Rali de Monte Carlo: O que disseram os pilotos

Por a 23 Janeiro 2015 23:17

Tripla da Volkswagen no final do segundo dia do Rali de Monte Carlo, depois da luta entre Sébastien Ogier e Sébastien Loeb ter terminado com um toque do piloto da Citroen, que danificou a suspensão traseira do seu DS3 WRC, perdendo muito tempo e caindo muito na classificação. Pelas declarações dos pilotos nota-se que Ogier ficou com pena de ter terminado a luta com Loeb, Latvala só quer amealhar bons pontos, porque o Monte Carlo não é a ‘terra’ dele e Mikkelsen não vai arriscar nada, mas sim aproveitar as ‘sobras’. Do lado da Citroen, Loeb tentou, mas correu mal. Foi pena, já que seria uma rali fabuloso até ao fim. Meeke está cada vez melhor, mas o ‘Monte’ não perdoa pequenos erros e torna-os de imediato em grande problemas. A exemplo de Latvala, também Mads Ostberg, apesar de não ser nórdico, não gosta da neve e do gelo dos Alpes. Na Ford, os ‘miúdos’ estão ali para aprender, e o que vão fazer é tentar lutar consigo próprios e com os segundas linhas da VW, Citroen, e neste caso específico do Monte, com todos os pilotos da Hyundai. Na equipa coreana, Neuville não se dá bem com este tipo de condições, se estivesse seco outro galo cantaria. Já Sordo é bem melhor no Monte Carlo, mas desta feita não está a ter um prova muito conseguida.

Sébastien Ogier, (Volkswagen Polo R WRC)

“Foi um dia difícil, com condições extremamente difíceis. Tenho que endereçar um enorme elogio aos meus batedores, que fizeram um trabalho fantástico. O duelo com o Sébastien Loeb não foi apenas emocionante para os adeptos, mas também para mim e para o Julien (Ingrassia) no cockpit. Enquanto ele tinha a vantagem num troço, eu fui capaz de recuperar no seguinte. Nunca perdi a calma, mesmo apesar de a diferença logo no início. Quando passámos para a liderança pela primeira vez após a penúltima especial, pude respirar fundo. O acidente de Loeb na fase final foi mau para os adeptos, pois significou que o nosso duelo pela liderança deixou de existir. No entanto, e apesar da nossa vantagem, os próximos dias não serão nada fáceis. As condições dos troços, com a mistura de gelo, neve e asfalto, continuam a ser extremamente difíceis. Como tal, exigem concentração máxima até o fim.”

Jari-Matti Latvala, (Volkswagen Polo R WRC)

“O meu objetivo no início do rali era terminar entre os quatro primeiros, e nada mudou nesse sentido. Eu não tenho tido resultados particularmente bons no Monte Carlo e ainda tenho muito a aprender quando se trata destas condições, a seleção dos pneus e a estrada. Como tal, estou feliz com a minha posição e o que aprendi neste dia. Olhando para o campeonato, é mais importante marcar muitos pontos aqui do que arriscar tudo para tentar ganhar. Se comparar-mos o Campeonato do Mundo de Ralis ao Dakar, não se ganha tudo numa especial do Dakar e eu não pretendo perder de vista o nosso principal objetivo “.

Andreas Mikkelsen, (Volkswagen Polo R WRC)

“Apostámos tudo na segurança no dia de hoje. Acho que nossas seleções de pneus na parte da manhã e da tarde foram boas e isso permitiu-nos implementar o nosso plano para garantir que chegávamos inteiros. Isso esteve longe de ser fácil, no entanto, pois havia nevoeiro espesso em alguns troços, o que significava que havia momentos em que não se podia ver cinco metros à frente. É também um verdadeiro desafio avaliar a aderência nestas condições. É excelente terminar um dia destes em terceiro lugar, mesmo se beneficiámos da infelicidade do Sébastien Loeb e do Kris Meeke. No entanto, isto é apenas um resultado intermédio pois há ainda há um longo caminho a percorrer até o fim no Mónaco, e temos de continuar a pilotar de forma inteligente. “

Sébastien Loeb (Citroen DS3 WRC)

“Nós tínhamos que tentar! Com as condições dos troços, tivemos que atacar para não perder muito tempo. Numa zona de gelo, acelerei um pouco cedo demais, o carro escorregou e bati numa pedra que partiu um braço de suspensão. Não estávamos a atacar em excesso, nem a correr grandes riscos quando batemos.”

Mads Ostberg: (Citroen DS3 WRC)

“As condições foram muito difíceis mas a minha estratégia é concentrar-me sobre o que eu tenho que fazer. E eu estou muito feliz com o que eu consegui hoje.”

Kris Meeke (Citroen DS3 WRC)

“A meio da SS8, o carro escorregou numa curva à esquerda rápida. Tentei corrigir mas acabámos numa vala, batemos numa pequena árvore e partimos a suspensão.”

Ott Tanak (Ford Fiesta WRC)

“Foi um dia muito complicado. A primeira passagem pelos troços foi realmente complicada com o gelo e nevoeiro e fiquei surpreso ao ver que as condições não eram muito melhores na parte da tarde. Acho que podemos dizer que este é um bom Rali de Monte-Carlo! Penso que tivemos um bom dia pois apesar de não sermos os mais rápidos, estamos a manter um bom ritmo. Como vimos, qualquer coisa pode acontecer. Nós só precisamos manter a calma e manter o foco em nós mesmos para os próximos dois dias.”

 

Elfyn Evans (Ford Fiesta WRC)

“Fiquei muito feliz com o nosso ritmo de manhã e frustrado à tarde. No primeiro troço [SS6] – onde tivemos os pneus certos – cometi um erro e então nós simplesmente não tínhamos os pneus que precisávamos nos outros dois [SS7 e SS8]. Foi um dia de testes e como vimos no último troço tudo pode acontecer. Ainda há um longo caminho a percorrer, mas ao mesmo tempo queremos sempre fazer o melhor que pudermos.”

 

Thierry Neuville (Hyundai i20 WRC)

“Foi um dia muito difícil, mas eu acho que eu estou a fazer progressos. A parte mais difícil foi prever corretamente as condições dos troços, que podem mudar muito rapidamente. Tivemos algumas situações em que os troços estavam totalmente diferentes das nossas notas, por isso temos de nos adaptar. Continuamos a ter uma abordagem segura para a nossa pilotagem para que possamos alcançar nosso objetivo de terminar o rali. Eu não tenho muita experiência destes troços, por isso estou a ir com calma, e a aprender o mais possível.”

 

Dani Sordo (Hyundai i20 WRC)

“Estou muito feliz por chegar ao fim do dia sem grandes dramas. De manhã foi difícil, com uma mistura de condições – nevoeiro, gelo, lama – o que tornou difícil conseguir um bom ritmo e às vezes também havia pouca visibilidade. De tarde tivemos que escolher com cuidado os pneus corretos e acho que correu bem. Os tempos dos troços foram bastante animadores, apesar do estado dos troços, o que nos dá algo para trabalhar amanhã. Melhorámos face ao ano passado, chegando ao fim do segundo dia de prova e o nosso foco tem que ser em manter tudo da mesma forma amanhã. Ainda há um longo caminho a percorrer neste rali “.

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