Emil Lindholm campeão do WRC2

Por a 13 Novembro 2022 10:06

A luta pelo título do WRC2 chegou bem interessante ao Japão com três pilotos a poderem chegar ao título: Andreas Mikkelsen, Emil Lindholm e Kajetan Kajetanowicz. Com o norueguês na frente do campeonato a ficar em casa, porque não podia pontuar e mais nenhum rali, Lindholm e Kajetanowicz tinham uma ‘bucket list’ para cumprir, se o fizessem, eram campeões.

O polaco foi o primeiro a fazer soar o sino do abandono. Kajetan Kajetanowicz despistou-se à saída do ‘famoso’ túnel, bateu forte e as suas esperanças de ser campeão terminaram aí porque mesmo que Lindholm desistisse, Mikkelsen estava à frente de ambos em número de pontos.

Isto deu imediatamente a iniciativa a Emil Lindholm que marcou o ritmo. Mas sabendo que tudo o que precisava era o quinto lugar para garantir o título, abrandou, controlou na fase ainda inicial da prova e permitiu que Sami Pajari liderasse

Num rali difícil, Andreas Mikkelsen ainda podia esperar que algo acontecesse para ser ele o campeão, Mas não foi…

Com Kajetan Kajetanowicz incapaz de recomeçar no sábado, o caminho de Emil Lindholm para o título do WRC2 tinha-se tornado muito mais simples, pois tudo o que precisava era marcar nove pontos e ultrapassar Mikkelsen.

Mas Lindholm, sabendo que podia cair posições, fez o contrário: começando o segundo dia em terceiro, podia ceder dois lugares, mas em vez disso, assumiu a liderança. Teemu Suninen penalizou e facilitou-lhe a vida, o ritmo de Sami Pajari também caiu face ao primeiro dia, e no último dia Emil Lindholm e Reeta Hämäläinen reivindicaram os títulos de piloto e navegador do WRC2, mas apenas terminando em terceiro.

Finalmente, o finlandês percebeu que não fazia qualquer sentido arriscar para ser campeão com um triunfo e no último dia ‘guiou como uma avó’. Quem aproveitou foi Grégoire Munster, que recuperou 1m17s e subiu de terceiro para primeiro. Também Teemu Suninen passou Lindholm, mas isso não importava pois o trabalho estava feito: “Honestamente, levará algum tempo a cair-me a ficha. Tivemos momentos difíceis, mas estou muito grato pelas pessoas que continuaram a apoiar-nos. Finalmente parece estar agora a dar frutos”, disse o finlandês de 26 anos de idade.

Munster também estava contente: “foi o rali mais difícil para nós, e agradeço aos meus mecânicos pelos seus esforços na reparação do carro após o meu toque na super especial do Kuragaike Park.

Mauro Miele suplantou Armin Kremer e reclamou o título da WRC2 Masters Cup. Sami Pajari caiu na classificação no domingo. Começou em segundo, mas escolheu os pneus errados para condições de chuva e caiu para quinto atrás do antigo piloto de F1, Heikki Kovalainen.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado