Wikileaks… sobre Armindo Araújo

Por a 16 Março 2011 19:19

Depois do anúncio, depois do primeiro teste… os primeiros pormenores. Que contrato com a Prodrive? Quais as provas em que vai estar presente e quais as que pode também efetuar? Vantagens e desvantagens do MINI WRC segundo os ralis? Quando chega o carro? Porque não pontua para as Marcas?

A AutoSport colocou estas e outras questões a Armindo Araújo, num ‘fogo cruzado’ em que o piloto de Santo Tirso foi a jogo e deu a conhecer os pormenores de um projeto pioneiro para o ataque ao WRC.

Começando pelo princípio, onde vamos poder ver o piloto da MINI em ação? “Vou estar presente no Rali de Portugal, Sardenha, Grécia, Finlândia, Alemanha, França, Espanha e Gales. O pormenor é que na Grécia e em Portugal não corro junto com a equipa oficial. A escolha recaiu sobre estas provas por duas razões interligadas: financeiras e logística. Entendemos que não seria importante realizar os ralis fora da Europa. Além disso, o programa oficial da MINI são seis das oito provas que referi e como vamos trabalhar em conjunto na evolução do carro o nosso calendário foi escolhido com base nesses pressupostos”, começou por explicar.

Esperar para ver

Relativamente à concorrência, Araújo ainda não consegue antecipar o que irá acontecer. “É muito difícil antever qual a posição do MINI em relação à concorrência. Só no Rali da Sardenha vamos, pela primeira vez, medir forças com o Fiesta e o DS3, mas acredito que ao longo da temporada vamos subir as performances e nas últimas provas, quem sabe, poderemos estar a um bom nível. Em termos pessoais, também tenho que trabalhar para evoluir e não estou preocupado com os resultados. Contudo, espero que nas provas em asfalto, onde me sinto muito à vontade, consiga terminar numa boa posição da geral”.

Num projeto com impacto mediático, a apresentação – que decorreu na passada semana, em Lisboa – contou com a presença de várias personalidades, entre as quais Laurentino Dias (secretário de Estado do Desporto e Juventude), Manuel Ferreira de Oliveira (presidente Galp), Luís Avelar (administrador TMN) e João Trincheiras (MINI), entre muitos outros.

Uma pressão que tem que ser gerida de forma profissional, começando por uma maior e mais rápida possível interação com a equipa de assistência e, claro, o MINI WRC: “O carro só chega a Portugal no fim de semana anterior ao Rali de Portugal. Vou sentar-me pela primeira vez no MINI no Monday Test que se disputa sempre na segunda-feira anterior à prova. O carro está a ser construído na Prodrive e está quase pronto. A sua construção está a ser acompanhada ao pormenor pelo meu Engenheiro, Mike Zotos”, lembrou.

E ao contrário do teste que realizou em França, onde o objetivo foi conhecer toda a equipa e ter o primeiro contacto com o carro, entre 14 e 18 deste mês, em Espanha, a agenda da Prodrive foi pensada para apenas três pilotos: os oficiais Kris Meeke e Dani Sordo… e Armindo Araújo.

Geografia MINI WRC

Resumo do que Armindo Araújo antecipa para cada uma das suas participações. Um mais e menos do MINI WRC enquanto não entra a sério no Mundial.

Portugal 

+O meu conhecimento das especiais.

– Juventude do carro.

Sardenha

+ Arranque do projeto ao lado da equipa oficial.

– Rali duro para as mecânicas.

Grécia

+ Rali onde tive sempre bons resultados.

– Um dos ralis mais demolidores.

Finlândia

– Rali completamente desconhecido para mim e onde terei que ter muitas cautelas ao nível de condução.

Alemanha/França:

+ Venci os dois ralis em 2010 e sinto-me bem no asfalto.

– Serão as primeiras provas neste tipo de piso em 2011 e teremos de perceber como se comportará o carro nestas condições.

Espanha: Outro rali que não conheço, mas penso que teremos muito apoio do público.

Gales –

+ Rali que conheço bem e onde o carro já estará mais evoluído.

– Um rali duro para as mecânicas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado