Sata/Rali Açores com emoção do princípio ao fim

Por a 17 Maio 2014 19:29

Sata/Rali Açores com emoção até ao fim

A quinta prova do ERC teve emoção até ao final, mantendo o suspense de quem ia ganhar até ao derradeiro quilómetro, num Sata/Rali dos Açores memorável e à beira das bodas de ouro (49ª edição).

A vitória acabou por sorrir novamente a um português (depois dos triunfos de Bruno Magalhães em 2010 e 2008), Bernardo Sousa, que conseguiu derrotar por apenas 6,2s o piloto oficial da Peugeot, Kevin Abbring. Depois de uma prova que começou da pior maneira, com um problema elétrico do Ford Fiesta RRC na ligação para o troço da Qualificação e que o obrigou o madeirense a ser o primeiro na estrada (e, consequentemente, a limpá-la) no primeiro dia de prova, Bernardo não desanimou e, troço após troço, foi subindo de forma até alcançar a liderança, ainda no final do Dia 2.

 Nessa altura, Craig Breen, que até então tinha dominado os acontecimentos com o Peugeot 208T16, tinha já ficado pelo caminho com problemas elétricos no motor do carro francês. Entre o hiato da desistência de Breen e a liderança passar para as mãos Sousa, Kevin Abbring instalou-se no comando, mas alguns erros impediram o holandês de aí continuar.

 Na derradeira etapa, onde tudo se iria decidir, Bernardo Sousa foi perdendo tempo na parte matinal, vendo a ameaça de Abbring ser cada vez mais perigosa, ao ponto de os dois pilotos entrarem no derradeiro troço separados por 5,1s. Mas aí, o madeirense ‘cerrou os dentes’ e foi mesmo mais forte, somando o seu primeiro triunfo na prova açoriana.

 Registados também ficam o abandono de Bruno Magalhães que chegou a rodar em terceiro (na quarta especial) mas que viu a sua prova terminar já no último dia (quando era quarto) devido ao sobreaquecimento do motor do Peugeot 207 S2000, tal como ficou marcada a prova de Ricardo Moura que, na estreia do Ford Fiesta R5, estragou o seu rali logo na quarta especial (num toque que o impediu de continuar) mas que não o impediu de regressar no último dia para ser o mais rápido em duas especiais e mostrar que conseguiu uma boa e rápida adaptação ao carro da M-Sport.

Destaque merecem também o quinto, sexto e sétimos lugares de Luís Miguel Rego (vencedor da ERC Prodution e Campeonato dos Açores de Ralis), Ricardo Teodósio e Ruben Rodrigues, respetivamente, atrás de Jean-Michel Raoux (que completou o pódio) e Robert Consani. Mas na verdade, todos beneficiaram da subida de uma posição devido aos problemas de Vazilyn Gryazin que a três classificativas do fim tinha o terceiro lugar praticamente assegurado antes de ficar parado no troço. 

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