WRC: Nos privados… só Kubica pode realmente brilhar

Por a 21 Janeiro 2015 10:15

Se a prática for igual à teoria dos últimos anos, os pilotos privados não terão qualquer hipótese de se bater pelo título de Pilotos e apenas em circunstâncias especiais poderão aspirar a lutar pelo Top 5 na maior parte dos ralis, ficando dependentes dos azares das equipas oficiais para conseguirem resultados realmente relevantes.

Neste panorama a única exceção poderá provir de Robert Kubica que deixou oficialmente a equipa M-Sport e aparecerá nas provas do WRC com um Fiesta WRC da equipa Italian A-Style Team. No segundo ano que fará uma época completa de World Rally Car, o polaco deverá ter ganho maturidade e, se assim for, poderá começar a consolidar resultados com a rapidez que tudo já perceberam não lhe faltar.

A dúvida é saber se três anos de experiência no WRC são suficientes para Kubica começar a ‘limpar’ a sua imagem que está ainda longe de convencer os mais céticos acerca das suas reais capacidades com um carro de ralis nas mãos. De qualquer maneira, dificilmente qualquer piloto privado deverá ter argumentos para se impor ao polaco no cronómetro (excluindo, Bryan Bouffier no Rali de Monte Carlo).

Martin Prokop volta à carga pelo quarto ano consecutivo mas estará certamente também prisioneiro dos resultados dos pilotos da ‘Primeira Liga’ para conseguir melhor o quarto lugar do Rali da Alemanha de 2013 e da Argentina de 2012 que se mantêm como a sua coroa de glória no WRC, com a esforçada mas limitada equipa que fez nascer, a Jipocar.

Problema de falta de meios não terá Lorenzo Bertelli que decidiu dar o passo em frente na sua carreira, abraçando os World Rally Cars e deixando o WRC2. O jovem milionário herdeiro da marca Prada terá agora a sua verdadeira prova de fogo como piloto e a oportunidade de provar, com o Fiesta WRC que está na categoria rainha do WRC por mérito próprio.

Um dos seus maiores adversários deverá ser Yurii Protasov. O ucraniano que já tinha feito quatro ralis de WRC em 2014, aparecerá decididamente mais forte e a tentar lutar pelo melhor lugar entre os privados, aos comandos de um Fiesta da D-Max Racing. 

Curioso é que praticamente todos os pilotos terão ‘calçados’ pneus Pirelli em vez dos habituais Michelin, numa jogada oportuna do construtor italiano que tenta ‘namorar’ as equipas oficiais e que com Kubica tem uma boa oportunidade de provar que pode estar ao nível da marca francesa.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado