Rally de Lisboa este fim de semana: Ponto de partida

Por a 22 Outubro 2021 22:00

Realiza-se no próximo fim de semana o Rally de Lisboa, nova prova, para já candidata ao ‘Regional’ Sul, mas que aponta a voos muito maiores. Finalmente, um rali baseado na Capital do País, algo que já existiu… nos anos 40/50. Bem vindo de volta…

No ano passado entrevistámos Sérgio Ribeiro, CEO da Hyundai Portugal, que a dado passo nos disse o seguinte: “não me cabe na cabeça que nós continuemos a ter um CPR que queiramos que os OCS apoiem e acompanhem e que tenham muito público e muita adesão mas depois, Porto e Lisboa estão fora do calendário, como é que isto é possível? É uma coisa que me faz muita confusão. Não há racional nenhum económico e de promoção do setor e do campeonato que consiga responder a uma coisa destas”. Foi há ano e meio!

Claro que Roma e Pavia não se fizeram num dia, o Porto, ao contrário de Lisboa, tem três ralis que os seus adeptos podem seguir facilmente, Aboboreira, Portugal e Fafe, para já não faltar do Rali Alto Tâmega, e tem um quarto, Mortágua há mesma distância que Lisboa tem do seu rali mais perto: o Rali Vidreiro. Portanto, o Distrito Administrativo de Lisboa, que tem atualmente, 2.275.591 habitantes, o rali mais perto que tem, está a 125 Km. Não é para todos…

Mas isso vai mudar. Ou pode mudar no futuro!

No AutoSport, há muito que andamos a dizer que Lisboa tem que ter um rali, pelo menos, no CPR. Quando regressou o Rali das Camélias, a esperança renasceu, mas já se percebeu, pelo menos para já, que os organizadores ainda não querem tentar dar esse passo. Agora surge o Rali de Lisboa, cuja 1ª edição se realiza para a semana. Vamos ver como nasce, e como evolui. Para já, promete: base no Parque das Nações, Parque Fechado na Praça Sony, recinto de espetáculos e concertos muito popular entre os jovens, troços muito perto de Lisboa e uma super especial ao pé do aeroporto. Para além disso, a TVI já tem garantidos apontamentos de reportagem em direto, durante o dia da prova.

CPKA apostou no Rally de Lisboa

Foi o CPKA-Clube de Promoção de Karting e Automobilismo, que teve a ideia, reuniu os apoios, e vai colocar na estrada o Rally de Lisboa, para já uma Prova-Extra, que poderá ser futuramente integrado, primeiro no Campeonato Sul de Ralis, e posteriormente, no CPR.

O Rally de Lisboa será disputado no dia 23 de outubro, sábado, nos concelhos de Lisboa, Mafra, Arruda dos Vinhos e Alenquer. Uma etapa, três secções, sete provas especiais de classificação, 61,590 Km de troços, Parque Fechado e pódio no Parque das Nações em Lisboa. E ainda uma super-especial no coração de Lisboa, e também muito importante, o regresso da lendária classificativa de Montejunto, tantas vezes percorrida no WRC, no Rali de Portugal.

Sedear o centro nevrálgico do evento no Parque das Nações é um ponto importante, de grande destaque, numa ‘casa’ que só recebe grandes eventos.

Para além disso, classificativas escolhidas por gente muito experiente, por exemplo, Rui Madeira, ‘padrinho’ da prova. A principal ação desenrola-se mais a norte de Lisboa, nos concelhos de Arruda dos Vinhos, Sobral de Monte Agraço, Alenquer, Vila Franca de Xira e Cadaval, em estradas que serão um bom desafio para os pilotos.

Markku Alen, o piloto finlandês mais latino que existe, recordista de vitórias do Rali de Portugal, vai estar presente na 1ª edição do Rally de Lisboa, com a dupla função de ser o ‘Padrinho’ da prova, bem como ser o piloto do carro 0.

Bom plantel

Tendo em conta que é a 1ª edição da prova, o plantel é interessante e deve permitir boas lutas não só pelo triunfo à geral, como também nas diversas e mais importantes categorias. Numa lista de mais seis dezenas de concorrentes, que não estava fechada no momento em que este texto foi escrito, destaque para a presença de Pedro Leal (Volkswagen Polo GTI R5), João Silva (Citroën DS3 R5), Gil Antunes (Dacia Sandero Rally2 Kit), André Cabeças (Mitsubishi Mirage Evo), Pedro Clarimundo (Skoda Fabia R5) e Daniel Nunes (Ford Fiesta Rally3). Provavelmente, deste lote sairá o vencedor da prova, não sendo de excluir que o triunfo à geral possa sair do lote dos Mitsubishi /Subaru: Fernando Peres (Mitsubishi Lancer Evolution IX), Adruzilo Lopes (Mitsubishi Lancer Evolution IX), Fernando Teotónio (Mitsubishi Lancer Evo IX), Luís Mota (Mitsubishi Lancer Evo VII) e Nuno Carreira (Subaru Impreza WRX Sti.

Na luta dos Porsche vão estar os madeirenses Filipe Freitas (Porsche 911 GT3 Cup, Paulo Mendes (Porsche 911 GT3 Cup), Paulo Carvalheiro (Porsche 911 GT3 Cup).

Nos 2WD, Carlos Fernandes (Peugeot 208 Rally4), Ricardo Sousa (Peugeot 208 Rally4), Rui Lopes (Peugeot 208 Rally4), isto para lá de uma restante boa lista de pilotos e carros. Nos carros zero, vão estar Rui Madeira, Markku Alen e João Fernando Ramos. Um plantel de ‘segurança’ bem experiente.

Vamos ver como corre este ano zero do Rally de Lisboa. Verdade seja dita que não é habitual uma nova prova apresentar argumentos deste calibre logo a abrir. Seja como for, o potencial é imenso.

Terem conseguido apontamentos em direto na TVI em direto durante o dia da prova, nenhuma prova do CPR teve, talvez exceção feita ao Rali de Portugal, e mesmo assim não garantimos que tenha incluído o CPR.

Agora, só falta abrir o ‘melão’, e ver a qualidade…

HORÁRIO

Sábado, 23 de Outubro

08:01 Partida 1ª Etapa Praça Sony/Pódio (Parque das Nações)

08:04 Parque de Assistência Praça Sony/Pódio (Parque das Nações)

09:22 PE1 – Arruda dos Vinhos 6,64 Km

10:10 PE2 – Oeste Portugal 11,57 Km

11:15 Reagrupamento Praça Sony/Pódio (Parque das Nações)

11:26 Parque de Assistência Praça Sony/Pódio (Parque das Nações)

13:04 PE3 – Alenquer 9,70 Km

13:57 PE4 – Montejunto 9.76 Km

14:32 Reabastecimento Remoto Marceana/Parque de Feiras

15:00 PE5 – Vinhos de Lisboa 5,48 Km

15:43 PE6 – Sobral de Monte Agraço 15,94 Km

16:58 Reagrupamento Alta de Lisboa (Av. Nuno Cruz Abecassis)

17:16 Super-Especial – Alta de Lisboa 2,50 Km

Realiza-se no próximo fim de semana o Rally de Lisboa, nova prova, para já candidata ao ‘Regional’ Sul, mas que aponta a voos muito maiores.

CLIQUE AQUI PARA MAPAS E ACESSOS

ONDE VER

PEC 1 – ARRUDA DOS VINHOS

ZE – Louriceira de Cima

N248 no sentido Sobral de Monte Agraço / Arranhó. A Zona Espetáculo fica na interseção com a N115-4 em Arranhó, após passar a localidade da Louriceira de Cima.

38°57’48.03″N / 9° 7’26.96″W

ZE – Lameiro das Antas

M528 no sentido Santiago dos Velhos / Arruda dos Vinhos.

A Zona Espetáculo situa-se na interceção entre a M528 e a N115 sentido Arruda dos Vinhos.

38°57’59.25″N / 9° 6’25.88″W

PEC 2 – OESTE PORTUGAL

ZE – Loja Nova

N248 no sentido Vila Franca de Xira / Cadafais – Virar para Loja Nova após cruzamento para as Cachoeiras.

Após o Café Tonecas virar à esquerda e de seguida à direita. A ZE fica a 1 km.

38°59’40.61″N / 9° 0’42.33″W

ZE – Viaduto A10

N115-4 no sentido Cadafais / Arruda dos Vinhos. Na localidade de St. Estevão, virar à esquerda para “Academia de Dressage” / Cachoeiras.

A Zona Espetáculo fica após o viaduto da A10.

38°59’35.31″N / 9° 1’25.61″W

ZE – Granja

N115-4 no sentido Cadafais / Arruda dos Vinhos, virar à esquerda junto ao Restaurante Cantinho da Granja, seguindo em direção a Antas / Qta da Serra. A ZE fica a 1,5 kms.

38°59’59.95″N / 9° 3’10.92″W

ZE – Corredouras

N115-4 no sentido Cadafais / Arruda dos Vinhos. Na localidade de Corredouras, entrar no meio da Zona Industrial. No final descida, virar à esquerda e após 50 metros virar à direita junto do armazém da empresa Meteoro.

A Zona Espetáculo fica a 700 metros.

38°59’35.66″N / 9° 3’46.84″W

ZE – Arruda

Estrada da Costa (Arruda dos Vinhos) no sentido Arruda dos Vinhos / Cachoeiras

38°59’19.25″N / 9° 4’5.63″W

PEC 3 –ALENQUER

ZE – Cabeços

EM523 no sentido Alenquer / Cabeços.

A Zona Espetáculo fica no lugar de Cabeços, no cruzamento para a Silveira da Machôa.

39° 2’41.63″N / 9° 2’26.81″W

ZE – Pipa

No centro da localidade de Carnota, seguir as indicações de Pipa.

A Zona espetáculo fica junto da Quinta no Chafariz, na passagem do arco da Pipa.

39° 3’8.53″N / 9° 4’9.22″W

ZE – Casais da Marinela

Na N9 no sentido Alenquer / Torres Vedras, na localidade de Estalagem, virar para Casais da Marinela e 250 depois virar à esquerda para Casais da Marinela / Santana da Carnota. Após dois quilómetros numa subida muito acentuada encontrará a Zona Espetáculo.

39° 3’24.13″N / 9° 3’9.53″W

ZE – Silveira do Pinto

Na N9-3, sentido Espiçandeira / Ribafria, na localidade de Azedia, virar à esquerda (junto à Viniquer) com direção Restaurante “Solar dos Remédios”. Viragem à esquerda pouco visível.

A Zona Espetáculo fica a cerca de 1km.

39° 4’3.52″N / 9° 4’10.87″W

PEC 4 – MONTEJUNTO

ZE – Cruzamento de São Salvador

Cruzamento do antigo troço de Montejunto para a descida de terra de São Salvador. Acesso preferencial para 4×4.

No IC2 sentido norte, após a Galp, virar à esquerda para Caldas da Rainha / Cercal / Montejunto e logo de seguida virar á esquerda para São Salvador, passando atrás da Galp, onde volta a virar à direita, subindo a Rua do Montejunto até ao final, virando à esquerda para a Rua dos Carmos. No final desta, seguir pela subida em terra durante 5,4 kms.

39°11’49.47″N / 9° 2’30.08″W

ZE – Pragança

Na localidade de Pragança, seguir em direção a Montejunto.

39°11’44.87″N / 9° 3’24.82″W

PEC 5 – VINHOS DE LISBOA

ZE – Ribafria

Na localidade de Ribafria seguir no sentido N9-3 Aldeia Galega da Merceana. A Zona espetáculo fica no cruzamento para Pereiro de Palhacana / Cemitério de São Miguel

39° 3’45.43″N / 9° 6’15.48″W

ZE – Pereiro de Palhacana

Na localidade de Pereiro de Palhacana, seguir em direção a Ribafria. 500 metros após a localidade do Pereiro encontra a Zona espetáculo.

39° 3’4.47″N / 9° 6’42.45″W

PEC 6 –SOBRAL DE MONTE AGRAÇO

ZE – Sobral de Monte Agraço

N115 sentido Sobral de Monte Agraço / Arranhó.

A Zona Espetáculo fica 500 metros após o Campo de Futebol do Monte Agraço Futebol Clube.

39° 0’29.38″N / 9° 9’17.29″W

ZE – Arranhó

N115 no sentido Bucelas / Sobral de Monte Agraço.

A Zona Espetáculo situa-se após uma zona industrial à saída de Arranhó.

38°57’43.86″N / 9° 8’0.54″W

ZE – Arranhó 2

N115-4 no sentido Arranhó / Louriceira de cima.

A Zona Espetáculo fica 1 km após a ZE…

38°57’20.83″N / 9° 7’33.00″W

ZE – Lameiro das Antas

M528 no sentido Santiago dos Velhos / Arruda dos Vinhos.

A Zona Espetáculo situa-se na interceção entre a M528 e a N115 sentido Arruda dos Vinhos.

38°57’59.25″N / 9° 6’25.88″W

PEC 6 –SUPER ESPECIAL “ALTA DE LISBOA”

No Eixo Norte Sul, sair na saída para a Alta de Lisboa / Musgueira, passados 500m encontra o acesso ao início daSuper Especial, bem como o final da mesma.

Deve tentar arranjar desde logo lugar para estacionar, á saída do Eixo Norte Sul e seguir as indicações da PSP.

Ao longo de todo o Eixo Central da Avenida principal até á retunda, que fica junto da 2ª Circular pode escolher um bom lugar, de um lado ou do outro da Avenida para assistir em segurança á passagem dos pilotos.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

1 comentários

  1. [email protected]

    20 Outubro, 2021 at 13:42

    “o Porto, ao contrário de Lisboa, tem três ralis que os seus adeptos podem seguir facilmente, Aboboreira, Portugal e Fafe, para já não faltar do Rali Alto Tâmega,”
    O normal é os desportos existirem onde há adeptos e no que diz respeito a adeptos de desportos motorizados nem dá para comparar a diferença entre o Norte e o Sul.
    Quando o Rali de Portugal passou para o Sul, fui varias vezes lá e havia mais cegonhas a ver o rali que publico, que retorno é que isso trás para os patrocinadores? Mas quando o Rali de Portugal passou novamente para o Norte havia mais gente só na zona do Confurco-Fafe que em todo o anterior Rali de Portugal.
    O exemplo mais flagrante é o Autodromo do Estoril para onde eu andei a correr durante anos e era desolador olhar do muro da box para as bancadas e ver meia duzia de pessoas acenar sendo essas pessoas maioritariamente do Norte, na semana seguinte estavamos em Vila do Conde ou Vila Real e quer fizesse chuva ou sol era sempre casa cheia. Esta é a realidade do País e como tal as provas têm de existir onde há retorno e no Sul o retorno quase não existe, daí não haver mais provas no Sul, porque não faz sentido existirem.

Deixe aqui o seu comentário

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado