WRC: Sébastien Ogier vence Rali Monte Carlo por 2.2s

Por a 27 Janeiro 2019 12:38

Sétima vitória! Seis de seguida! Três carros diferentes. Sébastien Ogier venceu o Rali de Monte Carlo depois de entrar para a última especial com apenas 0.4s de avanço para Thierry Neuville.

Ambos os pilotos deram tudo, mas foi Ogier, apesar de um pequeno problema com o acelerador do seu Citroën C3 WRC a vencer, com esta diferença a cotar-se como a mais pequena de sempre na história do Rali de Monte Carlo.

Thierry Neuville realizou um grande rali, mas não foi capaz de acabar com a era Sebastiânica do Monte Carlo, que se estende desde 2007.

Para Ogier, venceu aqui com o Volkswagen Polo R WRC entre 2014 e 2016, com o Ford Fiesta RS WRC em 2017 e 2018 e agora com o Citroën C3 WRC. Para a Citroën, que vem de dois anos difíceis, a maré pode estar a começar a mudar…

A luta entre Ogier e Neuville foi fantástica, na PE5, já depois de Tanak se atrasar, a margem era 3.4s, esteve em 1.4s logo de seguida, passou para 14.0s, na primeira vez que o francês passou para a frente do rali, Neuville recuperou para 2.0s logo a seguir, e foi assim que terminou o primeiro dia (5ª+6ª feira).

No sábado, Ogier passou-a para 4.3s no final de mais quatro troços, e hoje, Neuville baixou-a para 3.3s, depois para 3.2, 0.4s na penúltima especial, e tudo se decidiu na PE16, em que Ogier ganhou 1.8s ao seu adversário.

O ano passado, na Sardenha, Neuville foi mais forte e venceu por curta margem agora foi a vez de Ogier, em ‘casa’ , bater o belga. Grande começo de campeonato”

Ott Tanak terminou no terceiro lugar, numa prova que liderou na sua fase inicial até que um furo o fez perder mais de dois minutos, isto quando já tinha perdido 28 para os dois homens da frente. Desde aí venceu troços atrás de troços e do sétimo lugar recuperou até ao lugar mais baixo do pódio.

Grande regresso de Sébastien Loeb, que apenas com um dia de testes num carro e equipa novos, assegurou o quarto lugar depois de uma boa luta com Jari-Matti Latvala. O francês mostrou que a Hyundai pode contar com ele para a luta dos Construtores, e com testes e maior adaptação ao carro, pode esperar muito mais do francês.

Jari-Matti Latvala terminou o rali em quinto, não conseguindo bater Loeb. Ficou apenas a 1.7s segundos, ficando claro que o Toyota Yaris WRC está muito forte, já que apesar dos problemas de Tanak e Kris Meeke, todos os três carros terminaram no top 6 da prova.

Sétimo lugar para Gus Greensmith, o que mostra bem a razia entre os WRC. Teemu suninen começou muito mal a prova com uma saída que o atirou para a 78ª posição, voltou no dia seguinte, andou a fazer 4º e 5º tempos nos troços, não terminou apenas, naturalmente, na 11ª posição da geral.

Pontus Tidemand terminou em 20º, depois de ter danificado uma suspensão com um corte numa berma, que o levou a parar por ali. Naquela que foi a sua estreia com esta geração de WRC, nunca fez melhor que oitavo nos troços, chegando mesmo a perder troços para vários R5. Muito caminho pela frente…

O dia

de ontem foi uma autêntica razia entre os WRC, com Esapekka Lappi a

ficar pelo caminho logo no arranque do dia, com problemas de motor,

no seu C3 WRC.

Elfyn

Evans despistou-se violentamente na PE10, ao apanhar gelo negro que o

atirou contra as árvores a uma velocidade considerável.

Por

fim, Andreas Mikkelsen, que estava a fazer um ótimo rali, cometeu um

erro com grandes consequências, já que arrancou a roda traseira

esquerda do seu Hyundai i20 Coupe WRC devido a um toque a alta

velocidade.

Thierry Neuville: “Foi uma luta muito renhida, mas nós demos um grande presente na sexta-feira, quando cometemos um erro e lhes demos a liderança. Continua a ser um bom fim de semana e não vamos ser os primeiros na estrada na Suécia. Podemos tirar coisas positivas deste fim de semana e olhar já para a próxima ronda”.

Sébastien Ogier: “Todos sabem que este é o rali que mais quero vencer em toda a temporada, é por isso que estou tão feliz agora. Tivemos um problema do acelerador, o que fez com que tivéssemos problemas com os travões, tornando as coisas mais difíceis. Estou muito feliz. Seis vitórias consecutivas e com três carros diferentes”.

Ott Tanak: “Esta manhã quis atingir o terceiro posto e depois foi só gerir o andamento para manter a posição. Foi um bom fim de semana, com a excepção de uma única coisa que não conseguimos controlar”.

Sébastien Loeb: “Não fomos tão rápidos como queríamos. Não posso dizer que estou feliz com os meus tempos. Estava a dar o meu melhor mas os tempos não apareciam. Terminámos em quarto no nosso primeiro rali com a Hyundai, por isso, também não é assim tão mau”.

Jari-Matti Latvala: “O sentimento não foi o mesmo que tive o ano passado. Tudo foi culpa minha, fiz um erro no teste e bati e depois reconstruí o carro de forma errada. Foi um erro meu”

Kris Meeke: “Mudei algumas notas na primeira passagem e consegui fazer uma segunda totalmente limpa e nem fui muito agressivo. Talvez tenha perdido um segundo aqui ou ali, mas foi o meu primeiro rali com este carro e pareceu-me bem”.

Teemu Suninen: “Tudo foi melhor que o início, em que, infelizmente, saí de estrada logo na primeira especial. Foi muito bom poder fazer Monte Carlo com um WRC”.

Kalle Rovanpera: “Penso que existiu uma grande curva de crescimento desde o ano passado e continuei a aprender ao longo de todo o fim de semana. Foi um bom rali para nós, se não contarmos com a primeira especial”.

Gus Greensmith: “Parecia que nunca mais acabava. Existem tantas pessoas a quem tenho que agradecer, todos na M-Sport, o meu pai, a minha mãe, mas existe uma pessoa que tenho mesmo de agradecer, o meu navegador Craig Parry. Estamos a por todo o nosso trabalho neste ano”.

Classificação Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
35 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado