Rui Madeira: “Foi pena o que aconteceu mas até esse momento gostei bastante do Fiesta R5”

Por a 4 Abril 2014 23:14

Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva com o Ford Fiesta R5 tiveram um brilhante desempenho neste primeiro dia “a sério” do Vodafone Rali de Portugal até à derradeira passagem pelo troço de Almodôvar, altura em que um problema elétrico no Ford Fiesta R5 ditou a perda de mais de oito minutos para as principais equipas nacionais. Com o problema já solucionado o dia de amanhã poderá ditar melhor sorte à dupla Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva.

O dia não podia ter começado da melhor maneira para Rui Madeira e Nuno Rodrigues da Silva. Na primeira passagem por Silves (21,5 km) – e utilizando pela primeira vez os pneus macios da Pirelli no Ford Fiesta R5 -conquistaram o segundo lugar entre as equipas portuguesas, a apenas 0,8s de Bernardo Sousa, ocupando o 24° da classificação geral. Na classificativa seguinte (Ourique) voltou a garantir a segunda melhor marca entre as equipas nacionais, subindo uma posição na classificação geral. E para terminar ao secção da manhã foi-lhe atribuído um tempo idêntico à maioria dos restantes concorrentes devido à neutralização do troço, na sequência de Robert Kubica ter batido numa árvore e ficado com o carro a bloquear a estrada. Ou seja,todas as equipas que não conseguiram cumprir a c lassificativa acabaram por receber o tempo do último piloto que passou em condições normais.

Na secção da tarde, Rui Madeira começou por assegurar o terceiro melhor tempo entre os portugueses em Silves 2, enquanto em Ourique 2 conquistou segunda posição neste “duelo” nacional. E para terminar o dia aconteceu o pior momento desta secção, altura em que surgiram os problemas elétricos no Ford Fiesta R5.

No final do dia, Rui Madeira destacou que “foi pena o que aconteceu, porque até esse momento gostei bastante do set-up do Fiesta R5 como ainda da eficiência dos pneus macios da Pirelli. Na parte da tarde receava a eventualidade do pó surgir em demasia nos troços mas, felizmente, tudo correu pelo melhor até à segunda passagem por Almodôvar. Amanhã pretendo rodar ao mesmo nível. Todavia, será um dia muito duro, nomeadamente na dupla passagem pelos quase 32 quilómetros de Santana da Serra.” Madeira adiantou ainda que “mantenho a esperança em atingir o meu objetivo: terminar não só o rali como ocupar uma posição destacada entre as equipas portuguesas”.

Esta presença de Rui Madeira no Vodafone Rali de Portugal assinala os 25 anos de carreira na competição automóvel daquele que foi o primeiro piloto português Campeão do Mundo FIA de Produção (1995) e Bi-Campeão Nacional do Grupo N (1993 e 1994). Paralelamente, a prova rainha dos ralis em Portugal traz boas recordações ao piloto de Almada e a Nuno Rodrigues da Silva, prova que vencerem em termos absolutos em 1996, tendo ainda Rui Madeira conquistado o tão almejado lugar de “Melhor Português” em cinco edições.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado