Entrevista: futuro da Hyundai no WRC, Cyril Abiteboul pede clareza da FIA e do promotor
A incerteza paira sobre o futuro da Hyundai no WRC em 2027. Cyril Abiteboul, presidente de Chefe da Equipa Hyundai Motorsport, expressa preocupações sobre a visão geral do desporto, a indefinição em torno do novo promotor e a falta de diálogo construtivo com a FIA. Abiteboul enfatiza a necessidade de clareza e de uma visão estratégica para o WRC antes de a Hyundai se comprometer com novos investimentos significativos.
Como sabe, muitas coisas estão a ser discutidas sobre o futuro do WRC. Li tudo o que disse nos últimos tempos. A pergunta é muito direta: qual é o conjunto de regras que a Hyundai precisa que a FIA lhe dê, para continuar no WRC em 2027?
“Não se trata apenas de um conjunto de regras, penso que se trata, em geral, de uma visão do desporto, que inclui um conjunto de regulamentos, mas não apenas isso, queremos ver também qual é a situação do promotor.
Sabemos que o promotor está para venda, e como podem imaginar, se queremos investir, por exemplo, numa casa nova, queremos saber quem é o dono da casa, isso é muito importante.
Portanto, a compreensão daquilo que seria a identidade, e o que seria o projeto do novo promotor, a sua capacidade de investir num desporto para o transformar.
O tipo de desporto que um novo promotor quer é algo importante, mas, neste momento, temos um desfasamento no tempo, temos a FIA de um lado, que nos está a pressionar para investir num novo carro, num novo desenvolvimento, que é de vários milhões de euros e, do outro lado, não sabemos o que é, por isso, primeiro, o que precisamos é de criar alguma clarificação sobre a situação do promotor.
Depois, para responder à operação, é preciso que este promotor esteja a trabalhar com a FIA. Se olharmos para o que se passa na F1, para o que se passa na Fórmula E, o diálogo é muito construtivo entre o promotor de um lado, a FIA do outro, e os parceiros, e aqui isso não acontece, não temos este diálogo construtivo.
Por isso, precisamos que este promotor seja nomeado, precisamos que este promotor tenha esta discussão com a FIA, para que saibamos onde estamos agora, em termos de regulamentação técnica.
Não acreditamos em carros muito mais simples, em regredir, não acreditamos nisso, pensamos que precisamos de ter alguma forma de tecnologia no automóvel, que pode ou não ser atribuída a um elemento em particular, conetividade, um tipo diferente de tecnologia e de segurança, não acreditamos que um retrocesso total em termos de tecnologia seja adequado ao atual Campeonato do Mundo de Ralis. Por isso, mais uma vez, olhamos para o que se passa em dois tipos diferentes de desporto, olhamos para o WEC, onde temos diferentes tipos de grupos moto propulsores e onde dar mais liberdade às regras também é muito importante. Mas, mais uma vez, a primeira coisa a fazer é ter uma visão a ser desenvolvida por um promotor…”
Sim, mas o que me está a dizer é que tudo isso junto é completamente impossível de estar pronto a tempo…
“Todos sabem que não estamos a desenvolver um carro para 2027. Não é segredo nenhum, a FIA está ciente disso, o promotor está ciente disso, toda a gente está ciente disso. Não estamos a desenvolver um carro para o conjunto de regulamentos para 2027.
Mas os regulamentos também não estão prontos, a FIA diz que os regulamentos estão prontos, mas não estão prontos. Houve uma grande atualização dos regulamentos na semana passada, o que é bom, mas se houve uma atualização dos regulamentos na semana passada, isso mostra que os regulamentos não estão prontos, e é por isso que, neste momento, mesmo que estivéssemos comprometidos com os regulamentos, não seríamos capazes de trabalhar com certeza sobre quais serão esses regulamentos, por isso precisamos simplesmente de dar mais tempo ao processo e aceitar que as coisas levam tempo. Este desporto é provavelmente a segunda maior modalidade do automobilismo, é complexo e, na nossa opinião, suficientemente valioso para lhe darmos tempo e não nos precipitarmos.”
Mais ou menos, qual é o prazo para a vossa decisão? Sair ou ficar…
“Bem, se as regras se mantiverem assim para 2027, não estaremos cá, mas já há algumas coisas que posso fazer, mas espero e acredito que haja algumas mudanças, porque não somos os únicos, acho que não posso falar pelos outros, mas não acho que sejamos os únicos nessa posição…”
Se a equipa oficial acabar por sair, acha que já é possível ver os carros a correr com outra equipa?
“2026 é uma discussão totalmente diferente, 2026 é quase irrelevante para 2027, coisas que estamos a analisar neste momento. Temos um campeonato, que é um campeonato difícil para nós. Estamos muito concentrados nisso, por isso, a decisão para 2026, tal como no ano passado, foi tomada, para ficar em 2025, por isso deve ser a mesma coisa este ano, e esperemos que a conclusão também seja a mesma…”
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