VW domina mas… tudo por decidir no Rali de França-Alsácia

Por a 3 Outubro 2014 20:15

8,2s é a diferença que separa Jari-Matti Latvala e Andreas Mikkelsen, os dois primeiros classificados, cumprido que está o Dia 1 do Rali de França-Alsácia.

 Numa etapa totalmente dominada pela VW, mas onde Sébastien Ogier se atrasou logo na segunda especial em virtude de diversos problemas de motor, num atraso que cresceria depois com erro de entrada num troço por antecipação que lhe custou uma penalização de quatro minutos e ainda de dificuldades com os amortecedores do Polo da parte de tarde. Ao terminar o dia para lá dos 30 melhores classificados, o francês deverá agora tentar apostar tudo na Power Stage para minimizar o prejuízo de pontos face a Latvala que, se vencer, poderá voltar a dar um novo ânimo à luta pelo título.

 O finlandês teve um dia descansado (apenas com problemas de travões no troço inaugural), demonstrando muita rapidez e ausência de erros, o que lhe permitiu bater um inspirado Mikkelsen que está a ‘crescer’ dentro da VW e nos ralis de asfalto, mostrando que está também já preparado para vencer provas.

 Kris Meeke terminou o dia em terceiro, a 23,1s de Latvala, que, em condições normais, não serão fáceis de anular mas que serão ‘curtos’ se o homem da VW experimentar, em qualquer dos dois dias de prova que ainda faltam, qualquer percalço ou tiver qualquer deslize na condução (o que no currículo de Latvala não é propriamente uma novidade!). E como a diferença para Mikkelsen é ainda menor (14,9s), o piloto inglês ainda pode sonhar em dar a vitória à Citroën em casa e conquistar o seu primeiro triunfo no WRC.

 Animada esteve durante todo o dia, a contenda pela quarta posição. Dani Sordo (venceu o último troço), Mads Ostberg, Mikko Hirvonen e Robert Kubica partirão para o Dia 2 separados por não mais do que 13,5s pelo que, à porta do pódio, tudo poderá também ainda acontecer.

Entre os quatro, Kubica foi o que teve que enfrentar maiores problemas pois não evitou mais uma saída de estrada a que, desta vez, juntou uma boa dose de sorte para não perder demasiado tempo.

 A maior surpresa da etapa, a juntar à de Ogier, acabou por ser a de Thierry Neuville, que terminou o dia apenas na 11ª posição, em grande parte devido às falhas no motor do i20 WRC que o fizeram perder cerca de um minuto logo no segundo troço.

Amanhã, o Rali de França-Alsácia prossegue com mais sete especiais divididas por 125,5 km disputados ao cronómetro. 

Classificação – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado