RALI DE PORTUGAL: ‘detalhe’ PE SILVES

Por a 17 Março 2009 14:10

O troço de Silves é totalmente novo, numa especial que se pode considerar mais uma grande descoberta da equipa do ACP Sport. A zona já não deverá ter muitos mais caminhos ‘mundialistas’ para Sébastien Loeb e Cª ‘passearem’ a sua classe, mas os que há estão cada vez mais bem aproveitado. É ocaso desta especial de Silves, que tem zonas muito interessantes, para além que deverá ser dos troços que os pilotos mais gostam pois é rápido, e na sua grande maioria com bom piso e largo. A média deverá ser elevadíssima, e há zonas onde andarão a fundo, especialmente na parte final. Inicia-se em estrada larga com algumas curvas de média velocidade a cortar o ritmo, e a meia tem algumas zonas mais estreitas, mas sempre rápidas. Depois de passar por baixo da A2, chega-se a uma zona fabulosa, que culmina com a travagem para o gancho em cotovelo da ZE3, numa parte do troço em que a velocidade atingida deverá rondar o máximo que os carros permitem. Daqui até final, a especial fica ainda mais rápida – muito mais rápida – e larga.

Disputa-se na 6ª Feira, 3 de Abril, tem 23,42 km, e realiza-se às 11h11m (1ª passagem) e 15h57m (2ª passagem).

Conheça as Zonas espectáculo:

SILVES – ZE 3.1 (Boião)

37º 21′ 53″ N – 08º 18′ 40″ O

Zona de excelente visibilidade, num anfiteatro natural, numa parte do troço muito rápida embora sem grandes motivos de interesse em termos de espectacularidade. Quem estiver na segunda parte da ZE vê os carros no outro lado do vale. A visibilidade é grande mas a única curva com verdadeiro interesse está tapada por árvores, e só quem está nas proximidades a vê.

Visibilidade – 3 Espectacularidade – 1 Acessos – 1

SILVES – ZE 3.2 (Azilheira)

37º 22′ 42″ N – 08º 16′ 50″ O

Descida num piso bastante duro e irregular para um cruzamento à direita a 90º, que promete uma travagem fortíssima, que será interessante de seguir para o público que se colocar do lado de dentro do percurso. Esta zona dispõe ainda de uma bolsa para espectadores mais distante do percurso, mas com a vantagem de ter maior visibilidade. Esta ZE é um cruzamento em T à direita. Quem estiver mesmo no cruzamento vê a recta que antecede a curva, o cruzamento e a saída. Quem estive mais afastado e for para a parte criada no meio dos eucaliptos (a bolsa) tem a mesma visão de quem estiver junto ao cruzamento, mas vê igualmente a aproximação ao cruzamento.

Visibilidade – 2 Espectacularidade – 2 Acessos – 2

SILVES – ZE 3.3 (Vale Fontes de Cima)

37º 20′ 53″ N – 08º 15′ 07″ O

Com uns acessos ligeiramente melhores e esta zona teria nota máxima a tudo. Estamos perante uma fase do troço em que os concorrentes, depois de passarem sob a A2, têm uma descida ligeira muito larga e rápida, que termina num gancho “de tudo para trás”, com uma aproximação que deverá fazer as delícias dos presentes! O ‘cotovelo’ à direita desta ZE é de 180º, com os concorrentes a virem duma zona a fundo, pelo que a travagem deverá ser fantástica, de 200 para zero, já que a curva é toda para trás. Da ZE vê-se parte da descida que antecede o gancho, o gancho em si e um pouco da subida. Câmaras da RTP para aqui que vai haver festa!

Visibilidade – 3 Espectacularidade – 3 Acessos – 2

Quanto ao acesso a estrada é larga, creio que não haverá muito problemas para quem estacionar até a 1 km da ZE, para quem estacionar antes disso a estrada é mais estreita mas também se tem a vantagem da zona não ser tão acidentada.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros