Inevitável: Vão ‘saltar’ ralis europeus no WRC
Há muito que a
questão anda no ar mas na entrevista que fizemos a Oliver Ciesla, Diretor Geral
do Promotor do WRC, publicada na edição desta semana do jornal AutoSport, não
deixa qualquer tipo de dúvidas: Há ralis europeus que terão de sair a breves,
médio prazo, para dar lugar a provas ‘intercontinentais’ ou mesmo, para serem
substituídos por outros ralis europeus. Se esta situação, troca por troca na
Europa, é bem menos provável, embora possível, Croácia e Polónia são as duas
provas em lista de espera, já os ralis ‘intercontinentais’ que ficarem prontos
para entrar, vão desalojar provas europeias.
A FIA não vai
conseguir impor mais do que 15 (no máximo dos máximos) provas, e se assim for,
em 2020, pelo menos um rali europeu sai para dar lugar ao Japão. Rali Safari é
a prova que se segue. Depois, talvez pare por aí durante uns tempos, mas nada é
garantido:
“Se a estratégia da FIA em expandir o
calendário fora da Europa continuar, e se a seguir ao Chile, introduzirmos
eventos no Japão e no Quénia, e por fim, se as equipas disserem que não podem
fazer mais de 14 eventos, é claro que temos que considerar perder um ou dois
eventos europeus.
Penso que o campeonato não vai sofrer com isso,
não devemos ter medo. É apenas uma evolução. As coisas podem mudar nos países.
Não preciso de mencionar nomes, mas se um país
não tiver pilotos no top 5, as maiores emissoras de TV perdem interesse. Os
adeptos deixam de assistir. A imprensa escrita generalista não segue tanto as
provas.
Então eu acho que é justo dizer que esses
mercados são para nós um fim de semana perdido, quando ao mesmo tempo eu teria
a oportunidade de tocar terrenos muito mais frutíferos noutras regiões. Esta é
apenas uma evolução normal.
Lembre-se de que se não realizar um evento do
WRC durante três, quatro ou cinco anos, isso não significa que nunca mais
volte.
O WRC também sobreviveu quando o Rali de Monte
Carlo esteve no IRC durante alguns anos, e aqui estamos nós. Não devemos ter
medo. Temos todo o respeito pelo facto de todos os organizadores fazerem
enormes esforços para lidar com este desporto tão complicado como este e com
muitos deles, nos últimos anos, todos os seus esforços contribuíram para ajudar
a colocar o WRC onde está hoje”, disse Oliver Ciesla.
Martin Holmes
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI