OPINIÃO: Este Rali Safari honra o passado

Por a 25 Junho 2021 19:57

Andam aí algumas vozes nas redes sociais a dizer que este Rali Safari é uma “brincadeira de meninos” face ao que eram os Rali Safari do passado. É verdade que os tempos eram outros, as provas eram outras, mas quem cai no erro de comparar o que acontecia no passado, com o facto de hoje vários concorrentes terem tido problemas de vária índole, no primeiro dia deste Rali Safari – já li para aí escrito “pouca resistência” – está a cometer um grande erro. E há uma coisa que tenho a certeza: ninguém que lá está no Quénia diz que este Rali Safari é para “meninos” e que “antes é que era bom”.

Este Rali Safari está a mostrar-se bem duro, e há alguns dados que deve ter em mente quando se compara com o “antigamente”.

Ponto prévio: Os carros de antigamente não eram mais fiáveis. Muito longe disso, mesmo a antítese disso.

Antigamente as equipas traziam levavam 20 a 25 sets de amortecedores por carro. Hoje em dia, no WRC, as equipas tem dois sets por carro. É verdade que parte disto se explica pela quilometragem, mas dizer que os carros do passado “é que eram fiáveis” é um erro tremendo e completamente errado.

No passado, mudavam mangas de eixo em todas as assistências, e essas eram basicamente à vontade do freguês. No Safari, era só o carro precisar.

Hoje em dia no WRC, cada carro tem dois jogos de mangas de eixo para o rali todo.

No passado, mudavam transmissões todos os dias. Mais uma vez, hoje só há dois jogos.

É tudo selado hoje em dia, antigamente não havia limites. Entre muitas outras coisas.

Quem está agora no Rali Safari a ouvir as histórias das gentes locais que estiveram ligados aos ralis Safari, só se pode rir quando ouve alguém dizer que “os carros antigos eram mais fiáveis”. E tanto mais que se podia dizer.

Os Ralis Safari do passado foram magníficos, este está a ser excelente, emotivo, há incerteza. Nem quem veio correr sozinho na sua classe se pode dizer ao luxo que ganhou…

FOTOS @World/André Lavadinho

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
christopher-shean
christopher-shean
2 anos atrás

Concordo… mas nos anos 70 havia carros a meio da tabela (como o Peugeot 504 Berline, por exemplo, e alguns carros japoneses…) que faziam a prova com muito menos substituições de peças… Claro que as velocidades eram mais baixas, mas p’ra mim eram carros mais fiáveis que as de hoje…

Last edited 2 anos atrás by [email protected]
Petter27
Petter27
2 anos atrás

Há 20 anos, em 2001, altura da penúltima edição antes desta, o Safari tinha vários troços com mais de 100 Km (um até de 120, e salvo erro nenhum abaixo dos 40), este ano o troço mais longo tem 30 e tal Km. É óbvio, que, a comparar com os anteriores, este é um rali de meninos. Basta olhar para os carros, e as protecções que (não) têm, ou até só ter 2 palmos de testa. A dificuldade que vários pilotos estão a ter mostra apenas a falta de habituação (e capacidade, nalguns casos) da geração actual a ralis duros… Ler mais »

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado