OPINIÃO: Nem tanto ao mar nem tanto à terra

Por a 24 Janeiro 2022 16:27

Sébastien Loeb é um piloto estratosférico. É um facto. Mas anda por aí muita gente admirada, como é possível, um piloto que já não fazia provas do WRC desde o Rali da Turquia, chegar ali a bater todos os outros. Ora, vamos a factos: Loeb e Ogier foram os dois únicos que levaram a luta até ao último metro, mas Elfyn Evans, se não tivesse cometido um erro numa zona que era extremamente fácil errar, pois nos reconhecimentos parece uma coisa e em prova a curva é muito mais ‘lixada’, para não dizer pior, do que parece, teria lutado com ambos até ao fim. Sébastien Ogier, ainda com o ritmo ‘normal’, liderava à entrada do penúltimo troço com 26.4s de avanço. Furou no penúltimo, e Loeb aproveitou. E foi ele que aproveitou porque era ele que lá ‘estava’ em posição do fazer. Mais ninguém.

Portanto, o Seb’ mais velho, não chegou ali e deu ‘calendários’ a toda a gente como já vi escrito. Fez uma espantosa exibição face ao contexto, mas nada do outro mundo.

E porque andou ‘taco a taco’ com Ogier e Evans e esteve bem melhor que os colegas de equipa? Porque o WRC entrou numa nova era, os carros eram novos para todos, portanto o ‘avanço’ que o plantel do WRC trazia face a Loeb esbateu-se muito, sendo carros novos. Ainda por cima, mais simples, do nível dos WRC 2016, mas híbridos.

E quem é o piloto que já guiou tudo e mais alguma coisa no WRC nos últimos 20 anos? Sébastien Loeb. Portanto não é de admirar a rápida adaptação. A questão física? Não se põe. O hme vem de 15 dias no Dakar, quem aguenta ‘aquilo’ aguenta três dias de WRC. E há ainda um detalhe que não sendo muito importante é curioso: que piloto melhor conhece o ‘lift and coast’, algo que os pilotos do WRC passaram a fazer? O único que corre no Extreme E, Sébastien Loeb.

O que acho verdadeiramente fantástico, é uma pessoa como Isabelle Galmiche passar absolutamente incólume numa prova a este nível, contribuindo, logicamente, muito para o triunfo de Loeb. Não é fácil como Loeb disse na conferência de imprensa, chegar ali e lidar com tudo o que é necessário a um navegador no WRC. Chapeau, Srª. Isabelle Galmiche.

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GT264CV
GT264CV
2 anos atrás

Sr. José Luis Abreu, pelo desculpa mas não concordo com a sua tentativa de minimizar de certa forma o que o Loeb conseguiu. Conforme já aqui escrevi, eu até nem simpatizava muito com o seu insolente domínio durante anos, mas aprendi a respeitá-lo por aquilo quer ia conseguindo atingir em part-time e cada vez menos jovem. Até concordo de uma forma genérica com as suas argumentações mas, com 48 anos… mesmo que acabasse em segundo lugar seria espantoso! E quem aguenta um Dakar, aguentar de seguida 3 dias de WRC e a respetiva mudança de chip certamente que não é… Ler mais »

Petter27
Petter27
Reply to  GT264CV
2 anos atrás

Subscrevo na íntegra.

FormulaTwo+1
Reply to  GT264CV
2 anos atrás

Concordo completamente! Loeb foi enorme. A M-Sport foi enorme (para mais com o fraco orçamento que tem face à concorrência). E Galmiche deixou-nos a todos sem palavras!

80´S F1
80´S F1
2 anos atrás

Nem tanto ao mar nem tanto á terra quanto á imparcialidade dos comentários. Querer minimizar um feito histórico por um dos maiores pilotos de automóveis de todos os tempos só pode ser de mau perdedor. Ogier também é grande e um dos maiores mas desta vez teve o azar que em outras vezes não teve. Este Ford nasceu bem, logo sê vê pelos resultados dos demais pilotos, mas é um magnifico trabalho do Loeb e da Isabelle que aliado ao talento e consistência obtiveram uma Vitória indiscutivel. A curva era lixada como todas as outras da prova, mas quando tentas… Ler mais »

Petter27
Petter27
Reply to  80´S F1
2 anos atrás

“A curva era lixada como todas as outras da prova, mas quando tentas decobrir os limites do carro e acabas por decobrir os teus….. dá em erro.” — Esta frase é para emoldurar!

Petter27
Petter27
2 anos atrás

Nunca fui adepto do Loeb, e também não estou admirado com esta vitória. Comentei aqui, quando saíram os primeiros vídeos dele ao volante do Puma (nessa altura sim, fiquei admirado), que ele estava incrivelmente adaptado ao carro, como nuca o vimos na Hyundai, e que arriscava seriamente o record de piloto mais velho a vencer no WRC. Que nem por isso deixa de ser um feito *absolutamente extraordinário*: aos 47 anos, bater o melhor piloto da actualidade, 10 anos mais novo e campeão em título, no rali onde ele é mais forte, é algo que possivelmente só o Loeb, mais… Ler mais »

Petter27
Petter27
2 anos atrás

Discordo portanto completamente do sentido deste artigo, e vou apenas comentar dois pontos: – quanto á questão física não se por, por ser fácil para quem aguenta 15 dias de Dakar: não sei se o autor é ignorante mesmo ou se só se faz. O Dakar é uma prova de *resistência*, onde pilotos mais velhos podem, sem problemas, ser competitivos, se estiverem fisicamente em forma. Mas o WRC exige reflexos, velocidade de reacção, e visão, que é biologicamente impossível a um homem de 47 anos ter ao nível dum de 30. É algo inevitável e impossível de mudar, independentemente  do treino.… Ler mais »

alexis
alexis
2 anos atrás

Opinião é o que é e vale o que vale, mas acabou por cair no ridiculo ao tentar desvalorizar o feito do Loeb, que não goste do Loeb e tenha ficado aziado por ele ter ganho, ou por Ogier ter perdido, é uma coisa, mas pôr-se a jeito desta maneira, ainda por cima ocupando a posição que ocupa dentro do jornal, é outra.

Vmleal
Vmleal
2 anos atrás

O feito do Loeb, assim como da co-piloto, é extraordinário, por múltiplas e grandes razões. Não há como minimizar

henri toivonen
henri toivonen
2 anos atrás

Loeb foi um justo vencedor! Lutou e conquistou com mérito próprio, se for pela análise em cima evans era bi campeão! Os últimos dois campeonatos foram discutidos até á última prova e ganhou o Seb justo vencedor. Eu como adepto do desporto fiquei muito contente e emocionado com esta batalha e é de se tirar o chapéu a Loeb por vários factores, Dakar que nós sabemos que tem de se ter uma preparação física, psicológica, emocional para conseguir andar na frente conquistou o 2 lugar, viajou para fazer a prova de WRC que podemos dizer que é como “ karting… Ler mais »

mpedro
mpedro
2 anos atrás

Por esta altura e lendo os comentários já deve ter percebido que este artigo não veio muito a propósito. Usar “ses” em provas de wrc é de amador ou de quem começou ontem a seguir o wrc. Quer ver: “Se o Evens não tivesse saido noutra curva lixada e com gelo o seu Ogier tinha menos um título mundial…” Simplesmente não faz sentido. E desvalorizar o feito porque o Loeb veio de 15 dias de dakar, essa ainda mais ridicula é. Isso serviria para valorizar. Quantos terminam o dakar tão exaustos que dizem nem querer ouvir falar de corridas tão… Ler mais »

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