Uma volta pelos ralis do Mundo

Por a 9 Março 2009 12:29

Os Subaru Impreza S14 da equipa Adapta conseguiram uma dobradinha no Numedal Rally, na Noruega, com Mads Ostberg bater toda a concorrência, beneficiando ainda do pião de Anders Grondal, que assim perdei a liderança. Entre os carros de Grupo N, Eyvind Brynildsen, em Mitsubishi Lancer Evo IX, bateu Martin Stenshorne em carro idêntico. Andreas Mikkelsen terminou em sétimo e foi o melhor do troféu Subaru.

Pouco ao lado, na Finlândia, Jari Ketomaa, venceu a segunda prova do campeonato local, o Itarally, ao passo que Jussi Valimaki foi o segundo, num Lancer Evo iX.

No campeonato australiano, Simon Evans, em Mitsubishi, venceu o Rali de Camberra, batendo o Toyota Corolla S2000 privado de Neal Bates, numa prova que ficou marcada pela poeira intensa, que acabou por prejudicar os intentos de Bates. Este tenta, agora, garantir apoios que lhe permitam fazer o resto da temporada local com aquele carro.

Alejandro Cancio, um dos principais protagonistas do Rali de Curitiba, segunda prova do IRC e primeira da zona Codasur, lidera a série local com o seu Mitsubishi, perseguido por Raul Martinez, Gustavo Saba e Sebastian Abramian, todos eles em Subaru’s N14 da equipa Barattero.

No campeonato russo, a vitória foi, pela terceira vez consecutiva, para um sueco. Patrik Flodin pilotou o seu Suabru até ao primeiro lugar, na frente de Andrej Zhigunov no rali de Lahdenpohya. 

Nasser Al Attiyah regressou ao volante de um Subaru e logo com uma vitória. O piloto do Qatar liderou o rali do Kuwait, segunda prova do campeonato FIA do Médio Oriente, do princípio ao fim, desta feita com um novo navegador, Giovanni Bernacchini. No que diz respeito à prova propriamente dita, Khalid Al Qassimi foi um dos azarados, ao partir uma jante logo no primeiro dia após um salto mal calculado, tendo perdido bastante tempo para trocar a roda. Contudo, conseguiu terminar em terceiro, logo atrás de Misfer Al Marri. De realçar que os três primeiros pilotaram todos Subarus, numa prova de demonstração da superioridade dos carros nipónicos. No entanto, no final do primeiro dia, a segunda posição era ocupada pelo Peugeot 207 S2000 de Yazeed Al Rahji, que se viu obrigado a desistir na penúltima especial. Quanto ao vencedor, Al Attiyah referiu no final que teve um ‘segredo’ neste triunfo: “O Giovanni [co-piloto] é muito pequeno. Penso que pesa menos 30kg do que os outros navegadores. Isso faz uma grande diferença”, explicou o piloto qatari.

No Rally del Ciocco, primeira prova do campeonato italiano de ralis, Renato Travaglia conseguiu vingar a FIAT, ao levar o seu Grande Punto S2000 ao triunfo, batendo uma autêntica ‘armada’ de Peugeot’s 207 S2000 privados e fazendo esquecer a derrota imposta pela marca de Sochaux em Curitiba. As equipas oficiais da FIAT e da Peugeot decidiram não participar nas duas primeiras provas daquele campeonato.

Na Grécia, Aris Vovos venceu a ronda inaugural do campeonato local, num Mitsubishi Lancer Evo IX, numa prova que serviu de teste para a organização do próximo rali da Acrópole a contar para o WRC, em Junho. Os três primeiros lugares foram todos ocupados por Lancers, com o melhor Subaru a ser Halkias, em quarto lugar. Vovos anunciou, ainda, que irá quebrar a tradição e pilotar um carro de Grupo N e não um WRC no Rali da Acrópole.

Martin Holmes

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado