OPINIÃO: WRC “Houston, we have a (big) problem…”

Por a 17 Setembro 2020 22:27

Li com atenção as palavras do nosso antigo colega do Autosport inglês, David Evans, agora no Dirtfish, sobre o que se está a passar no Mundial de Ralis e tal como ele, também acho que pode vir aí “confusão da grande”. O David começa por relembrar que estamos a três meses e meio da data prevista (janeiro 2021) para os novos Rally1 híbridos começarem a testar para se estrearem em 2022, e a sensação que temos é que, o que se está a passar agora é a perfeita antítese do que foi a estreia dos atuais World Rally Car em 2017. Já em 2015 se viam novos WRC a testar para 2017, o ano de 2016 foi quase um WRC paralelo, de testes, e quanto à nova geração de híbridos, pouco ou nada se sabe, e na verdade, pouco ou nada há para dizer. Logicamente que as equipas estão a trabalhar nos carros. Não faltava mais nada do que serem apanhadas com as “calças na mão”, mas já ficou claro para toda a gente que está tudo muito atrasado e a maior razão é a indefinição dos regulamentos.

Não temos a mais pequena dúvida que há equipas a trabalhar nos bastidores, mas não estão em unidas e a verdade é que faltam três meses e meio para o fim do ano, e neste momento existe o sério risco de mais marcas deixarem o WRC. Quer queiramos quer não esta situação de pandemia veio agravar muito toda a situação do mercado automóvel e se calhar o que uma determinada marca pensava há um ano ou dois, já não ‘sente’ o mesmo agora. O mais curioso da questão é que “nem se percebe muito bem quem é que quer e o quê”.

Quando se começou a falar dos híbridos, havia quatro construtores, e todos eles queriam as novas regras em 2022. Havia algumas posições distintas mas o caminho era evidente e semelhante para todos. Tal como diz o David Evans na sua peça, a Citroën sairia se não se seguissem os híbridos no WRC.

Agora, o Dirtfish diz que a Hyundai pode estar perto de fechar a torneira. A Ford está mal na Europa, e para a M-Sport o dinheiro tem de vir dos EUA. A Toyota tem híbridos na sua gama, como diz o David Evans “ainda o Kalle Rovanpera não tinha nascido”, portanto, não está extasiada com o que de bom o WRC lhe pode trazer para o seu negócio.

E depois há o problema dos custos. Mesmo que a FIA e os construtores tenham trabalhado bem esta questão e a diminuição seja efetiva, sinceramente concordo em absoluto com o David Evans quando este diz que duvida que com chassis tubulares e sistemas híbridos os carros (Rally1) sejam mais baratos.

Carros de ralis a custar um milhão de euros, fora tudo o resto, é demasiado. Por isso, é bom que as coisas sejam definidas rapidamente, ou o risco de ver marcas saltar fora é real.

Seja como for há uma solução. Os ‘puristas’ e os ‘velhos’ como eu já passaram por ela e não foi por isso que o Mundial de Ralis morreu.

Largar o World Rally Car e os Rally1 passarem a ser R5 híbridos e mais ‘espevitados’. Agarrar nos carros que existem e que têm mais do dobro dos construtores do WRC. O WRC já foi assim, com o Grupo A, a partir de 1987, e depois cresceu, cresceu, e quando fez sentido, passou a World Rally Cars.

Se num período que se espera ser complicado em termos económicos se tiver que fazer uma ‘transição’ com os R5 Plus, que seja. Antes isso do que ver uma equipa sozinha no WRC. Não faria sentido nenhum. Duas, ainda vá, e mesmo assim…

É óbvio que só estou a “avisar as tropas”, tudo pode ainda normalizar, vamos esperar que assim seja, mas é bom que se resolva depressa ou se pense em alternativas. O WRC está a ficar demasiado para trás para o meu gosto face a outras disciplinas fortes do mundo motorizado.

A F1 é o que é, tem lá a Ferrari, não chega mas ajuda muito. O WEC vai para uma nova e prometedora era. O WRX está a fazer a transição para elétricos, a Fórmula E tem lá, atente-se bem: Audi, Mercedes, DS, Porsche, Jaguar, Nissan, BMW, NIO, Mahindra. O WTCR tem problemas mas tem lá a Hyundai, Renault (semi oficial), Honda, Lynk & Co, Audi, CUPRA e Alfa Romeo. Não são ‘fábrica’, mas quase.

O WRC está numa encruzilhada. Resolvam-na porque é a disciplina que tem mais adeptos a seguir à F1 e ao MotoGP.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Abarth
Abarth
3 anos atrás

Para mim este ponto não teria grande discussão. Os R5 com mais uns pozinhos e sistema híbrido podem ser a solução para que o WRC não passe anos de vazio. Os R5, ao contrário dos tradicionais grupo N são carros que aguentam bem uma prova com a extensão das provas do WRC e se bem conduzidos são bastante agradáveis de se ver. Não tenho a certeza se os R5 têm restritor de admissão mas se tiverem por aqui já se consegue aumentar a potência. Era importante manter os custos controlados e a fiabilidade. Com estas medidas consegue-se possivelmente atrair mais… Ler mais »

Petter27
Petter27
Reply to  Abarth
3 anos atrás

Têm restrictor claro, de 32 mm, que são o que mais os esgana, contra os 36mm dos WRC actuais. Bastava aumentar o restrictor dos R5 para 36mm (ou, porque não, mais qualquer coisa) para ter carros quase tão rápidos como os WRC, mas mais baratos, e muito mais espetaculares, pois não têm as suspensões e diferenciais que fazem os WRC andar quase sobre carris e aterrar dos saltos mais altos como um gato, sem “pinchar” absolutamente nada.

Abarth
Abarth
Reply to  Petter27
3 anos atrás

Absolutamente de acordo. O WRC não deveria ser tão eficiente como é nos dias de hoje. Os ralis principalmente em asfalto são quase como uma prova de velocidade dada a forma como são abordadas as curvas e a velocidade nas mesmas. Deveriam andar menos agarrados ao chão e seria muito mais interessante.

Abarth
Abarth
3 anos atrás

A Solução dos R5 plus hibridos com custos controlados era excelente. Quanto a mim a FIA podia permitir a utilização destes carros em campeonatos nacionais (mais endinheirados) consoante a decisão das respetivas federações, mas o mais interessante era mesmo a possibilidade de se alugar um carro destes por preços comportáveis para competir à geral em provas mundialistas. Era um gosto enorme ver alguns dos nossos pilotos disputar o Rali de Portugal à geral.

vasco__moura
vasco__moura
3 anos atrás

O WRC não soube capitalizar os carros mais rápidos de sempre a abençoar a categoria. Agora a pandemia ainda mais dificultou toda a situação económica das equipas e campeonato… Venham daí os R5 híbridos espevitados e com custos controlados. Esperemos que seja um balão de oxigénio para um campeonato claramente a morrer aos poucos

Abarth
Abarth
Reply to  vasco__moura
3 anos atrás

Infelizmente é verdade tudo o que refere.

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado