Hayden Paddon: Campeão Multi-Títulos e perspetivas de futuro no WRC

Por a 9 Novembro 2025 13:34

Hayden Paddon é o piloto neozelandês mais bem-sucedido da história dos ralis, com um palmarés impressionante que extravasa largamente as fronteiras nacionais. O vencedor neozelandês é sete vezes campeão nacional de ralis na Nova Zelândia, conquistando os títulos em 2008, 2009, 2013, 2018, 2021, 2022 e 2023.​

Foi este fim de semana novamente coroado vencedor, mas agora do Campeonato Australiano de Ralis, ainda e sempre com John Kennard ao lado. E dedicou a conquista a Possum Bourne, lenda local dos ralis, que perdeu a vida num grave acidente numa prova, em 2003.

Nesta última prova da competição australiana, ainda apanharam um susto com uma falha num amortecedor do seu Hyundai i20 N Rally2, perderam cerca de três minutos e meio mas o terceiro lugar foi suficiente para garantir o título.

Lewis Bates e Anthony McLoughlin ficaram em segundo lugar no rali e em segundo no campeonato.

Questionado sobre se iria continuar no campeonato em 2026, Paddon não se comprometeu: “Veremos”, disse ele. Segundo sabemos, tem vontade de regressar ao WRC, o mais tardar em 2027, e talvez surpreenda com o projeto, se o conseguir levar avante.

Prestígio Internacional e Marcos Históricos

Para além do domínio da Nova Zelândia, Paddon estabeleceu-se como figura de relevo no panorama internacional. Em 2011, tornou-se Campeão do Mundo da categoria Production (PWRC), sendo o primeiro pessoa do Hemisfério Sul a conquistar um título mundial de ralis. A sua maior glória chegou em 2016, quando conquistou a vitória no Rali da Argentina pela Hyundai — a primeira e única vitória de um neozelandês no Campeonato do Mundo de Ralis.

Esse triunfo significou uma vitória dramática sobre Sébastien Ogier na última especial (El Condor), graças a um desempenho heroico que lhe permitiu vencer por 13,3 segundos.​

Mais recentemente, Paddon tornou-se o primeiro piloto não europeu a conquistar o Campeonato Europeu de Ralis, vencendo o título em 2023 e defendendo-o com sucesso em 2024, ambas as temporadas ao volante do Hyundai i20 N Rally2 pela BRC Racing Team. Adicionalmente, conquistou o Campeonato da Ásia-Pacífico em 2024 e, em novembro de 2025, venceu o Campeonato Australiano de Ralis.​

Perspetivas Futuras: ambição de retorno ao WRC

A trajetória de Paddon adquire dimensão especialmente relevante quando consideradas as suas ambições futuras. Agora com 37 anos, o piloto não descarta um regresso ao WRC, particularmente com a implementação das novas regulamentações WRC27 em 2027. O recente repouso da sua carreira internacional depois de 2024 serviu para consolidar planos mais ambiciosos.​

A grande aposta de Paddon passa pela criação de uma equipa própria para competir no WRC, aproveitando os futuros regulamentos que prometerão custos reduzidos e oportunidades mais acessíveis para equipas privadas. O limite de orçamento estabelecido para os novos protótipos WRC27 (€345 mil) torna a iniciativa potencialmente viável. Conforme afirmou: “Gostaria de criar a minha própria equipa do Campeonato do Mundo de Ralis, mas é claro que as regras e regulamentos… todas as peças precisam de se encaixar para que isso aconteça”.​

Paddon já dispõe de infraestrutura adequada na Nova Zelândia, tendo desenvolvido diversos projetos com a Hyundai, incluindo um inovador veículo elétrico de ralis baseado no Kauai, Kona na Nova Zelândia. A sua disposição em participar como piloto não é descartada, reconhecendo que ainda possui andamento suficiente para alguns anos de competição ao mais elevado nível.​

Com mais de 40 vitórias em especiais do WRC e oito pódios na competição máxima, Paddon consolidou-se como referência para a Nova Zelândia no automobilismo mundial. A sua participação em campeonatos internacionais representa uma ponte importante entre a cena dos ralis europeus e o crescimento do desporto no Hemisfério Sul.

O próximo capítulo da sua carreira — potencialmente como proprietário e piloto de uma estrutura própria no WRC — poderá reescrever novos capítulos na história dos ralis neozelandeses.

FOTO Hyundai New Zealand/Taylor Burke

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

Deixe aqui o seu comentário

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado