Rali de luxo na Pérola do Atlântico
A disputa pelo melhor pedaço de terra no pódio promete ser empolgante pois estão reunidos os melhores ‘cavalos de corrida’ e os melhores “garimpeiros” dos vários campeonatos que a prova integra.
Como é hábito em eventos do IRC e Europeu, as referências destas competições irão encontrar os melhores valores nacionais e locais num confronto que promete paridade de potencial e poderá simbolizar o regresso dos portugueses ao posto mais alto do pódio na baixa funchalense.
Quinteto de luxo
A luta promete ser particularmente renhida entre cinco pilotos. Pela sua experiência na ilha, Giandomenico Basso, Bruno Magalhães, Nicolas Vouilloz, Luca Rossetti e Alexandre Camacho arrancam como favoritos.
Basso e Magalhães assumiram-se nos últimos anos como os pilotos mais velozes e quererão manter esse estatuto. No entanto, Vouilloz mostrou em 2008, ano em que venceu, saber adoptar o ritmo certo num rali em que é forçoso estar sempre colado aos primeiros mas também não errar.
Camacho também demonstrou poder lutar pelo triunfo enquanto Rossetti chega à Madeira muito motivado e com um Abarth Punto S2000 renovado. As grandes incógnitas são os dois pilotos britânicos inscritos. Kris Meeke, líder do IRC, tem causado surpresa mas importa saber se o conseguirá repetir numa prova com características tão específicas num ano em que os reconhecimentos estão limitados a duas passagens. Do mesmo mal poderá padecer Guy Wilks que ainda tem a dura tarefa de confirmar o potencial do Proton Satria Neo.
Mão cheia de ‘outsiders’
Muito interessante será seguir a participação de Bernardo Sousa com o Punto S2000 neste regresso em competição à terra natal. A um nível que ninguém espera tão elevado surgem ainda Freddy Loix, desejoso de recuperar o comando do IRC e Julien Maurin, que tem tudo a provar nesta estreia com um Skoda Fabia S2000. Líder do Europeu com os mesmos pontos de Basso, o polaco Michal Solowow pouco poderá esperar nesta competição para além de um pequeno desaire do seu rival.
Líderes das competições nacional e regional, Vítor Pascoal e Miguel Nunes deverão apostar numa estratégia que lhes garanta atingir a meta e tentar manter o comando e lutar pela liderança dum segundo pelotão onde podem estar integrados também Corrado Fontana e Davide di Benedetto, ambos em participação regular no Campeonato da Europa.
A Madeira tem um percurso bastante penalizante para os carros da Produção mas ao volante destes estarão alguns pilotos com larga experiência neste itinerário. Fernando Peres, Adruzilo Lopes, João Magalhães, Rui Pinto, Rui Fernandes, Nuno Barroso Pereira, Ricardo Teodósio e o regressado Rui Madeira medirão forças com o francês Richard Frau que brilhou em Monte Carlo. Entre os utilizadores de carros de duas rodas motrizes, Filipe Freitas enfrenta a concorrência de Vítor Sá, agora com um Peugeot 206 S1600, José Camacho e as estrelas europeias Denis Millet, Manuel Villa e Antonin Tlustak.
João Freitas Faria
HORÁRIO
Quinta, 30 de Julho
PE 1 – Avenida do Mar (2,18 km) 19h30
Sexta, 31 de Julho
PE 2 – Campo de Golfe 1 (15,99 km) 09h01
PE 3 – Terreiros 1 (21,93 km) 09h39
PE 4 – Campo de Golfe 2 11h24
PE 5 – Terreiros 2 12h02
PE 6 – Serra d’Água 1 (13,77 km) 13h42
PE 7 – Boaventura 1 (10,78 km) 14h18
PE 8 – Cidade de Santana 1 (13,85 km) 14h44
PE 9 – Referta 1 (14,33 km) 15h19
PE 10 – Serra d’Água 2 17h02
PE 11 – Boaventura 2 17h38
PE 12 – Cidade de Santana 2 18h04
PE 13 – Referta 2 18h39
Sábado, 1 de Agosto
PE 14 – Paúl 1 (10,92 km) 09h10
PE 15 – Ponta do Pargo 1 (13,13 km) 10h00
PE 16 – Lameiros 1 (13,77 km) 10h47
PE 17 – Chão da Lagoa 1 (21,93 km) 11h45
PE 18 – Paúl 2 13h47
PE 19 – Ponta do Pargo 2 14h37
PE 20 – Lameiros 2 15h24
PE 21 – Chão da Lagoa 2 16h22
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI