Craig Breen lidera Rali da Suécia: “um dos meus dias mais fortes no WRC”

Por a 10 Fevereiro 2023 19:03

Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) venceram o último troço do dia, tal como tinham feito ontem na abertura da prova, e com isso diminuíram um pouco a diferença para a frente da prova, terminando o dia na quinta posição a 31.1s dos líderes, mas o destaque vai inteirinho para a prestação de Craig Breen/James Fulton (Hyundai i20 N Rally1), que estiveram hoje ao mais alto nível, com um andamento que só lhe vimos algumas (poucas) vezes no ano passado. Um grande dia de rali para o irlandês. PRecisava disto e já merecia acabar com tanto azar…

É uma boa notícia para o WRC, pois se mantiver este tipo de andamento, é bem capaz de ganhar ralis este ano com a Hyundai: “Definitivamente, um dos meus dias mais fortes. No ano passado, estava normalmente de cabeça para baixo ou preso numa sebe algures, por isso isto é música para os meus ouvidos, estar na liderança esta noite. É a Festa do Chá do Chapeleiro Louco e estamos todos convidados – Mal posso esperar!”, disse.

Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1) foram segundos a 0.5s, pelo que estão agora somente a 2.6s de Breen o que é igualmente uma excelente notícia para o WRC, pois mesmo queixando-se que o equilíbrio do seu carro está longe do que pretende, o estónio consegue estar muito perto da liderança, portanto há que contar com ele para as lutas na frente, desta feita mais do que no Rali de Monte Carlo: “Em termos de resultado, podemos definitivamente estar bastante felizes. É muito mais do que esperámos daqui. Mas a questão é que podíamos estar a ser muito melhores”.

Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1) terminaram o dia em terceiro a 11.2s da frente, perderam sete segundos para a frente do rali na parte da tarde, mas estão a uma distância que os coloca bem na luta: “Não foi mau, mas sinto que há muito mais para dar se conseguirmos colocar tudo próximo da perfeição. Precisamos pensar da noite para o dia e tentar ser melhores amanhã. Penso que nesta posição não se deve fazer grandes mudanças, mas definitivamente vamos tentar alguma coisa”, disse.

Curiosamente, mais em baixo, desta feita está a Toyota. O melhor carro da equipa liderada por Jari-Matti Latvala é o de Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), que são quartos a 26.5s: “Foi uma tarde melhor do que a manhã, mas não tão boa quanto queria. Eu não iria ao ponto de dizer que estamos confiantes depois de hoje, mas estamos definitivamente a avançar na direção certa”.

Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) tiveram um dia morno. São sextos, a 36.8s da frente, bem tentaram, mas não deu para mais: “Foi um dia muito difícil para nós. Obviamente as condições das estradas não foram muito boas para nós mas tentámos acompanhar Kalle e o Elfyn. Fizemos o que podíamos fazer”.

Pierre-Louis Loubet/Nicolas Gilsoul (Ford Puma Rally1) estão a fazer exatamente o que a equipa lhes pediu: manter o carro na estrada e ganhar o máximo de experiência possível: “No primeiro ponto de travagem falhei o cruzamento neste último troço, mas o dia não foi assim tão mau. Penso que podemos estar contentes com o nosso progresso”.

Já Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) nem por isso. Capotaram no primeiro troço da tarde, quando eram quintos a 7.1s da frente. Tentaram manter o ritmo à tarde, mas um pequeno erro teve grandes consequências. são assim mesmo os ralis. Bastou uma roda fora da trajetória ideal, um toque ligeiro num banco de neve e um capotanço a alta velocidade que danificou o radiador e levou ao abandono, por hoje. Voltam amanhã.

Lorenzo Bertelli/Simone Scattolini (Toyota GR Yaris Rally1) teve uma saída neste último troço, e rodam a mais de cinco minutos da frente. Maios ou menos o que se esperava.

Duelo nórdico no WRC2

Oliver Solberg/ Elliot Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2) lidera o WRC2 no Rali da Suécia 13.0s na frente de Sami Pajari/Enni Malkonen (Skoda Fabia RS Rally2)

A estrela local sueca, que também tem nacionalidade norueguesa, Oliver Solberg instalou-se confortavelmente na frente do WRC2 no Rali da Suécia, mas contou com vários problemas dos seus adversários diretos na luta pela vitória. Terminou o dia com 13s de avanço sobre Sami Pajari com Jari Huttunen em terceiro a 35.1s.

O ex-piloto de fábrica da Hyundai nos Rally1 tem um ponto a provar e seguiu o caminho certo no primeiro dia da sua campanha de 2023 no WRC2 (correu, mas não nomeou para pontuar o Rali de Monte Carlo), tendo ganho três troços no seu novíssimo Skoda Fabia RS Rally2, enquanto alguns dos candidatos à frente se debateram com problemas.

O atual campeão do WRC2, Emil Lindholm, teve uma saída na PE3 quando foi forçado a encostar e remover a neve do radiador do seu Skoda após ter ‘lavrado’ um banco de neve, enquanto Teemu Suninen foi forçado a conduzir um troço em modo de estrada depois do seu Hyundai i20 Rally2 ter desenvolvido uma falha no motor.

Lindholm acabou por completar um dia frustrante no 11º lugar, a mais de dois minutos e meio do líder. As coisas não foram muito melhores para Suninen, que ficou apenas 6.0 segundos à frente do seu colega finlandês.

Isto deixou a porta aberta para a batalha dos jovens de 21 anos – Solberg e Pajari – que, por acaso, conduziram ambos para a Toksport. A caminho da sua primeira campanha completa no WRC2, o antigo campeão do WRC Junior, Sami Pajari começou o dia em quinto, mas já era segundo à hora do almoço, mantendo Solberg sempre atento durante o resto do dia.

Sami Pajari manteve-se nos calcanhares de Oliver Solberg durante todo o dia de sexta-feira.

Apesar de ter sido o primeiro a entrar na assistência no final do dia, Solberg deixou claro que sabe do que é capaz Pajari: “o meu dia correu bem, mas o Pajari tem sido definitivamente muito, muito rápido, a caçar-me. Tenho conduzido muito limpo, sem forçar nem riscos, durante todo o dia. Só me quero habituar ao novo carro na neve”, concluiu.

Regressando a um rali a nível mundial pela primeira vez desde 2019 – embora num carro várias gerações mais velho que os de Solberg e Pajari – Jari Huttunen mostrou a mesma forma que o levou ao título do WRC3 em 2020.

O finlandês esteve consistentemente entre os tempos da frente durante toda a sexta-feira e completou o dia 35.1s atrás de Solberg. Ele tem apenas 1.9s sobre o piloto do Volkwagen Polo R5, Ole-Christian Veiby, que manteve a pressão de um pião no início da tarde lhe ter custado 20s.

No top 5 está outro finlandês – Lauri Joona. O campeão do WRC3 terminou a etapa da tarde 27.4 segundos atrás de Veiby.

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