Ricardo Moura vence Rali Vidreiro em prova emocionante

Por a 27 Junho 2015 17:02

Apenas 3,9s separaram Ricardo Moura e José Pedro Fontes no final do Rali Vidreiro – Centro de Portugal, quinta prova do Campeonato Nacional de Ralis. O piloto açoriano chega à sua terceira pontuação máxima da temporada numa prova onde Moura, Fontes, Pedro Meireles e João Barros estiveram envolvidos na luta pela vitória.

Pedro Meireles estava no comando do rali à entrada para a penúltima especial mas o piloto do novo Skoda Fabia R5 sofreu dois piões que o afastaram da luta com Moura e Fontes. João Barros também já se tinha atrasado no início da tarde com falhas no motor do Fiesta R5 e, portanto, antes da última classificativa o líder Ricardo Moura e José Pedro Fontes estavam separados por 7,3s.

O piloto do DS3 R5 ainda venceu o derradeiro troço mas isso não chegou para destronar o seu rival na prova e no campeonato, com Moura reforçar o comando no CNR. Fontes esteve sempre nos primeiros lugares mas foi prejudicado por problemas na pressão do turbo do DS3, enquanto João Barros colocou o seu Fiesta R5 no derradeiro lugar do pódio, recuperando assim da desistência nos Açores.

Pedro Meireles termina no quarto posto após uma bela estreia oficial com o Fabia R5 e Carlos Vieira completa o top 5 numa prova onde venceu os seus dois primeiros troços nos ralis, ao volante do espectacular Porsche 997 GT3 Cup. O veterano Adruzilo Lopes colocou o Subaru Impreza R4 no sexto lugar final. No CNR2, segunda vitória do ano para o Renault Clio R3 de João Ruivo.

CNR: Filme do rali

Na sexta-feira, José Pedro Fontes, em Citröen DS3 R5, venceu o primeiro troço com 0.6 segundos de vantagem sobre João Barros e mostrava que vinha à Marinha Grande para renovar a vitória do ano transato. Na segunda passagem pelo troço do ‘Farol’, Carlos Vieira, ao volante do Porsche 997 GT Cup que venceu a edição de 2014 do Rali Vidreiro, foi o mais rápido numa especial discutida ao segundo entre os quatro primeiros.

Já na Super-Especial que agitou o centro da cidade da Marinha Grande, José Pedro Fontes voltou a conseguir impor o melhor ritmo entre os concorrentes, vencendo a SS com 0,2 segundos de avanço sobre João Barros, partindo para o segundo dia de competição com uma vantagem de 1.8 segundos sobre Barros.

Hoje, Carlos Martins, aos comandos do Skoda Fabia S2000 que venceu o Campeonato Nacional 2014 pelas mãos de Pedro Meireles, entrou ao ataque surpreendendo a concorrência. Porém, o azar acabaria por bater à porta do piloto alentejano que iria desistir na PEC seguinte após saída de estrada. Ricardo Moura, em Ford Fiesta R5, com o segundo melhor tempo em ‘Caranguejeira 1’ assumia a liderança do Rali com uma curta vantagem sobre José Pedro Fontes, João Barros e Pedro Meireles.

Numa constante luta pela vitória nas especiais e com os líderes da classificação a mudar, o rali estava cada vez mais animado e o vimaranense Pedro Meireles não quis perder a oportunidade de vencer a sua primeira especial aos comandos do Skoda Fabia R5 que estreou na prova organizada pelo Clube Automóvel da Marinha Grande.

De regresso às matas do Pinhal do Rei na zona de S. Pedro de Moel, Pedro Meireles voltaria a ganhar a especial e assumiria a liderança do Rali com 0,9 segundos de vantagem sobre o açoriano Ricardo Moura.

Com uma diferença tão curta entre os pilotos da frente e com poucos troços para cumprir, José Pedro Fontes iria voltar a vencer na segunda passagem por Caranguejeira. Meireles aumentava ligeiramente a liderança à geral e entrava para os dois troços finais com a possibilidade de vencer Rali Vidreiro pela primeira vez.

Mas num rali como o Vidreiro, qualquer pequeno incidente deita tudo a perder e foi mesmo isso que aconteceu ao vimaranense que com um furo no troço de Espite-Matas acabaria por perder 1 minutos e 7 décimas para Ricardo Moura. O açoriano venceu o troço e atacou a última especial com 7,3 segundos de avanço para José Pedro Fontes.

Com uma vantagem confortável para gerir na última classificativa, o açoriano Ricardo Moura ainda perdeu alguns segundos para José Pedro Fontes mas não desperdiçou a oportunidade de conquistar a terceira vitória da temporada e vencer o Rali Vidreiro também pela terceira vez (2011,2012 e 2015). Com esta vitória, Ricardo Moura dilata a vantagem na liderança do Campeonato Nacional de Ralis quando faltam apenas disputar três provas.

Ao conquistar a última especial do dia, José Pedro Fontes venceu o Troféu Aníbal Pedrosa que homenageia um dos presidentes e fundadores do Clube Automóvel da Marinha Grande.

CLASSIFICAÇÃO ONLINE – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado