Kris Meeke é o vencedor do Rali da Finlândia

Por a 31 Julho 2016 12:31

Kris Meeke ganhou o Rali da Finlândia e obteve o segundo triunfo no WRC em 2016 depois da vitória em Portugal. No ano em que a Citroën participa pontualmente e segue uma política de rotatividade dos pilotos, o britânico regressou ao campeonato depois do triunfo na ronda portuguesa e voltou a ganhar.

“Foi uma pequena loucura, para ser honesto. Esta é a casa dos ralis e Ouninpohja é o santo graal das especiais.  Vencer como o fizemos é incrível. Aproveitei como se fosse uma criança. Briguei e diverti-me. Sempre soubemos que o DS3 é bom aqui. Foi um esforço de equipa no carro, o Paul (Nagle) fez um trabalho incrível. Que grande resultado. Acho que mereço uma cerveja esta noite”, afirmou Kris Meeke.

Um dos últimos a partir para a estrada, Meeke beneficiou dessa posição para começar a ganhar tempo aos rivais mais directos. Algum tempo aqui, outro ali, e o piloto da Citroën chegou ao fim do segundo dia de prova – primeiro completo – com uma vantagem a rondar os 20 segundos para Jari-Matti Latvala.

Meeke passava pelas especiais finlandesas sem qualquer problema e mostrava que o DS3 WRC continua competitivo, mesmo se a marca gaulesa está concentrada no desenvolvimento do modelo para 2017. Entretanto, os seus principais adversários atrasavam-se. O campeão do mundo, Sébastien Ogier estava limitado por ser o primeiro na estrada. Mas o pior aconteceu quando cometeu um erro, ficou com o carro preso na valeta e perdeu 16 minutos. A partir daí ficou fora das contas da vitória.

Jari-Matti Latvala queria vencer na Finlândia pela quarta vez. Acabou em segundo mas nunca conseguiu por Kris Meeke verdadeiramente em xeque. Começou logo por perder tempo quando deu um toque numa barreira e furou o pneu direito traseiro no Polo. A desvantagem não era irrecuperável mas Meeke tornou-a quando na primeira passagem por Ouninpohja, já no terceiro dia, quase duplicou a diferença que os separava.

Ott Tanak também mostrou potencial para discutir a vitória. Mas entre furos, quebra da suspensão e, no final, um acidente que o levou à desistência, ainda não foi desta que o estónio inscreveu o seu nome entre os vencedores do WRC.

Quem fez história foi Craig Breen. O irlandês conseguiu, aos 26 anos, o seu primeiro pódio no campeonato do mundo de ralis. E logo no Rali da Finlândia, uma das provas mais exigentes do campeonato devido às velocidades atingidas. O piloto da Citroën voltou aos comandos de um WRC e viveu “o melhor dia da vida”, salientou.

O segundo piloto da Citroën deu à marca francesa mais um pódio. O construtor gaulês não colocava dois carros entre os três primeiros desde o Rali da Argentina do ano passado. Thierry Neuville, em Hyundai, teve de se contentar com o quarto posto. O belga ficou a 4,6 segundos de Breen numa prova em que raramente esteve satisfeito. Falta de tracção, dificuldades em encontrar a melhor afinação no i20 e algumas notas menos correctas foram alguns dos desafios com que Neuville teve de lidar.

O mesmo aconteceu com Hayden Paddon. O neozelandês raramente conseguiu andar com os melhores e acaba por ficar no quinto posto. “Resultado não é mau num fim-de-semana que foi desafiante”, disse. Sentimento semelhante teve Mads Ostberg. Mas o norueguês, ao contrário dos adversários, sente que andou bem. Aliás, ontem dizia mesmo que estava a pilotar como nunca tinha feito na Finlândia.

Andreas Mikkelsen também gostou da sua prestação, mas não do resultado. O norueguês que chegava com expectativas de lutar pela vitória acabou em sétimo.

No WRC2, Esapekka Lappi venceu com autoridade e Teemu Suninen foi segundo. O piloto teve de suar durante todo o rali para ficar no lugar intermédio do pódio mas respirou de alívio metros antes da última especial acabar. Pontus Tidemand, que era terceiro e ainda ambicionava subir de posição, sofreu um acidente e abandonou. A derradeira classificativa foi dramática neste campeonato. Karl Kruuda, que era quinto, também desistiu após acidente. Elfyn Evans ascendeu a terceiro depois dos problemas sentidos no início da prova e Henning Solberg completou a prova em quarto.

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makkinen
makkinen
7 anos atrás

Um Rali em que á partida tinha como principal favorito Latvala.Mas ou o piloto da VW está a perder a motivação,ou o Polo já não é competitivo.

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