Tommi Makinen: “Boas recordações de Portugal, há muita paixão pelos ralis”

Por a 28 Junho 2013 15:40

Bem a propósito do possível regresso de Tommi Makinen ao Rali da Finlândia, recordamos aqui uma entrevista feita ao quatro vezes campeão do Mundo de Ralis, quatro vezes vencedor do Rali de Monte Carlo e cinco vezes vencedor do Rali da Finlândia, Tommi Makinen, um dos mais famosos finlandeses voadores de sempre. Retirado da cena dos ralis há alguns anos, enveredou então pela gestão de empresas e, em 2004 fundou a Tommi Makinen Racing, empresa que se dedica à preparação de carros e futuros campeões. Fazendo valer-se dos seus excelentes dotes de piloto, gere também uma escola de ralis, onde ensina jovens pilotos ou simplesmente ajuda outros mais experientes a melhorarem as suas capacidades de condução. O local é nada mais que Jyvaskyla, o coração do rali da Finlândia.

AutoSport: Tem saudades dos ralis? Ainda o iremos voltar a ver no Mundial, embora esporadicamente?

Tommi Makinen: Tomei a decisão de não voltar a competir em 2003 e, com a gestão da TMR, faço muitas viagens, tenho ainda a minha quinta, e acaba por não me sobrar muito tempo para mais. De qualquer modo, talvez um dia volte a fazer uma prova, não sei…

AS: A TMR tem todo o apoio que lhe possa prestar?

TM: Todo! A empresa tem que se gerida adequadamente! Tenho comigo o Esko Reinders, meu engenheiro no início da minha carreira e posteriormente nos tempos da Mitsubishi e Subaru e também o Pasi Hagstrom, um nome que todos vós conhecem, que é instrutor na escola de ralis e, como sabem, tem uma experiência enorme, pois correu muito tempo. Para já, penso termos uma boa carteira de clientes, que cresce a olhos vistos, de tal forma que tivemos connosco o Latvala.

AS: A propósito, pode explicar-nos como surgem tantos valores que chegam ao ‘top’ mundial, num país de somente cinco milhões de habitantes?

TM: É simples! Boas condições para evoluir, boa mentalidade e a tradição também ajuda muito. Eu próprio tive um mentor, o Juha – n.d.r. Kankkunen – que me ajudou no início de carreira, e agora faço eu o mesmo a outros, e assim nunca deixamos de ter bons pilotos.

AS: O domínio agora é francês, mas quem pensa que pode vir a ser o próximo campeão do Mundo finlandês?

TM: Boa questão, mas de difícil resposta! Temos o Jari-Matti Latvala e o Mikko (Hirvonen) em equipas muito fortes, pelo que penso que a curto e a médio prazo a resposta está num deles. Para além deles é difícil dizer, já que são todos bastante novos.

AS: Agora que está de fora, como vê o WRC?

TM: A FIA tem de pensar seriamente no que pretende fazer! Penso que se foi longe demais com os actuais WRC e nem as novas regras vão fazer com que as coisas mudem muito. Os carros são demasiado caros e o calendário tem provas a mais. Eles têm tentado fazer alguma coisa, mas tem de se ir mais longe, pois só assim regressa a competitividade nos ralis, com muitos construtores e muitos pilotos a lutar pelas vitórias.

AS: Competividade, como a sua última vitória no Rali de Portugal, em 2001, quando saiu empatado com o Sainz para a derradeira especial e, em 11 quilómetros, ganhou 8,5 segundos?

TM: Sim! Que boa recordação essa prova! Guiei nessa especial muito depressa, foi uma boa luta com o Carlos (Sainz), mas lembro-me também de um Rali Sanremo, em 1999, onde fui para o derradeiro troço com quase um minuto de desvantagem, guiei como um louco e venci a prova. Tenho muito boas recordações nas 139 provas que fiz no Mundial.

AS: A propósito do Rali de Portugal, será que ainda o veremos lá?

TM: (Risos) Talvez…como espectador! Mas tenho boas recordações de Portugal, há muita paixão pelos ralis e merecem ter a sua prova no Mundial.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado