SATA Rali Açores: FPAK intercedeu para portugueses terem números mais baixos

Por a 3 Junho 2015 13:52

A atribuição dos números no SATA Rali Açores envolveu algumas dores de cabeça, quer para a Eurosport Events e a organização do Grupo Desportivo Comercial, quer para a FPAK e para alguns pilotos. Depois de o ano passado, muita polémica ter sido gerada pela prejudicial ordem de partida das principais equipas portuguesas (em parte motivada pelo facto dos pilotos fazerem apenas a primeira etapa da prova), este ano a entidade federativa nacional conseguiu interferir na situação e negociar com o Eurosport Events a atribuição de números mais ‘racionais’ aos melhores classificados do campeonato absoluto e do campeonato de 2R/2L. Em termos práticos, para que os pilotos portugueses pudessem ser integrados na lista do ERC teriam que ter uma inscrição mais cara, por ser ‘FIA ERC’ e não ’FPAK CNR’. Intercedendo, a FPAK conseguiu anular essa diferenciação de custos e oferecer às principais equipas nacionais uma numeração (e não necessariamente ordem de partida, pelo menos para os primeiros, já que esta deverá ser regulado pelos tempos do Qualifying Stage) menos prejudicial do que, em condições normais, essas equipas teriam. Conforme deu conta Joaquim Capelo, diretor da FPAK, “negociamos com a Eurosport a atribuição de números dos cinco primeiros do CNR, e dos cinco primeiros do Campeonato 2R/2L. Infelizmente, já depois disso, alguns dos pilotos que estavam incluídos neste lote, acabaram, por uma ou outra razão, por não poder participar na prova”. 

Em termos regulamentares, os pilotos portugueses que auferiram desta inscrição FIA ERC, estão habilitados a ‘roubar’ pontos aos habituées do Campeonato Europeu de Ralis, mas, até à hora do fecho desta edição, não estava confirmado ainda o facto de poderem receber os prémios atribuídos pelo ERC.

Adruzilo e Cid dois casos à parte

Das movimentações da FPAK para tentar que as principais equipas portuguesas não fossem prejudicadas pela número que lhes seria atribuído e por todas as consequências desportivas que daí pudessem advir, não poderam beneficiar pilotos como Adruzilo Lopes e Marco Cid. No primeiro caso, porque o atual quarto classificado do campeonato tripula um carro com homologação R4 (Subaru Impreza), que não é autorizada no ERC e, no segundo, porque Cid alinha com um carro (Renault Clio S1600) cuja homologação (mesmo com extensão) já não é válida para provas do ERC. Assim, estes dois pilotos serão os primeiros ‘dos outros’ na estrada ou seja, da ‘lista de inscritos CNR’. Adruzilo Lopes tem o nº 60 e será, em condições normais, o 49º na estrada, tendo referido, relativamente a esta situação que “já sabiamos que com um R4 as coisas seriam assim e desde que nos dêem uma diferença de tempo para o concorrente que nos precede que não nos prejudique, está tudo bem, até porque os nossos principais adversários também estão atrás de nós”. Já no entender de Marco Cid, que é o nº 61 e sairá para a estrada na 50º posição, a situação também recebeu alguma complacência pois como explica o atual líder do campeonato 2R/2L “quanto à homologação do nosso carro não há nada a dizer ou fazer e, depois, também só partimos 11 carros atrás do nosso principal adversário no campeonato, pelo que também não é nenhum drama”.

Mais difícil de aceitar poderá ser atribuição dos números altos aos Ford Fiesta R5 de Diogo Salvi e Alfredo Barros (que têm apenas dois concorrentes atrás de si), ainda que tal explicação advenha do facto de nenhum dos pilotos ter somado ainda qualquer ponto do CNR deste ano.

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