Rali Verde Pino realiza-se este fim de semana

Por a 17 Abril 2013 12:33

Vai para a estrada este fim de semana o Rali Verde Pino, uma das provas mais importantes no panorama dos Clássicos de Regularidade em Portugal. Em 1992 o Núcleo Desportos Motorizados de Leiria colocou na estrada uma prova vocacionada para veículos clássicos entre 1951 e 75, na vertente de regularidade e verificação de média, naquele que foi o pontapé de saída para as provas de clássicos em Portugal.

A prova foi ganhando prestígio e, em 1997, atingiu o estatuto da mais extensa prova portuguesa reservada a clássicos com cerca de 1900 km de percurso feita em 4 dias.

Iniciando-se em Lisboa, incluía circuitos como o Autódromo do Estoril e Vasco Sameiro, em Braga, as rampas da Arrábida, Portalegre, Murça e da Penha, em Guimarães, e slalons no centro de Lamego e Leiria, onde teve o seu término. Das 50 equipas inscritas, 15 das quais de Inglaterra, Bélgica, França e Espanha, chegaram ao fim 35. O vencedor da última prova desta primeira fase do Rallye Verde Pino dos anos 90 viria a ser Jorge Leite em Porsche.

Entretanto, durante os anos seguintes, o bichinho do Verde Pino não deixou de pairar na cabeça dos dirigentes do NDML e, em 2009, Pedro Mendes Alves e Paulo Grosso fizeram renascer a prova, repetindo o sucesso de 1992 até 97 quando então tinham tomado nos ombros a organização do Rallye Verde Pino. Assim, juntamente com Feliciano Vitorino, quiseram inovar e montaram uma segunda fase da prova no âmbito da FPAK, assente em qualquer coisa idêntica ao que sabiam existir em França. Um misto de rampas e circuitos fechados, com duração de 3 ou 4 dias, numa característica mais virada para a velocidade, marcando assim a diferença e profunda novidade em tudo o que se fazia em Portugal para clássicos, e ainda com a particularidade de ser aberto também a veículos com vocação desportiva até aos nossos dias mas com classificações distintas.

Regresso aos 3 dias

Até à última edição em 2012, foram incluídas rampas bem conhecidas – Figueiró dos Vinhos, Caramulo, Murça, Guimarães, Santa Marta de Penaguião e Porto Mós –, circuitos – Estoril, Braga e Sever do Vouga –, troços famosos – Arganil, Mont’Alto, Oliveira do Hospital, Vide, Paços de Ferreira, Campelo e Chimpeles –, super especiais em Leiria, Viseu, Tondela, Murça, Ansião, Castanheira de Pêra e ainda provas em kartódromos como Milagres, V. N de Poiares, V. N. de Paiva e Baltar, fazendo do Rallye Verde Pino uma das duas únicas provas que se fazem em Portugal para 3 ou 4 dias, de maior extensão e com todos os troços classificativos fechados.

Este figurino tem tido sucesso, mas este ano a organização do Rallye Verde Pino de 2013 decidiu montar a prova apenas para 3 dias, com partida e chegada em Leiria, tendo a distância sido reduzida para um total de 800 km divididos em 23 especiais, ou seja, 4 circuitos, 1 circuito de cidade, 4 super especiais e 14 rampas.

A prova, que começa na próxima sexta feira, inicia-se pelas 15 h no Kartódromo Internacional de Leiria com a 1ª especial partirá para a estrada seguindo até Porto Mós, Fatima, Ourém e Ansião onde terminará a 1ª etapa.

No sábado, bem cedo, realiza-se a especial de Ansião partindo daí as equipas em direcção a Figueiró dos Vinhos, Penela, Montalto, Ponte das 3 Entradas, S. Sebastião da Feira, Alvôco das Várzeas, voltando depois a Montalto, Penela, Ansião tendo pelas 22h como final o Kartódromo Internacional de Leira para mais uma prova classificativa. Como é habitual, o porque automóvel presente é interessante, e aí pode encontrar, entre outros, Porsche 911 Turbo, Lancia Delta Integrale, Subaru Impreza, Mitsubishi Lancer EVO 6, Ford Escort MK, Ford Escort RS 2000, etc.

Eis a Lista de inscritos – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado