Rally de Lisboa: Tudo em aberto no FPAK Júnior Team, Câmara lidera, Fontes em ascensão
Pedro Câmara lidera, mas Francisco Fontes ‘cresce’ e promete luta pelo triunfo nas restantes provas do FPAK Júnior Team após vitórias recentes. Descubra o que ainda falta decidir.
A fase decisiva do FPAK Júnior Team chega ao Rally de Lisboa com Pedro Câmara ainda confortável na liderança da competição, mas com Francisco Fontes em evidente crescendo, depois do triunfo no Rali Vidreiro. O rali lisboeta surge como filtro final antes do desfecho em Águeda, prometendo suspense, competitividade e possíveis surpresas no pelotão de jovens talentos.
Balanço das provas anteriores: domínio açoriano e novas ameaças
Na prova inaugural em Castelo Branco, Pedro Câmara mostrou supremacia absoluta, vencendo com margem superior a um minuto e confirmando talento em asfalto, superando António Santinho Mendes e Afonso Santos. Luís Mendes, apesar de uma saída de estrada, ainda voltou em super-rally e completou a prova.
No Rali da Água, Câmara Jr reforçou a liderança ao somar nova vitória, aproveitando a desistência de Santinho Mendes e garantindo novo pódio para José Coelho Lima. Luís Mendes voltou a destacar-se, encurtando distâncias.
No último rali, Vidreiro, chegou a vez de Francisco Fontes emergir: numa demonstração de maturidade e ritmo consistente, venceu com mais de um minuto de vantagem, deixando Mendes e Afonso Santos no encalço. Um furo obrigou Pedro Câmara a recuperação, acabando em quarto e mantendo a vantagem na classificação geral.
Perspetivas para Lisboa: contas, candidatos e estratégias
Pedro Câmara entra no Rally de Lisboa com 90 pontos, 43 de vantagem sobre Francisco Fontes, que só tem duas aparições mas já soma 47. José Coelho Lima surge próximo, com 44 pontos, apostando numa regularidade que o pode catapultar para o pódio final. Luís Mendes, a contas com altos e baixos, soma 34 pontos, enquanto Santinho Mendes já abandonou a competição após acidente no Rali da Água.
“Foi uma estreia de sonho para Francisco Fontes no Vidreiro, com domínio frente a Luís Mendes e recuperação de Pedro Câmara, que, mesmo penalizado por um furo, voltou à luta e fechou em quarto lugar.”
A antevisão é de rivalidade intensa, possíveis golpes de teatro e uma luta tática onde a gestão de riscos e estratégias na escolha de pneus, ritmo e tomada de notas podem decidir o vencedor lisboeta e influenciar as contas do campeonato até Águeda.
O que falta decidir: calculadora e nervos à flor da pele
Com apenas duas provas restantes, o Rally de Lisboa reveste-se de importância vital para todos os concorrentes: Câmara procura consolidar a liderança e Fontes aposta numa nova vitória para alimentar o sonho do título. Os outsiders, José Coelho Lima e Luís Mendes, sonham ainda com uma surpresa, aproveitando eventuais percalços dos favoritos.
1ª prova: Rali de Castelo Branco
Pedro Câmara Jr esteve imparável na abertura do FPAK Júnior Team, dominando do princípio ao fim, mesmo sendo o seu primeiro rali em piso de asfalto. O jovem açoriano distanciou-se progressivamente de António Santinho Mendes, para finalizar com um pecúlio superior a um minuto. Luís Mendes chegou a ser terceiro, mas uma saída de estrada no terceiro troço deitou tudo a perder, embora tivesse regressado na segunda etapa em super-rally. Afonso Santos ocupou o último lugar do pódio, destacando-se de José Coelho Lima.
FJT
1º, Pedro Câmara Jr/João Câmara (Peugeot 208 Rally6), 1h09m31.7s
2º, António Santinho Mendes/Fábio Reis (Peugeot 208 Rally6), a 1m08.0s
3º, Afonso Santos/Rui Vilaça (Peugeot 208 Rally6), a 4.17.8
4º, José Coelho Lima/Ricardo Faria (Peugeot 208 Rally6), a 13.08.9
5º, Luís Mendes/José Janela (Peugeot 208 Rally6), a 14.07.8
2ª prova: Rali da Água
Pedro Câmara Jr somou a segunda vitória consecutiva no FPAK Júnior Team, acabando com uma vantagem significativa em relação a Luís Mendes, depois da desistência, a um troço do final, de António Santinho Mendes, levando José Coelho Lima ao pódio.
Classificação
1º, Pedro Câmara Jr/João Câmara (Peugeot 208 Rally6), 1h11m31.0s
2º, Luís Mendes/Diogo Costa (Peugeot 208 Rally6), a 4m07.5s
3º, José Coelho Lima/Ricardo Faria (Peugeot 208 Rally6), a 5.09.1
3ª prova: Rali Vidreiro
Francisco Fontes estreou-se a ganhar (5º rali da sua carreira) no FPAK Júnior Team (FJT) com o Lancia Lancia Ypsilon Rally6, ao bater Luís Mendes (Peugeot 208 Rally6) por mais de um minuto. Depois de perder 2m58s, na sequência de um furo ainda na primeira etapa, Pedro Câmara (Peugeot 208 Rally6), líder do FJT, conseguiu recuperar uma posição para terminar em quarto.
Classificação
1º, Francisco Fontes/Nuno Rodrigues da Silva (Lancia Ypsilon Rally6), 1h08m58.8s
2º, Luís Mendes/Diogo Costa (Peugeot 208 Rally6), a 1m14.5s
3º, Afonso Santos/Alexandre Rodrigues (Peugeot 208 Rally6), a 1.38.9
4º, Pedro Câmara/João Câmara (Peugeot 208 Rally6), a 2.44.8
5º, José Coelho Lima/Ricardo Faria (Peugeot 208 Rally6), a 4.10.8
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI






