JWRC 2026: novo calendário e prémios reforçados
O Campeonato do Mundo de Ralis Júnior (JWRC) regressa em 2026 mantendo a sua estrutura centrada na formação e valorização de jovens talentos do Mundial de Ralis. A competição volta a integrar o ecossistema do WRC com um formato atualizado, prémios financeiros reforçados e uma calendarização que alia diversidade de terrenos a novas localizações.
A temporada de 2026 incluirá cinco provas, com uma clara predominância de ralis em pisos de terra, e uma etapa em asfalto. O arranque está marcado para a neve da Suécia, seguindo-se as rondas de Portugal (maio), Finlândia (agosto) e Chile (setembro). O evento sul-americano, que se estreia no calendário, servirá também de final da época e terá atribuição dupla de pontos.
Todos os concorrentes alinharão ao volante de Ford Fiesta Rally3, equipados com pneumáticos Hankook de nova geração, desenvolvidos a partir da experiência nas categorias de quatro rodas motrizes do WRC.
Prémios e oportunidades no WRC2
O vencedor do JWRC 2026 receberá quatro participações na categoria WRC2, ao volante de um Ford Fiesta Rally2, reforçando a ligação entre as duas divisões e garantindo uma plataforma sólida de progressão competitiva.
O programa oferece ainda apoio técnico e logístico, consolidando-se como uma das portas de entrada mais eficazes para o topo dos ralis mundiais.
Talentos e referências no desenvolvimento de pilotos
O JWRC mantém a tradição de revelar novos talentos. Casos recentes, como o do estónio Romet Jürgenson — campeão júnior mundial em 2024 —, comprovam o impacto da iniciativa ao nível formativo. Jürgenson utilizou o simulador de pilotagem e o programa FIA Rally Star como base para a sua evolução, alcançando posteriormente uma carreira quase completa no WRC2.
Entre as figuras que mais valorizam a importância do projeto estão Diego Dominguez, campeão WRC3 2024 e vice-campeão júnior 2023, e Maciel Woda, diretor do JWRC, que destacam o campeonato como “uma oportunidade real para jovens talentos demonstrarem o seu potencial”.
Nova geração de pilotos em destaque
A edição de 2025 revelou Mille Johansson, de apenas 20 anos, como uma das maiores promessas da modalidade. O piloto sueco venceu o equivalente europeu do JWRC na época passada e é apontado como nome forte entre os jovens que poderão integrar o plantel de 2026.
Os inscritos para a nova temporada ainda não foram oficialmente anunciados, estando a lista prevista para divulgação em fevereiro, antes da primeira ronda da época.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






