Rantanen e Ogier ou a história de um quinto lugar no Rali da Finlândia

Por a 4 Agosto 2009 14:50

Matti Rantanen e Sébastien Ogier protagonizaram na Finlândia um duelo muito interessante que vira a ser resolvido a favor do finlandês por apenas 0,3s. Os dois pilotos apoiados pelas respectivas federações dos seus países (Finlândia e França) largaram para a última etapa com 17,5 segundos de diferença, com a vantagem a pertencer a Matti Rantanen.

Sébastien Ogier e Julien Ingrassia, sabiam que a quinta posição estava ao seu alcance durante a curta terceira e última tirada (47,44 km cronometrados) do Rali da Finlândia. “Não vale a pena correr riscos inúteis” referiu o Campeão do Mundo Júnior quando saia do parque fechado com o seu Citroën C4 WRC.”Vamos começar a etapa com o nosso ritmo e ver, graças aos tempos intermédios, se somos ou não capazes de diminuir a desvantagem.”

No troço de Hannula, Sébastien Ogier foi mais rápido que o seu rival 2,8 segundos ao longo dos 10,82 quilómetros de classificativa. Um pouco mais tarde, um terceiro tempo permitiu ao piloto do C4 WRC encurtar para 10,1 segundos a diferença para Rantanen no final de Myhinpää. No reagrupamento, o jovem piloto já estava só a 4,6 segundos do seu adversário finlandês. “Não vamos modificar a nossa táctica” referiu Ogier. “O ritmo vai aumentar na segunda passagem mas não vamos correr riscos desnecessários.”

Em Myhinpää 2, o duelo prosseguiu. Ogier ganhou 4 segundos a Rantanen e apresentou-se à partida da derradeira prova especial de classificação com apenas 0,6 segundos de desvantagem. Em luta directa com o piloto finlandês, o francês rubricou o segundo tempo mas falhou o quinto lugar por apenas 0,3 segundos após 345 quilómetros cronometrados.

“É anedótico olhando a corrida no seu todo. Estou muito satisfeito com a nossa segunda parte do rali. Foi um prazer andar nestas estradas. Ganhámos confiança pois tínhamos um carro perfeito nas mãos e muito boas notas. Graças a isso podemos ir aumentando o ritmo ao longo da prova, acabando por ser um excelente resultado que dá seguimento ao que temos vindo a fazer. Agora,

estou impaciente para ir para a Austrália!”

Após ter ganho a prova especial de classificação de Kavala na segunda etapa, Ogier e Ingrassia concluíram a prova no sexto lugar. Os últimos pilotos a terem o privilégio de vencer troços na sua estreia na prova finlandesa com uma viatura da categoria rainha foram Didier Auriol e Carlos Sainz em 1988. Após duas etapas muito regulares, Conrad Rautenbach e Daniel Barritt foram apanhados numa armadilha

ao quilómetro 7 da classificativa de Myhinpää. “Não era dessa forma que queríamos terminar a prova. Não corremos riscos mas os troços são muito difíceis. Estamos muito desiludidos…”

No pólo oposto, Matti Rantanen estava naturalmente contentíssimo: “Estou muito feliz, pois o meu resultado o ano passado foi bom mas este bate tudo. Cheguei a pensar que poderia andar mais perto dos homens da frente, pois ainda tinha margem para isso, mas a verdade é que se olharmos para os nomes deles, tenho que me lembrar que são pilotos profissionais a tempo inteiro, e os quatro das duas equipas oficiais.  O carro que a M-Sport me deu esteve fantástico e quase não alterei as afinações durante o rali. A luta com o Ogier foi fantástica, e sabe bem terminar à frente.”, referiu Rantanen.

Classificação final

1º Hirvonen/Lehtinen Ford Focus 2h50m40,9s

2º Loeb/Elena Citroën C4 a 25,1s

3º Latvala/Antilla Ford Focus a 49,9s

4º Sordo/Marti Citroën C4 a 1m06,1s

5º Rantanen/Lukka Ford Focus a 4m18,2s

6º Ogier/Ingrassia Citroën C4 a 4m18,5s

7º Ketomaa/Stenberg Subaru Impreza a 5m07,5s

8º Wilson/Martin Ford Focus a 6m33,6s

9º Al Qassimi/Orr Ford Focus a 12m57,3s

10º Hanninen/Markkula Skoda Fabia a 14m13,7s

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado