos agora separados por 30.1s.

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PEC 11: Meeke vence mas só recupera 3.4s a Ogier

Kris Meeke venceu a segunda passagem pela especial de Lardier et Valenca – Faye 2, com a extensão de 51.55 km, mas só recuperou 3.6s para Sébastien Ogier, que desta forma continua com uma vantagem de 26.8s para o galês da Citroën. Ainda assim, Ogier revelou no final da especial que foi cauteloso porque o troço está muito diferente da passagem da manhã. Jari-Matti Latvala teve problemas nesta especial, já que deu um toque e danificou a suspensão frontal esquerda, perdendo com isso 1m54.2s caindo para a quinta posição da geral, atrás de Andreas Mikkelsen e Thierry Neuville.

Quanto a Meeke, revelou que “Estou na minha, é difícil ler a estrada há muito gelo negro e este é mais um Monte Carlo traiçoeiro, mas estamos na luta…”

Terceiro tempo na especial para Mikelsen, que ainda assim perdeu quase trinta segundos para Ogier. Thierry Neuville foi apenas sexto no troço e perdeu um pouco mais o contacto com Mikkelsen, apesar de ter subido uma posição. Em atualização

PEC 10: Mikkelsen ‘dá’ 43.9s a Ogier

Tal como o próprio já tinha antevisto, Andreas Mikkelsen apostou tudo neste troço e ao ter levado mais pneus de pregos para o ‘loop’, venceu a especial com 43.9s de vantagem para Sébastien Ogier, facto que lhe permitiu recuperar uma posição, a Thierry Neuville, e recuperar também 48.0s a Jari-Matti Latvala, de quem dista agora 19.9s.

Kris Meeke foi apenas quarto, a 54.0s de Mikkelsen o que significa que Sébastien Ogier dilatou novamente a margem para o segundo classificado, que dista agora 30.2s do líder. Jari-Matti Latvala é terceiro a 1m43.5s.

A especial está com muita neve, especialmente na descida depois do topo principal, o Col de Moissière: “Deixei escorregar um pouco o carro e demos um ligeiro toque. Foi uma especial incrivelmente difícil. Depois da ligeira saída, perdi um pouco a confiança” disse Kris Meeke, explicando o atraso.

Latvala revelou não se lembra de ter rodado em condições de estrada tão complicadas e Ogier destacou também a dificuldade da descida, pois os pneus estavam longe de ser os ideais, tal como quase sempre sucede no Rali de Monte Carlo.

Depois de perder bastante no troço anterior, o mais longo, Mikkelsen já tinha dito que neste poderia recuperar e assim sucedeu. Se olharmos para os dois troços globalmente percebe-se que Mikkelsen começou o dia a 25.7s de Latvala e com 14.0s de avanço para Thierry Neuville e após este troço termina a manhã a 19.9s de Latvala mas com 31.7s de avanço para o belga da Hyundai. É assim que o Monte Carlo deve ser visto e com isto se conclui que foi uma boa opção. Isto quanto às posições à sua volta, pois quanto ao líder, Ogier, perdeu. Aliás, todos perderam…

“Claro que tínhamos os melhores pneus neste troço. Penso que ganhámos tempo na descida, pois tinha bons pneus e ataquei. Em termos globais não se se foi a melhor escolha”, disse Mikkelsen. Mas pelos números, foi mesmo…

De resto, no WRC2 e tal como se esperava, Elfyn Evans recuperou a liderança e converteu um atraso de 5.8s num avanço de 49.7 em apenas 17.13 Km.

PEC 9: Ogier destaca-se, mas Meeke mantém-se por perto

Lardier et Valenca – Faye 1, com os seus 51.55km é a mais extensa especial do Rali de Monte Carlo. Tal como se esperava, Sébastien Ogier fez aqui um forte ‘ataque’ aos seus adversários, com Kris Meeke à cabeça, e ‘deu-lhe’ mais 10.6 segundos, aumentando a liderança para 20.1s, o que deixa a liderança em aberto pois vinte segundos no Monte Carlo é muito pouco.

Jari Matti Latvala perdeu 31.3s para o seu colega de equipa e tendo em conta que Andreas Mikkelsen cedeu bem mais de um minuto, o finlandês consolidou o seu terceiro lugar. Grande tempo de Thierry Neuville, ao realizar o quarto tempo, a 37.0s de Ogier, o que lhe permite ascender ao quarto posto por troca com Mikkelsen. Dani Sordo parou no troço para mudar uma roda na sequência de um furo. Mais informação dentro de momentos.

Sébastien Ogier “O troço estava muito escorregadio, tinha mais gelo do que esperava, Vamos tentar continuar assim”

Jari Matti Latvala “Não corri riscos e estou contente com o que fizemos. A diferença é grande mas isto é o Monte Carlo”

Andreas Mikkelsesen cometeu um erro com a escolha de pneus, já que decidiu cruzar pneus de pregos com pneus para asfalto seco mas o troço estava mais seco do que esperava e naturalmente perdeu muito tempo “Tentámos algo diferente, mas a estrada secou mais do que esperávamos. De qualquer forma deve dar para fazer bem melhor na próxima especial”

Mads Ostberg, tal como acontecia o ano passado, o norueguês já se queixa das afinações do seu carro “Absolutamente horrível, nada funcionou esta especial temos que afinar melhor o carro. Não estou nada contente”

Kris Meeke fez o segundo tempo, mas queixou-se que os espectadores atiraram neve para a estrada

Thierry Neuville começou o dia com bem mais confiança no carro devido às modificações que fizeram na suspensão “a suspensão melhorou muito, tentámos uma nova afinação e estamos agora muito mais confortáveis nas zonas mais escorregadias”

Furo retira liderança a Evans no WRC2

Elfyn Evans perdeu a liderança do WRC2 para Armin Kremer, já que furou e teve que parar para mudar a roda, o que terá demorado cerca de dois minutos. De qualquer forma, perdeu somente 1m47 para Yoann Bonato o que significa que na geral da categoria está apenas a 5.8s de Kremer, algo que deve conseguir recuperar… no primeiro split do próximo troço.

Com a vitória neste troço, Bonato saltou de quinto para terceiro, suplantando Quentin Giordano e Quentin Gilbert.

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Marco
Marco
8 anos atrás

O Ogier bem pode agradecer o “modo gestão” aos estúpidos franceses que andaram a meter pedras no meio da estrada. Eu bem sei que o Ogier não tem culpa nenhuma mas a FIA devia, no mínimo, deixar um serio aviso à organização da prova.

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