Josh McErlean: continua a encurtar distâncias: “estou melhor, mas há muita margem para crescer no WRC”
McErlean destaca evolução e aponta a novos ganhos em estreia no Japão
O jovem irlandês Josh McErlean terminou o Central European Rally com a sua melhor performance num Rally1, alcançando o sétimo lugar ao volante do Ford Puma da M-Sport e reduzindo significativamente a diferença para os líderes do Mundial de Ralis antes da estreia no Japão.
Progressão notória e objetivos definidos
A experiência adquirida na passagem por estradas rápidas e técnicas da Baviera e da Boémia foi fundamental para o piloto: “Foi uma grande aprendizagem. Enfrentámos todo o tipo de condições — saindo à frente e atrás do pelotão — e foi bom comparar tempos com o Greg [Munster] depois do azar dele na sexta-feira.”
O objetivo principal era ganhar mais quilómetros em asfalto antes da viagem ao Japão: “Acho que no início do rali estávamos a cerca de dois segundos por quilómetro dos mais rápidos. Mas esta manhã já só perdíamos 0,7 s/km para o Ogier, o que é uma grande melhoria. Mas ainda há muita margem para crescer.”
Preparação para o desafio nipónico: diferenças e potencial
McErlean sublinha que os ensinamentos do Central European Rally vão ser úteis para os troços japoneses, mesmo reconhecendo as diferenças entre terrenos: “Tudo o que fizemos aqui vamos aplicar no Japão. Agora já sabemos para onde seguir em termos de setup. Mas ainda há muito a melhorar ao nível da condução — é uma questão de confiar mais no carro e talvez arriscar um pouco mais no Japão.”
Apesar das diferenças entre os traçados — estradas rápidas europeias versus os traçados lentos e técnicos das montanhas nipónicas —, McErlean acredita que a experiência em pisos com pouca aderência será valiosa: “As especiais japonesas são mais lentas, mais técnicas, com curvas longas. O asfalto é muito particular. Houve troços aqui com pouco grip, um pouco como no Japão, mas ao todo não é representativo. Ainda assim, fizemos aqui um autêntico rali de asfalto, o que é um grande passo para Tóquio.”
O irlandês surge agora focado em consolidar o progresso registado e em encurtar ainda mais a distância para os melhores do WRC, visando um novo patamar competitivo no Rally do Japão.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






