Vosges Rallye Festival: O fenómeno 4L continua …

Por a 18 Setembro 2019 15:37

No âmbito da promoção do RallySpirit Altronix, as duas duplas marcaram presença num dos mais destacados Rally Legends europeus da atualidade, o Vosges Rallye Festival, promovendo a sua ‘marca’ com a presença de ‘embaixadores de luxo’: o ex-Campeão do Mundo de Ralis, Rui Madeira, no seu Mitusbishi Lancer EVO III semelhante ao que utilizou quando venceu a Taça do Mundo de Grupo N em 1995 e a mundialmente famosa Renault 4L, guiada por Pinto dos Santos! Como se pode calcular, as histórias são de embalar…

Por António Pinto dos Santos

Desta vez fomos com a Renault 4L e toda a nossa animada comitiva de família e amigos muito aficionados até França, Molsheim na Alsácia, terra de Etore Bugatti e onde está implantada a fábrica do Grupo VW que produz os multimilionários Veyron, fazer o Vosges Rallye Festival.

Fomos com o Rui Madeira no seu Mitsubishi Lancer EVO III campeão mundial de 1995, e lá fomos também encontrar o piloto e grande empresário português Armando Pereira, (dono da Altice) com um Peugeot 307 ex-fábrica com que foi campeão francês em 2005. A fórmula deste Rallye é semelhante ao Eifel: 4 ou 5 classificativas ao todo, 3 repetidas, sem “cronómetro” e em percursos relativamente curtos, em anel, em que cada concorrente tinha de dar 3 voltas e depois sair para a próxima PEC.

Esta fórmula é muito atrativa para os espectadores pois têm espetáculo garantido, onde todos os carros passam por 3 vezes num ritmo muito elevado de concorrentes quase ao mesmo tempo…

A Organização aproveita grande parte de classificativas do Rallye de França do WRC de alguns anos atrás, que se desenrolam através de muitas e extensas vinhas desta zona intensamente vinícula da Alsácia.

Bem sei que estamos a falar de França, terra da Renault, mas o plantel tinha cerca de 120 muito bons e “míticos” carros clássicos de rallyes: 4 Lancia Stratos, vários Audi quatro, S1, S2, Sport Quattro, vários Peugeot 205 Turbo 16 EVO I e II, MG Metro 6R4, Ferrari 308, vários Renault 5 Tour de Corse, vários Alpine A110 e 310, Opela Manta 400 e Ascona 400, Opel Kadett GTE e 1904 SR, Ford Escort, Ford RS Cosworth, Skoda 240, Toyota Celica de várias gerações, VW Golf de grupo A, alguns Lancia Delta Integrale e Deltona, Beta Monte-Carlo e Fulvia, mas também Trabant, Autobianchi A112 Abarth, …e a nossa Renault 4L.

Pois é, à medida que a prova se foi desenrolando, sentimos logo que o fenómeno 4L continua a contagiar o público, pois estes franceses com sentimento e espírito mais alemão que francês, pouco expressivos, não são de aplaudir concorrentes, à excepção (praticamente …) da 4L.

Apareciam na nossa tenda à procura dos pilotos para umas fotos, e de t-shirts, com fotos antigas da 4L para “assinar”, e muitos portugueses que sabiam da nossa participação foram-nos saudar e honrar com a sua visita e simpatia.

E, … pasmem, … no jantar de encerramento falaram: o Presidente do Clube Organizador, o Presidente da Câmara e um deputado da Assembleia nacional eleito pelo Baixo Reno, que disse apenas isto: – para mim, só há 3 tipos de carros: os Bugatti, os outros, … e a “4èlle”.

Sá havia 3 prémios para os concorrentes: o da imprensa, que foi entregue ao piloto de um belíssimo Opel Manta 400 que tinha sido pilotado por Guy Fréquelin, Walter Rorhl e Jimmy Mc Rae, o da autarquia que foi entregue ao piloto do Lancia Stratos alemão com as cores da Alitalia, e o prémio da Organização e do público, foi entregue … (enquanto eu estava muitíssimo animado a assistir a futebol em direto no meu telemóvel, e em que o Nuno até teve de me dar uma cotovelada para eu levantar a cabeça para ouvir o speaker: … ao piloto da Renault 4L.

É o fenómeno 4L … : o prémio mais importante foi para nós, do encanto e dos sorrisos à passagem da 4L sempre “deitada”, … mas nem sempre a “pastar” …, do carro que quase toda a gente teve e de que se recorda com saudade, do excelente projeto industrial da Renault de 1961 que nós, portugueses, resolvemos introduzir com “pompa e circunstância” no mundo dos rallyes com apreciável sucesso e sempre com enorme impacto mediático.

Daqui a 2 anos (2021) vamos tentar o projeto mais caro e arrojado da já longa e bem preenchida carreira da Renault 4L, … a cereja no topo do bolo: ir ao East African Safari com a 4L e terminar essa prova de 9 dias e 4.100 km classificados, tal como aconteceu em todas as provas que fizemos até este momento: a 4L portuguesa dos rallyes termina sempre classificada todas as duras provas em que participa!

Dos pequenos, … também reza a História! O fenómeno 4L continua!

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado