Rali da Calheta decide Campeonato de Ralis da Madeira

Por a 11 Novembro 2021 21:02

Vai amanhã para a estrada o Rali da Calheta, última prova do Campeonato de Ralis CORAL da Madeira. A prova organizada pelo Club Sports da Madeira está repleta de interesse desportivo pois decidirá dois títulos, absoluto e da classe RC4, que suscitam bastante curiosidade e emotividade junto de um público devoto que estará de calculadora em punho fazendo as contas quanto às hipóteses de cada um dos candidatos.

Em luta pelo cetro absoluto estarão Alexandre Camacho e Miguel Nunes, ambos em Skoda Fabia Rally2 Evo. Após uma temporada em que o protagonismo foi dividido entre estes dois pilotos, as hipóteses de sucesso de Camacho são, contudo, maiores pois não só segue na frente da classificação como também não está obrigado à conquista de resultado tão exigente. Nunes, pelo seu lado, terá de vencer para poder brindar e, dado o sistema de pontuação da competição, também obter bons pontos nos bónus que premeiam os mais rápidos em classificativa.

Na classe RC4 as contas são mais fáceis pois basta a Américo Gouveia a quarta posição no escalão para poder festejar. Os seus rivais nesta corrida, Miguel Caires e Pedro Macedo, deverão fazer o pleno de pontos para levar o sonho até final. Mas nem só destes concorrentes viverá a animação na costa sudoeste da ilha pois à partida estará um bom lote de pilotos e máquinas que poderão mesmo se imiscuir nestas disputas e influenciar o resultado final.

No evento dirigido por Filipe Sousa, os muitos espetadores esperados nas bermas das estradas deverão jubilar com a evolução de outros pilotos com aspiração ao pódio como Pedro Paixão,, também em Skoda Fabia Rally2 Evo, Rui Pinto em Ford Fiesta R5 Mk II, José Camacho em Peugeot 208 T16 e ainda Filipe Freitas e Paulo Mendes, ambos em Porsche 991 GT3. Entre os carros de tração dianteira da classe RC4, destaque para a presença de Rui Jorge Fernandes com um Peugeot 208 Rally4 e Adruzilo Lopes com um Peugeot 208 R2.

O primeiro dia do Rali da Calheta prevê a realização das verificações administrativas e técnicas, a partir das 15:00, nas instalações dos bombeiros voluntários locais. A competição tem início às 20:48 e realização de duas passagens pela classificativa da Vila, com 2,44 km, às 21:00 e 21:23. As outras sete provas especiais do programa terão lugar no sábado, 13 de novembro.

O detalhe das contas

Por decidir está o título absoluto mas também o cetro na classe RC4 entusiasma o numeroso público adepto.O sistema de pontuação do campeonato prevê a atribuição de pontos pelo resultado final e ainda um bónus pela classificação em classificativa, parâmetro que vem complicar as contas finais e obrigará os muitos interessados a estar de calculadora na mão à medida em que a prova se desenrola. Para o resultado no rali são atribuídos 25, 20, 17 e 14, respetivamente, para as quatro primeiras posições, aquelas que interessam nestas contas.

No que toca às classificativas, o piloto que for o mais rápido no maior número de troços cronometrados recebe 3 pontos e os vencedores da primeira e última prova especial recebem ainda 1 ponto em cada uma delas. Para além disso, para a classificação final da competição contarão os cinco melhores resultados em seis possíveis. Naqueles casos em que os concorrentes obtenham seis pontuações, deverão prescindir da pior para as contas finais.

No caso do campeonato absoluto são dois os pilotos a ainda poderem aspirar ao título, Alexandre Camacho e Miguel Nunes. Camacho, atualmente com 126 pontos, detém vantagem e tem como pior resultado um terceiro posto, 17 pontos. Nunes conta nesta fase com 100 pontos e tem como pior resultado 1 ponto. A Alexandre Camacho basta ser segundo na Calheta para fazer a festa. Miguel Nunes é obrigado a vencer para poder ser campeão. Se averbar os 5 ou 4 pontos das PE’s, Camacho terá que ser terceiro, e no caso de só averbar 3 pontos das classificativas o seu rival terá que ser terceiro ou pior e não vencer nem o primeiro nem o último troço cronometrado.

No caso da classe RC4 as contas são mais fáceis. Quem dispõe da vantagem é Américo Gouveia, atualmente com 96 pontos e com um resultado nulo, a quem basta ser quarto no escalão para festejar. Nesta fase com menos 1 ponto que o líder, Pedro Macedo pode sonhar com o titulo se conseguir o máximo de pontos, 30, e Gouveia for quinto ou pior. Nas mesmas circunstâncias está Miguel Caires, agora com 77 pontos mas com um resultado nulo para dispensar.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas CRM
últimas Autosport
crm
últimas Automais
crm
Ativar notificações? Sim Não, obrigado